Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

26 de agosto de 2012

Lista Completa de Análises de Jogos

Essa lista foi substituída por uma versão mais atualizada.
Ouvindo: Lacrimosa - Flamme Im Wind

33 comentários:

Anônimo disse...

po aquino, não jogou fallout new vegas ainda?

C. Aquino disse...

Ainda não... nem The Witcher, Planescape: Torment, qualquer Modern Warfare, Ultima, Mass Effect, GTA IV... é muito jogo para pouco tempo. Ainda mais porque eu também faço questão de jogar os menos conhecidos e títulos mais antigos.

Lucs disse...

Resident Evil 4 na lista de rejeitados...
o que um port porco não faz :/
embora eu ainda seja muito agradecido por ele existir,ou eu não teria acesso a esse jogo maravilhoso.

Agora eventualmente terei acesso ao bem-falado Dark Souls,que acabou de receber um Port pro PC,atendendo a pedidos do público.E mesmo após avisos da produtora (inexperiente em PC), tem gente reclamando que é um port direto.
Mas pelo que li esse é um port direto que funciona.

Fábio Vieira disse...

A primeira análise que li aqui no Retina foi a do Boiling Point, quando o site ainda era 2.0, hehehe.

P.S.: O tal interfone do Don Pedro só funciona como deveria pelo lado de dentro, um vacilo terrível dos programadores! Apesar da má impressão que a análise e os primeiros momentos passam, achei o jogo bacana e bem variado.

Nunca me divertir tanto tentando aterrissar um monomotor. :)

Fábio Vieira disse...

Correção: "Apesar da má impressão que a análise e os primeiros momentos passam,(não me arrependi de ter insistido.) Achei o jogo bacana e bem variado."

breno disse...

Se vc tem um link direcionado aos reviews meia boca da gamerview,por que não colocar um link para esse post, sempre atualizando conforme vc posta mais reviews!

breno disse...

Ops,nem reparei que já tinha um link! Fiquei de otario agora,hehehe

C. Aquino disse...

E digo mais, Breno: sempre esteve lá o link e a página sempre foi atualizada. Por um erro do Windows Live Writer, ele duplicou a postagem com a data de ontem ao invés de atualizar a antiga. E, pelo visto, foi um erro que deu certo porque muita gente está descobrindo a lista agora! Acessos bombaram ontem, sendo que Domingo é sempre um dia mais fraco.

Shadow Geisel disse...

Aquino, ainda acho que você está sendo injusto colocando no vermelho o Resident Evil 4. a versão porca dos PCs causou uma terrível impressão em você.

Shadow Geisel disse...

"sendo injusto" entenda-se "perdendo de jogar um grande jogo". sei que opinião é de cada um. mas basta lembrar que o jogo em questão foi lançado originalmente para
Gamecube. depois ganhou uma (muito competente) versão para PS2 e só depois é que foi portado (hagado) nos PCs. o que aconteceu com os jogadores de PC é o mesmo que aconteceria com um jogador que conhecesse o game através do Zeebo: jogou a pior versão de um dos melhores jogos daquela geração.
se você jogou o jogo por completo e não aprovou, deve ficar claro no texto que a sua "bronca" é direcionada especificamente à versão do PC, que não representa a realidade do jogo da forma pela qual os criadores o conceberam originalmente.
não estou dizendo que é impossível não gostar de RE4 só pq eu o tenho como um dos melhores jogos de ação. gosto é gosto. apenas que a experiência dos PCs não é a ideal para julgá-lo.

Rebeca disse...

A sua análise de Silent Hill 2 é uma das mais incríveis que já li na vida. =)

Valber disse...

A experiência de RE4 nos PCs pode não ser a ideal para julgá-la, mas o problema é que ela existe... é a versão de PC que está sendo analisada, e como tal, deve ser julgada pelo que essa versão oferece.
Algo parecido vem acontecendo com o port de dark souls. ja li algumas analises em ingles insinuando "Dark Souls é ótimo, jogadores de PC devem agradecer mesmo que a versão de PC se comporte como se fosse a dos consoles". E terminam repetindo a mesma análise das outras plataformas. Passa a impressão que nao ha problema nenhum em se lançar um port ruim pra pc. Mas quando acontece o contrário, aí os críticos caem em cima.

Valber disse...

Por falar em Silent Hill 2, la na analise tem um comentario do proprio Aquino que é interessante "Silent Hill 2 também não é perfeito em termos de jogabilidade: tem problemas de câmera e resposta dos controles. Mas, quando a história é magnífica, estes erros ficam em segundo plano"
Mas quando um jogo depende muito mais dos controles pra jogabilidade ficar aceitável, como faz? Sei que alguem vi dizer "compra um joystick", hehehehe.

Marcos A. S. Almeida disse...

Valber entendo perfeitamente o você quis dizer com relação á RE4.Mas acho que o Shadow quis dizer é que o Aquino está perdendo um grande jogo (e assino embaixo) por conta de uma experiência ruim.Não digo que ele deva comprar um Game Cube (melhor versão do RE4) ou um PS2 , mas acho que deveria dar uma segunda chance para o jogo, pois já existem formas de deixar a versão de PC tão boa quanto ou melhor que a versão de Game Cube.E apesar de já terem passado 7 anos do seu lançamento, não está datado.Portanto têm tudo pra causar uma ótima impressão inicial mesmo quem for jogar somente agora.Por mais que soe como uma "heresia" aos ouvidos dos fãs negativar um jogo tão bom, a proposta do Aquino é descrever uma experiência pessoal e não uma análise precisa.Portanto temos de aceitar mesmo não concordando.

breno disse...

Mas a analise foi precisa em relação ao RE4: a versão vanilla do jogo é um lixo mal otimizado,e isso é fato!

Quanto a Silent Hill 2, não é que os problemas de controle sejam graves! Se o jogo fosse voltado para ação com os controles de RE4 para PC(sem acesso a mods ou controle),sem deixar de lado a bela história,duvido que Aquino iria ignorar esses problemas! Silent Hill 2 funciona por que é mais adventure que ação!

Marcos A. S. Almeida disse...

Vendo a lista de análises, o jogo Diablo me chamou á atenção , pois por motivos de força maior decidi jogar ele á alguns dias atrás.Li a análise mas senti falta de notas ou até uma análise objetiva , mas o que me mais chamou a atenção foi o seguinte:o Butcher vem antes ou depois de um cara-de-bode que não quer lutar?Pulei alguma coisa?Estou no quarto andar.

C. Aquino disse...

Marcos, nem todas as análises são objetivas. Algumas são apenas recordações de jogos passados, como Painkiller, Diablo ou Blood 2. Se não me falha a memória, o cara de bode vem depois do Butcher, mas o covarde é um personagem randômico e pode ou não aparecer na sua jornada. Eu acho que o Butcher é fixo no segundo andar, mas posso estar enganado...

C. Aquino disse...

Ainda sobre Resident Evil 4: eu prometo que um dia retorno ao jogo usando patches e/ou um gamepad. Vai ser o único jogo da "lista dos rejeitados" a ter uma segunda chance! Mas tem muitos jogos na fila agora...

Shadow Geisel disse...

"Ainda sobre Resident Evil 4: eu prometo que um dia retorno ao jogo usando patches e/ou um gamepad."

Aquino, eu juro que se te conhecesse mais intimamente e tivesse condições financeiras mandava um PS3 ou Xbox 360 para você jogar a versão em HD (que é a melhor Marcos, pois vem com todos os extras e ainda em -lindos gráficos- HD.
desafio qualquer um a jogar essa versão do jogo e negar que ele dá uma surra em muitos jogos da atual geração, inclusive em gráficos. claro que ele não deixa de ser uma jogo de 128 bits (sete anos de idade pesam muito para um jogo), mas enquanto jogava meus olhos "se esqueciam" que estavam diante de um jogo de PS2/Gamecube remasterizado. até me perguntei se haviam mexido no visual e alguns efeitos para esta versão em especial. e outra: estamos esquecendo que nem de gráficos vive um jogo. se RE4 não tivesse problemas de jogabilidade nos PCs não seriam gráficos que diminuiriam o seu brilho.

P.S: vou aproveitar a sua lista para ler as análises no fim de semana.

Breno disse...

Butcher e o bode fraco são quests randomicas!

Valber disse...

Marcos, ainda defendo a idéia de análises em plataformas diferentes. Mesmo sabendo que o jogo deve ser muito bom nos consoles, ainda acho que a análise foi justa(mesmo sendo curta), por mostrar os problemas técnicos na versão PC. Ate mesmo as análises "profissionais" nao deixam passar eses detalhes, ja que o texto serve como um vitrine pra quem vai comprar o jogo pra essa versão específica. Se um dia eu comprar um console, com certeza experimento RE4.

Eu acho que todas as side quests em Diablo 1 sao randomicas. Da ultima vez que joguei nao vi nem o Butcher nem king Leoric.

Marcos A. S. Almeida disse...

Obrigado á todos que responderam á questão de Diablo.Então lanço a seguinte pergunta:estava no quarto andar e voltei para o terceiro e achei a câmara do Leoric.Se voltar posso não achar o Butcher?Aliás , se não achei é porque não acho mais?É melhor seguir direto então? Isso implicará no num final diferente?Tantas dúvidas...

Valber disse...

Marcos, pra quest do Butcher acontecer, vc veria um homem agonizando na entrada do monasterio, logo no começo do jogo. Se vc nao viu esse homem, entao o Butcher nao aparece (segundo andar). E mesmo assim é uma quest alternativa, nao tem relação com o resto da historia.

Jimmy Fischer disse...

Já passou da Hora de uma resenha do primeiro STARCRAFT hein Aquino?
Jogo antigo, clássico, viciante!

Jimmy Fischer disse...

Eu também não consegui jogar RE4 no PC... impossivel de usar o mouse decentemente!

Shadow Geisel disse...

nem sabia que estas quests eram randomicas. todas as três vezes que joguei Diablo enfrentei o Butcher (é bom ter a magia de petrificar) e King Leoric (o caveirão). e pelo que eu saiba esse jogo não tem finais alternativos. mas ficou a dúvida: alguém já jogou a expansão desse jogo? muda ou acrescenta algo?

Marcos A. S. Almeida disse...

Pois então Shadow, alguns reviews que li sempre citaram o Butcher e o cara-de-bode.Já o Leoric não.E justamente ele e o cara-de-bode é que encontrei.Mas a verdade é que no início não achei o tal sujeito ensanguentado pedindo ajudo.Vou continuar e entrar no quinto andar.

Breno disse...

Vc só vai encontrar(talvez) se começar outro jogo! Tem também uma quest da agua suja no vilarejo que provavelmente não está no seu jogo! Quando tem essa quest a agua do poço no centro de Tristam fica amarela!

Shadow Geisel disse...

essa da água suja (eu brincava dizendo que os monstros estavam mijando na água e poluindo) eu tb vi em todas as jogadas.

Marcos A. S. Almeida disse...

É acho que minha partida está meio confusa (ou o mais provável, eu estar confuso no jogo).Depois que já havia enfrentado o Leoric é que fui perceber que ele é uma "quest" ao conversar com um aldeão e ele pediu pra enfrentar o sujeito.Como já havia derrotado , missão cumprida.Acho que por não haver jogado nada parecido antes quase tudo é novidade , por incrível que pareça.E é até interessante pois como é um jogo antigo percebo que ele virou ( ou o gênero RPG ) referência pra alguns jogos que já joguei , como por exemplo Mass Effect , Spiral Knights ou o que já cansei de elogiar aqui, Dead Frontier.Mas ainda assim esses que citei têm "elementos" de RPG , uns mais outros menos, mas Diablo acho que é quase um "puro sangue".É uma boa oportunidade de rever conceitos e confesso estar gostando.Acho que só não suportaria se o combate fosse por turnos.Mas ainda posso rever esse conceito também pois ganhei via GOG o primeiro Fallout e se não me engano é por turnos.Á conferir.

Breno disse...

Detesto desencoragar,mas Fallouts classicos não são referência em combate em turnos(ainda sim são otimos jogos)! Se vc quiser um otimo jogo com combate em turnos eu recomendo Jagged Alliance 2!

Quanto a Diablo ser puro sangue, só se for em referencia a jogos de Ação e RPG(ARPG)!

Fábio Vieira disse...

@Breno @Marcos A. S. Almeida

Assino embaixo, Jagged Alliance 2 é 10! Mas como todo jogo do gênero, não perdoa erros e despreparo.

Trilogia X-COM da MicroProse/Mythos Games, Fallout Tactics e Silent Storm são outros jogos aclamados do gênero.

Para mim, todos os citados envelheceram bem, inclusive o primeiro X-COM (que só fui jogar pela primeira vez dia desses). :)

Luis Felipe Vitte Soligueti disse...

Terminei de ler todas as analises! Dps de umas 2 semanas, terminei. E, Aquino, gostaria de elogiar suas análises. Adoro sua forma de escrever, com alguns textos me dando mt vontade de jogar os jogos analisados - Como a série Close Combat -. Vou continuar acessando seu blog todos os dias, só na espera de novos posts, seja sobre o que for o post, eu estou lendo com mt gosto!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity