Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

12 de setembro de 2012

Exumando Amnesia

No ano passado, o pessoal da Frictional Games publicou um artigo no aniversário de um ano do jogo Amnesia - The Dark Descent. Foi uma excelente oportunidade de aprender como funcionam os bastidores da indústria do ponto de vista de uma desenvolvedora independente. Este ano, eles repetiram a dose. E os números continuam impressionando.

Amnesia

Se até 2011 o grande sucesso da empresa tinha vendido em torno de 400 mil unidades, em 2012 Amnesia atingiu a fantástica marca de 1,4 milhão de cópias, computando pacotes indie e vendas isoladas. O jogo vendia cerca de 6 mil unidades ao mês em 2011 e agora, dois anos depois do lançamento, a média subiu para 10 mil. Enquanto a lógica determina que um produto passe a vender cada vez menos depois da euforia inicial, Amnesia vai na contramão. A cada cinco minutos, alguém está comprando o jogo em algum lugar do mundo. Pobres almas, bem-vindas ao pesadelo.

Amnesia - The Dark Descent demorou três anos para ser desenvolvido e custou à Frictional Games o equivalente a 360 mil dólares. Já arrecadou dez vezes mais do que isto. Como eles mesmos afirmam em seu blog, "tomem esta, investidores com quem conversamos em 2009!". Atualmente, a empresa conta com 11 funcionários e fechou o melhor ano financeiro de sua história. Eles não pretendem crescer muito mais do que isto porque querem manter sua autonomia e seu foco.

E eles não estão nem aí para a pirataria: "Já se passou um ano desde que nós pensamos a respeito da pirataria. Com vendas tão boas quanto estas acima nós não podemos realmente ver isto como um problema que merece mais do que duas linhas nesta postagem, então, dane-se".

Fórmula Mágica Para a Vida Eterna

Mas, por que motivo Amnesia não apenas continua vendendo bastante, como ainda aumentou seu ritmo de vendas? Seria algum pacto sombrio com forças ocultas? Não. A resposta parece ser: mods e nicho.

Amnesia - Mod

Em 2011, Amnesia contava com 20 mods concluídos no ModDB. Hoje são 179. O mesmo combustível poderoso que levou Skyrim a alcançar a cifra de 10 mil mods publicados e impulsiona revoluções na indústria é um dos fatores da longevidade do título da Frictional Games. E o suporte a histórias criadas pela comunidade foi algo adicionado a Amnesia no último minuto, em menos de um dia de trabalho de um dos desenvolvedores. Hoje é o segundo jogo mais popular no ModDB, perdendo apenas para Half-Life 2.

Em uma época onde o gênero survival horror parecia ter se desviado do caminho para flertar com a ação desenfreada, Amnesia veio para devolver o terror ao coração dos jogadores. Suas características singulares geraram uma série de vídeos no YouTube de pessoas surtando de medo diante das ameaças na tela. Esses vídeos atraíram compradores e modders. Segundo o artigo de aniversário da Frictional, novos mods geraram uma série de novos vídeos que atraíram mais usuários, em um ciclo contínuo.

Amnesia descobriu um nicho abandonado e se alimentou dele como um zumbi descarnado. Outros títulos vieram a reboque, como o popular Slender, mas o trono está prestes a ser reconquistado.

O Horror Não Pode Parar

Desde o lançamento do DLC gratuito Justine, a Frictional Games parece imóvel. Mas não está. Ela está espreitando.

A Machine for Pigs

Em parceria com a thechineseroom (do controverso Dear Esther), eles anunciaram Amnesia: A Machine for Pigs. O XboxPlus conseguiu uma excelente entrevista com Thomas Grip, da Frictional, a respeito do jogo. É uma história ambientada no mesmo universo do primeiro jogo, mas com personagens diferentes. Espere pelo retorno da Sombra...

Além deste projeto, existe algo ainda mais abominável em gestação no ventre da desenvolvedora sueca. Por enquanto, foi revelado apenas que é de horror e é em primeira pessoa. Sabe-se também que será ainda pior do que Amnesia. Segundo a própria Frictional, "ficamos desapontados com o fato de que Amnesia nunca realmente conseguiu apresentar temas mais profundos, era mais como um festival raso de sustos". O objetivo para o próximo título é trazer um determinado tema à tona e criar uma experiência "muito mais perturbadora".

Amnesia: A Machine for Pigs está previsto para ser lançado em 2013. O novo projeto, ainda sem nome, deve ser lançado somente em 2014. Quando as estrelas se alinharem.

Ouvindo: Harry - The Last Birthday (coincidência macabra)

7 comentários:

Breno disse...

Corrige esse errinho ai: "o XBOX plus conseguio UMA"

Aparentemente, o medo é o melhor DRM de Amnesia! Aposto que muitos piratas nem jogaram direito o jogo por conta disso, lol!

Amnesia é mais uma prova concreta de que não existe necessidade de orçamentos milhonarios e times de produçao de 1000 pessoas para se fazer um titulo de qualidade! Nenhum survival horror da atualidade chega perto de amnesia em termos de qualidade e quantidade(mods)

Jimmy Fischer disse...

Acredito que o que impulsiona as vendas do Amnesia seja o fato de ele ter aparecido em alguns desses pacotes indies baratos!Creio que esse tipo de venda nem devia ser contabilizada para o jogo.

Breno disse...

Quem julga o que deve ser contabilizado ou não como venda de jogo são os desenvolvedores que recebem o dinheiro e tem conhecimento de suas demandas de produção e subsistência! Menos expeculação, por favor!

C. Aquino disse...

Na postagem original da Frictional, eles fazem essa diferenciação de vendas e explicam que é difícil mesmo computar o total de vendas. De forma isolada, Amnesia vendeu cerca de 710 mil unidades, o resto foi de Humble Bundle e Potato Bundle, então pode haver jogadores com mais de uma cópia. A própria Frictional faz uma estimativa bem subjetiva de um milhão de unidades instaladas. Mesmo que consideremos somente as vendas isoladas, isso significaria que no primeiro ano de vida o jogo vendeu 400 mil cópias e no segundo caiu apenas para 310 mil cópias. No final das contas, o que vale é que a Frictional Games teve um faturamento mais de 10 vezes maior do que o dinheiro investido!

Jimmy Fischer disse...

Ué, Breno, se amanhã colocarem o PORTAL 2 a 1 dólar no STEAM e vender umas 300 mil cópias é justo computar isso como vendas pra alavancar a fama do jogo?Ou dizer que vende mais agora do que no lançamento?

Breno disse...

é melhor do que vender o jogo a 60 dolares e so conseguir umas 300 vendas!

A primeira opção de 300 mil vendas a um dolar seria um lucro de 300 mil dolares, enquanto 300 vendas a 60 dolares só alavancaria 180 mil! Lembrando que isso são vendas digitais, não precisam manufaturar caixas, papeis, etc...

Rebeca disse...

Nossa, se eles acham Amnesia raso e estão se empenhando em aprofundar a experiência no próximo projeto, imagino o quão perturbado será...

Estou bem ansiosa pelo Machine. =)

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity