Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

14 de novembro de 2012

Enfim, Livro de Halo no Brasil

Halo - Cryptum Já perdi toda e qualquer esperança de voltar a jogar Halo no PC. Não vai acontecer. Depois de ter lido quase todos os livros da série no original, minha fome de consumir o universo de Master Chief e sua guerra esbarrou no lançamento quase simultâneo no exterior de Halo: Cryptum e Halo: Glasslands no momento em que eu já tinha uma lista de livros atrasados para ler. Enquanto esperava os preços abaixarem, mais livros de Halo foram lançados e descobri o fantástico futuro de Warhammer 40K. Tudo conspirava para que a saga de John-117 perdesse mais um fã.

Para minha surpresa, embora nenhum livro da série jamais tenha sido traduzido por aqui, o lançamento de Halo 4 estimulou a Editora Planeta a publicar em terras brasileiras Halo - Cryptum - A Saga dos Forerunners.

Com direito a um (dispensável) trailer de divulgação:

O trailer do livro de Greg Bear só prova algo que eu já tinha dito anos atrás, sobre outro livro do mesmo Greg Bear: trailer não serve para livro. Um capítulo em PDF teria muito mais impacto. Mas, enfim, estamos falando de uma obra baseada em uma série de jogos eletrônicos e, na cabeça dos criadores de estratégia de venda, um trailer é uma "solução sinestésica adequada ao público-alvo". Ainda que a maioria dos livros de Halo tenha toneladas de conteúdo acima de um de seus jogos e esteja anos-luz à frente do mata-mata multiplayer que impulsiona as vendas no Xbox. Em contrapartida, também foi divulgada a sinopse de Cryptum:

"Há 100.000 anos atrás, a galáxia era povoada por uma grande variedade de seres. Mas uma espécie, mais adiantada que todos as outras em tecnologia e conhecimentos, conseguiu dominá-la. Eles governaram em paz, mas tiveram que enfrentar a oposição com eficácia rápida e brutal. Eles foram os precursores - os guardiões do Manto, a próxima etapa da vida no Tempo de Vida do Universo. E então eles desapareceram."

Segundo a Revista Fullgames, que está sorteando uma cópia do livro, a Editora Planeta promete lançar os próximos livros da série. Imagino que estejamos falando da Saga dos Forerunners, embora, no meu entendimento, o excelente (e ainda inédito no Brasil) Fall of the Reach seria uma obra indispensável. Talvez no futuro?

Halo - Cryptum - A Saga dos Forerunners foi traduzido por Julio de Andrade Filho, Cecília Dourado e S. Carvalho e está disponível na Livraria Saraiva por R$31,90. Foi o único lugar que consegui encontrar o livro, por enquanto.

Acho que minha lista de livros enfileirados no armário vai crescer mais um pouco.

Ouvindo: Killing Joke - Chessboards

9 comentários:

Jimmy Fischer disse...

Foda é comprar sem saber como está a tradução da primeira edição...será que botaram master chief como"chefe-mestre"???
kkkk

Breno disse...

tanto em ingles como em portugues o nome é idiota, quem não ve é sego. Tai mais um produto da cultura fast food, fast games, fast movies, fast books.

Breno disse...

putz cego com s foi pau...

estacado disse...

não sei se bato palmas pra essa modinha de livros/games ou viro a cara. li os lançados do assassins creed e digo que é uma grande porcaria; tim tim por tim tim igual ao jogo; só faltou os comandos do game escritos.

Como nunca joguei Halo, é provavel que gaste um dinheiro nesse. O de Diablo falam que é bom.

Jimmy Fischer disse...

Master Chief é um nome massa, mas em inglês... certas coisas em ingles não precisam fazer sentido, soando legal tá bom!
Sex Pistols é um nome muito loko, se for traduzir ao pé da letra fica uma merda!
Só joguei o primeiro HALO no PC, não gostei muito mas os ultimos jogos da franquia no XBOX parecem ser muito fodas!

Breno disse...

pode soar bem aos ouvidos mas em termos de ter algo a dizer é puro lixo. Estilo em cima da substância.

Anônimo disse...

Estou desde o começo do ano traduzindo The Fall of Reach a partir de uma versão (acredito eu que também traduzida por algém) em espanhol que encontrei, está sendo bem difícil, o tempo e dedicação necessários tem que ser constantes.Se um dia eu concluir será aqui que vou primeiramente divulgar.

Anônimo disse...

Os livros do halo são diferentes dos de AC, em Assassin's os livros não passam do jogo escrito, já HALO, são histórias diferentes que servem como complemento e para preencher o espaço no período "entre jogos".(a única exceção é "Halo: Flood" que segue a linha dos livros do Assassin's Creed, sendo um mero relato do primeiro jogo em forma de livro.)

jhonatan disse...

Os floods estão no primeiro jogo da franquia? tem certeza? pensei que os humanos só enfrentavam a aliança...
E o Floods eram a praga do universo por culpa da aliança e quase levou-a a extinção.

Por isso acho que o Livro Halo Floods,mesmo que eu não tenha lido, não fala do primeiro jogo, mas do porque que as HALOs foram construídas para que servem e qual o grande medo da aliança.

Como sempre já que não li não posso ter a certeza.

quem disse que livros baseados no jogo em si não podem ser bons? desde de que a narrativa esteja boa e os elementos de suspense sejam bem colocados, você até esquece que era um jogo ou que já sabe o que vai acontecer (se é que ira acontecer da mesma forma) já leu resisdent evil hospede maldito?

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity