Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

10 de setembro de 2012

Jogando: Sonic and SEGA All-Stars Racing

Sonic All-Stars Racing Box Apesar da frustração encontrada com o primeiro jogo do Sonic que eu experimentei em minha vida, eu resolvi dar outra chance à SEGA e ao ouriço azul. Primeiro porque o Mario Kart Double-Dash rodava muito lento no emulador e eu queria um jogo de corrida infantil para jogar com meu filho. Segundo, porque o Steam colocou este título em promoção no exato momento em que mais precisava. Comprei o jogo em um Domingo e no mesmo dia já estava maravilhado, algo raro já que o atraso entre compra e jogatina costuma ser bem alto aqui na minha biblioteca.

Sonic & SEGA All-Stars Racing é o jogo mais colorido, pulsante, quase alucinógeno que minhas retinas já testemunharam. Escolha uma das corridas do mundo de Amigo, o macaco sambista da SEGA e você será brindado com uma overdose de sensações boas e o Sol mais simpático da História:

Sonic All-Stars Racing 01

Não estava familiarizado com a família de personagens da produtora, mas posso assegurar que todos são extremamente simpáticos. Cada corredor tem seu próprio conjunto de movimentos característicos, um poder especial raríssimo para ativar e estatísticas diferentes para pilotar. Alguns carros são ligeiramente mais rápidos, outros aceleram melhor, outros tem mais aderência, outros manobram com mais facilidade. Nenhum deles é melhor do que outro, apenas mais adequado ao seu estilo. Particularmente, preferi as motos e detestei os veículos que flutuam. Para minha sorte, meu filho se apaixonou pelo Shadow e pelo Alex Kidd, os dois pilotos de motos.

Variedade é a chave do sucesso de qualquer jogo de corrida e a SEGA não deixa o interesse cair. São muitas pistas disponíveis e muitos corredores, boa parte deles acessível depois de acumular milhagem em outras corridas. Você não faz ideia da alegria que uma criança sente ao desbloquear um personagem novo que ela nunca viu. Eu corria várias provas de madrugada para acumular pontos para liberar novos corredores para o meu filho conhecer no dia seguinte. E o fazia com prazer! Hoje, os pontos sobram e já compramos tudo o que havia para comprar na "loja" interna. Pela primeira vez, senti falta de um DLC. E a versão PC sofre por não ter corredores exclusivos, como acontece com o Xbox (Banjo & Kazooie e o Avatar), o PS3 (Metal Sonic) e o Wii (Mii).

Sonic All-Stars Racing 05 Sonic All-Stars Racing 03

A trilha sonora é um espetáculo, com faixas retiradas de diversos títulos da produtora. Meu filho ficou louco com as faixas, principalmente "Samba de Janeiro". Daí para frente, ele passou a falar para todos que adora "samba". Eu tento explicar que ele está falando de uma música de um jogo, mas as pessoas me olham esquisito e preferem acreditar que meu garoto de cinco anos curte Leci Brandão e Arlindo Cruz.

A sensação de velocidade é adequada, nada próximo de um título focado no público alvo, mas boa o bastante para gerar uma adrenalina. Os power-ups não fazem feio, mas tampouco inovam em cima do padrão estabelecido por Mario e sua turma. Como meu filho não se adaptou ainda aos controles do veículo, nós temos um arranjo: ele acelera e usa os poderes, enquanto eu dirijo. No começo, ele utilizava os ataques no momento em que os conseguia, muitas vezes acertando somente a parede. Hoje, ele aguarda o momento certo e comemora quando atinge um oponente.

Sonic All-Stars Racing 02

A SEGA está planejando uma continuação do título chamada de Sonic & SEGA All-Stars Racing Transformed. Agora, os veículos poderão sofrer transformações, virando barcos ou aeronaves, para disputas na terra, na água e no ar. Compra certa e diversão garantida.

Sonic All-Stars Racing 04

Pontos positivos de Sonic & SEGA All-Stars Racing: excelente trilha sonora, cenários caprichados, conteúdo vasto. Pontos negativos de Sonic & SEGA All-Stars Racing: engine um pouco pesada para a data de lançamento, sem multiplayer online, sem suporte nativo a gamepad. Nota final: 8,5.

Ouvindo: Eisbrecher - leider (the retrosic mix)

7 comentários:

Shadow Geisel disse...

nossa, Aquino. nunca imaginei ver Sonic and Sega aqui no Retina. pra vc ter uma noção, comprei o jogo bem baratinho pra experimentar. gostei pra caramba mas não fiz um review por não achar que interessaria ao público do blog.
o visual desse jogo é muito bom mesmo. adoro os cenários dos dois zumbis.
adoro Samba de Amigo também (...em cima! embaixo! embaixo! embaixo! rsrsrsrsrs).

um jogo pouco original, como vc aponta, mas muito divertido. uma prova de que um jogo não precisa ser uma superprodução hypeada para cativar.
nota: vc já experimentou os challenges?

C. Aquino disse...

Completei alguns Challenges durante a jogatina normal mesmo. E quase completei todas as missões, mas tem algumas que não são nada divertidas...

Raphael AirnMusic disse...

Aquino, lembrei de um jogo de corrida que eu gostava muito, chamado big red racing.

Acho que não tem mais por vias oficiais, mas vale a pena dar uma olhada. alem de varios veiculos, alguns sao inusitados como helicopteros e lanchas (ou seriam hovercrafts?).

Enfim, faz tempo que eu não jogo, não sei como envelheceu o jogo, só lembro de gastar muito tempo correndo, foi um dos poucos de corrida além de mario kart que eu gostei.

Jimmy Fischer disse...

Tb comprei esse jogo nessa promoção do STEAM, depois de ja ter jogado pirata!
Sonic e MArio que me perdoem, mas nenhum me fez voltar a sentir o que senti jogando o Diddy Kong Racing do Nintendo 64!

Marcos A.T. Silva disse...

Aquino, esse jogo é fora de série mesmo. Dei para meu sobrinho de 8 anos e ele adorou, também.

E não só ele: pelo pouco que joguei, também gostei muito. Colorido, divertido, descompromissado, e muito bonito.

Do jeito que a criançada gosta (e nós também, muito bom pra relaxar, dependendo do caso...rs).

Nobody_joe disse...

Joguei um pouco dele também, muto divertido.

É pela falta de jogos assim no PC, que decidi recentemente voltar aos consoles.

Igor Maia disse...

O All Stars Racing Transformed é excelente também. :D Tem muita coisa legal no primeiro jogo, pretendo comprar.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity