Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

20 de novembro de 2012

Chega de Notas!

Depois de ter emitido a nota mais baixa na história do Retina Desgastada, parei de dar notas a jogos. Machinarium não recebeu, Sonic Generations também não.

Percebo agora que era um cacoete herdado de tantas análises lidas em diferentes blogs, sites, portais e revistas. Parti do pressuposto que, se estou escrevendo uma análise, ela deve vir acompanhada de uma ficha técnica de pontos negativos e positivos e um valor matemático entre 0 e 10. Nos grandes portais, este recurso funciona como um resumo para quem não tem paciência ou tempo para ler o artigo inteiro. Se você estava pulando direto para a nota por aqui, desculpe, mas não será mais possível. Para entender o que eu passei, vai ter que ler nas linhas e nas entrelinhas. Em alguns casos, talvez nem fique claro se gostei ou não de um determinado título. A menos que eu tenha me expressado mal, essa dúvida será porque eu também não sei a resposta.

Pois eu não escrevo "análises". Falta-me a bagagem técnica, o profissionalismo, a obrigatoriedade ou mesmo a experiência para decretar este ou aquele valor a um jogo. Eu descrevo minha experiência, meu relato de viagem por aquele mundo virtual. Eu tento contar um "causo", como foram minhas andanças, que coisas vi, ouvi, senti ou percebi, e, como tal, é uma experiência particular, que pode, inclusive, não funcionar da mesma forma para todos. E nem deve.

Parafraseando a incompreendida propaganda da Nintendo, eu não sou um jogador. Eu sou um caçador de cabeças. Eu sou um soldado futurista. Eu sou um Herói. Eu sou um colecionador de moedas. E eu sou um Explorador. Números, estatísticas, dados, performance, eu deixo para os matemáticos.

ATUALIZAÇÃO (22/11): Os Pontos Positivos e Negativos de cada jogo voltaram. O sistema vai funcionar como um resumo para quem curte um resumo, como um espaço para alguma consideração final rápida que me escapou durante o texto e como um ponto final para assinalar que determinado jogo foi concluído (o que nem sempre pode ficar claro, já que tem jogos que consomem mais de uma postagem). Machinarium e Sonic Generations já receberam a mudança.

Ouvindo: Pixies - Nimrod's Son

18 comentários:

Breno disse...

Notas são importantes para catalogar. Eu só vejo esse mimimi em jogos porque o pessoal se sente mal se der uma nota baixa a um jogo, ai ficam com pseudo-intelectualismos do tipo.

Em tempo, leia esse texto e pense um pouco a respeito:

http://insomnia.ac/commentary/how_good_exactly_is_perfect/

João Luiz disse...

pô, volta com as notas. e daí se ficarem baixas?

estacado disse...

troca as notas por estrelinhas, de 1 a 5 hehe

eu não sou de ir atrás de notas, pq é meio relativo. mas pontos fortes e negativos do jogo eu curto.

Jimmy Fischer disse...

Esse negócio de notas é estranho mesmo.
Vamos a um exemplo:
Digamos que minecraft seja o jogo mais divertido de todos os tempos para uma imensa fatia de pessoas.Se você perguntar a elas que nota o jogo merece, e elas dissesem "10", elas estão erradas?
Ou no mundo frio das analises ele nunca vai ganhar um 10 porque é graficamente medíocre?
Outro problema é que aqui no blog o Aquino geralmente analisa games mais antigos, e games antigos às vezes estão tecnicamente defasados, embora na época de seu lançamento estivessem dentro do limite da tecnologia disponível.
Eu gosto de notas, mas nem sempre elas conseguem ser justas, porque analisam meramente o aspecto técnico da coisa.Eu acho que o fator mais importante de uma análise deveria ser a DIVERSÃO...
Mas lembram da gente discutindo a diversão do multiplayer do CALL OF DUTY?Aquilo que pode parecer divertido pra mim, pode parecer enfadonho, repetitivo e irritante por outra pessoa... é muita subjetividade envolvida na coisa!
Tipo, será que o Aquino se divertiria tanto se jogasse SONIC sozinho?Ou o fato de jogar junto do filho influenciou a sua decisão?
Eu gosto de notas, mas entendo o abandono delas.

Marcus Gonzallez disse...

Pô, sou muito a favor de você dar notas, pense à respeito... A maioria da sua audiência vem aqui pra ler seus textos, creio que muito poucos, pouquíssimos mesmo, pulem direto pra nota. A nota é um adendo apenas, importante, eu diria.

Breno disse...

Estacado deu a opinião correta. Sistema de estrelas é mais interessante que notas de 0 a 10! Mantém um equilibrio entre a opinião e o seu resumo final! Afinal, quem pode dizer a diferença de um jogo com nota 9,5 e 9,0?

Shadow Geisel disse...

vocês não entenderam. o Aquino não está acabando com o sistema de notas por causa do "problema" de atribuir notas baixas, e sim porque às vezes NÃO FAZ SENTIDO associar um número a uma experiência totalmente particular, pessoal e intransferível.

"essa dúvida será porque eu também não sei a resposta."

é isso mesmo que acontece com um jogo, de vez em quando. é o caso do Silent Hill Downpour. na minha opinião (e baseado apenas em quesitos técnicos), tinha tudo para ser um jogo nota 6,0, isso em um dia em que eu estivesse de bom humor. mas simplesmente não dá para julgar ou pesar a experiência desse jogo com régua e calculadora na mão.
desde que estreei meu blog já tinha a decisão de não atribuir notas. quando faço um texto com pretensões de análise (sim, Aquino, seus textos SÃO análises, mesmo que pessoais) eu coloco os pontos altos e baixos e se o jogo merece ser comprado, em minha opinião. e os porquês que corroborem tudo isso, claro. acho que funciona bem melhor, e evita comentários do tipo "nota 8,0 para GTA San Andreas?" você tá louco ou o quê? dispenso.

Marcos A. S. Almeida disse...

Bom eu acredito que você não queira mais externar a nota mas o fato é que todos nós intimamente avaliamos um jogo.Talvez até com o simples "bom ou ruim", mas avaliamos.Você só externava essa avaliação e através de números.Mas intimamente vai continuar avaliando e nós não vamos saber!É uma pena.Talvez pra evitar o preciosismo das notas decimais o sistema de estrelas seria o mais indicado , como já disseram acima.Talvez nem 5 estrelas mas 3 estrelas:Bom 3, razoável 2 e ruim 1.Ou pra seguir a tendência um polegar pra cima e outro pra baixo.Ou um emoticon sorrindo ou chorando.Ou uma retina brilhando ou uma retina desgastada( se bem que a retina desgastada seria uma depreciação...ehehehe!)

Carlos disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

Carlos disse...

Ótima escolha Aquino! Essa quantização da qualidade dos jogos em forma de notas ou estrelas são desnecessárias (para o perfil do blog). Um texto bem escrito com bons argumentos são suficientes.

Magaiver disse...

é extremamente válida a afirmação que você deseja parar de dar notas, pois o seu argumento é válido.

Mas tem algumas questões: A nota que você atribuiu é a sua nota, não a nota universal do jogo. Eu por exemplo não consegui jogar mais que 10 minutos de Mass Effect, embora seja muito elogiado. Eu (bem mulher de bandida) adoro tibia, independente do que os outros falam. Como a opinião é minha então ela é absoluta e verdadeira.

Trolls vão chorar, vão espernear, mas aqui não é o Metacritic onde fazemos a média das notas.

A nota pra mim é irrelevante, até porquê eu nem leio elas. O que mais me interessa é: Vai entrar para a lista de jogos preferidos? Vai entrar para a lista dos rejeitados? Isso que é o mais importante para mim, ao invés de um sistema decimal com ou sem virgula ou estrelinhas. O mais importante para mim é um negrito azul ou vermelho.

C. Aquino disse...

Não esperava criar polêmica...

Breno critica o pseudo-intelectualismo e me manda para um texto gigante que cita Voltaire.

João, como o Shadow falou, não tem a ver com notas baixas ou altas. Estacado e todos que sugeriram o uso de estrelas: estrela é um número disfarçado!

Jimmy, concordo contigo: talvez eu nem instalasse Sonic se não fosse pelo meu filho Já joguei títulos infantis no passado, mas era coisa rara. Preconceito bobo, porque são divertidos pra caramba (quando bem-feitos). Então, sim, acho que curtiria Sonic Generations da mesma forma, se vencesse a barreira de decidir comprar e instalar.

Marcos e Magaiver, vou continuar falando se gostei ou não, se achei o jogo bom ou ruim. Só lembrando que jogos da Lista de Favoritos já não recebiam nota mesmo (eram entre 9,5 e 10 e, como disseram, a diferença é muito sutil) e jogos rejeitados raramente recebiam nota também porque eu não os terminava (e não acho justo dar nota para algo que não se experimentou até o fim).

Finalizando, Machinarium ganharia um 7 e Sonic Generations um 9. E recomeça a polêmica...

Shadow Geisel disse...

estrela é nota disfarçada. concordo. só não tava conseguindo colocar em palavras.

Aquino, acho que não tem polêmica nenhuma. contanto que você continue com a qualidade de sempre dos textos, pra mim tá ótimo.

os jogos da lista de preferidos nem levavam nota? sabe que eu nem tinha reparado nisso? então acho que notas nem são tão importantes assim mesmo...

estacado disse...

Estrelas funcionam se você for realmente crítico, usa três estrelas: ruim, médio e bom haha mas não deixam de ser números sim.

Só enfatizo meu pedido (óh), continue pelo menos com os pontos positivos e negativos. Talvez você direciona pra eles as "notas".

José Guilherme Wasner Machado disse...

Eu confesso que adoro notas. Mas este texto me fez pensar se realmente elas refletem a realidade. Não foram poucas as vezes que notei notas bem incoerentes, principalmente quando comparando jogo a jogo. Por isso é bem provável que eu também abandone esse sistema.

Breno disse...

Aquino, o cara do texto que eu mandei cita Schopenhauer e não Voltaire. Que tal ler o texto e focar nos argumentos que ele apresenta?

"Finalizando, Machinarium ganharia um 7 e Sonic Generations um 9. E recomeça a polêmica..."

Lembrando que não se coloca no mesmo patamar notas de generos diferentes. Um jogo de futebol nota 10 não é necessariamente melhor que um jogo de luta de nota 8. Assim como o 9 que Thirty flights of loving ganhou na Edge, não quer dizer que ele é melhor que STALKER que ganhou uma nota provavelmente inferior. Só quer dizer que entre os jogos ruins e pretenciosos, o Thirty Flights é um dos melhores(não deixa de ser ruim)

Shadow Geisel disse...

perdi totalmente a credibilidade na Edge depois que ela deu uma nota 10 para Bayonetta. como foi a Edge Brasil, suspeito que deve ter tido o dedinho de um fanboy brasileiro no meio.

Breno disse...

Atacar a nota é facil. Dificil é atacar o argumento que leva a pessoa a dar aquela nota(embora no caso de jornalismo de jogos nem tanto).

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity