RPGs de Fantasia | Gothic | Dark Messiah of Might and Magic | Morrowind | |||
Um mal milenar está prestes a retornar | sim | sim | sim | sim | sim | sim |
O protagonista está predestinado a triunfar | sim | sim | ||||
Sonhos ou visões proféticas | sim |
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O protagonista é manipulado | sim | sim |
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Protagonista precisa provar seu valor antes de ser levado a sério | sim | sim |
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Esqueletos | sim | sim | sim | sim |
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Zumbis | sim | sim |
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Fanáticos religiosos | sim | sim |
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Esgotos | sim | sim | sim | |||
Vilão tenta convencer herói a mudar de lado | sim |
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Ameaça só pode ser derrotada com a arma certa | sim | sim |
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A tabela acima lista apenas alguns jogos que eu joguei, então, obviamente, existem toneladas de exemplos em outros títulos do gênero. Fiquei um pouco chocado como The Elder Scrolls III: Morrowind preenche todos os quesitos. Fica claro também que quanto menos trama um título tem, menores as chances de seus criadores apelarem para um lugar comum...
O Futuro Também Terá Clichês
Jogos Futuristas | Mass Effect | Halo | KOTOR 1 & 2 | Borderlands | |
Um mal milenar está prestes a retornar | sim | sim | sim | sim | sim |
Toda a vida no universo já foi extinta antes | sim | sim | sim | ||
Raça anciã deixou tecnologia | sim | sim | sim | sim | sim |
Vilão quer controlar esta tecnologia anciã |
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Protagonista precisa provar seu valor antes de ser levado a sério |
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Robô engraçado e/ou irritante | sim |
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Herói recebe instruções de mulher espectral | sim |
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Apesar de toda a tecnologia, armas brancas ainda são úteis | sim |
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Planeta Gelado | sim | sim | sim | sim | |
Planeta de Lava | sim | sim |
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Campo de força pessoal | sim | sim | sim | sim | sim |
Pelo menos um planeta ou equivalente é destruído | sim | ? | sim | sim | |
Raça com inteligência coletiva | sim | sim | sim | ||
Raça foi quase exterminada no passado e guarda rancores |
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Submundo do crime participa da trama | sim | sim |
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8 comentários:
Faltou em RPG de fantasia:
"Protagonista é um zé-ninguém num vilarejo pacato que de repente descobre que é o escolhido para salvar a humanidade"
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Mais uma:
"Para derrotar o mal o protagonista precisa de uma arma/artefato especial feito por uma civilização antiga e este artefato/arma está dividido em partes pelo mundo que devem ser reunidas pelo protagonista!
No geral:
Protagonista:
Guerreiro balanceado no uso de espadas e magias
Menina do grupo:
Especializada em curar a party
Bombadão do grupo:
Especialista em combate corpo a corpo
Já o ultimo pode ser um personagem esquisito/engraçado especialista em magias de destruição
Mas nos casos acima estou mais me referindo aos jrpgs de Snes.
Sobre Mass Effect, no clichê "Pelo menos um planeta ou equivalente é destruído": não apenas um planeta, mas um sistema solar inteiro vai pro saco.
Ainda em Mass Effect, no clichê "Robô engraçado e/ou irritante": fico meio na dúvida, mas acho que a EDI conta. Em boa parte da histópria, desde o ME 2, ela tenta ser engraçadona. Aqui tem uma coleção das interações com ela no ME 3:
http://www.youtube.com/watch?v=9YNk29c6gnw
Diablo tem esgotos...
Aquino vc ja vio a tabela de cliches da Bioware? tá bem mais completa. veja só:
http://politetimesplitter.files.wordpress.com/2012/06/bioware-cliche-chart.png
acho que faltou o clichê "vilão fodástico passa para o lado dos bonzinhos mas vira um fracote". e esse clichê abrange bem mais mídias que só os games propriamente ditos.
Também pensei na EDI, mas fiquei na duvida...
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