Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

28 de maio de 2012

Desenterrando Van Buren

Com o sucesso comercial de Fallout 3 e a vitória definitiva da Bethesda sobre o controle da franquia, é óbvio que quase ninguém se lembra mais de Van Buren. Exceto Robert Nesler, ex-Diretor de Arte da Interplay, que publicou três artes conceituais do esquecido terceiro capítulo da franquia pós-apocalíptica:

F3Shuttle F3FemC F3HooverDam Nesler também trabalhou no desastroso Earthworm Jim 3D, no apático Hunted: The Demon's Forge, no execrável Enter the Matrix, e no igualmente cancelado Heist.

Depois de tantos anos, achamos o pé-frio que enterrou Van Buren...

Ouvindo: Divine Divinity - Stone and Trees

23 comentários:

Shadow Geisel disse...

defina vitória definitiva sobre o controle da franquia. se for o que estou pensando, fico muito feliz. apesar dos pesares, a Bethesda vem levando a série de uma forma muito competente e respeitosa com os elementos clássicos. se eles tiverem bom senso, contratarão todos os funcionários da extinta Interplay para guiá-los na tarefa de manter um dos melhores universos pós-apocalipticos vivos até hoje. Fallout 4 com a mesma equipe do New Vegas está na minha lista de presentes natal para 2014...

C. Aquino disse...

Por vitória definitiva eu estava me referindo ao processo judiciário contra o Fallout Online, da Interplay. Aparentemente, agora a Bethesda é a dona da marca Fallout em todas as mídias e formatos (exceto na distribuição dos primeiros jogos). Mas eu apostaria mesmo em um Fallout 4 para o ano que vem, talvez com um teaser nessa E3!

Breno disse...

"respeitosa com os elementos clássicos". Podem elogiar o quanto quiser Fallout 3,mas esse tipo de comentario é falso. Os desenvolvedores de Fallout 3 sequer jogaram os classicos e sequer pediram consultoria aos desenvolvedores originais. Não vou nem entrar em discussão sobre a jogabilidade por motivos obvios. sobre eles contratarem os funcionarios da Interplay,eles(Bethesda) ja trabalharam como Publishers da Obsidian(que contem desenvolvedores da antiga Black Isle),que desenvolveu o Fallout New Vegas.

Agora em se tratando de pé-frio,não vamos nos esquecer de Herve Caen,que foi o cabeça da Interplay nessa comedia de erros que foi o inicio dos anos 00.Pior que um artista pe-frio são empresarios estupidos.

"Nesler também trabalhou no desastroso Earthworm Jim 3D, no apático Hunted: The Demon's Forge, no execrável Enter the Matrix, e no igualmente cancelado Heist."

Hum,Aquino também fala mal de jogos que não jogou...Não que seja problema,porque eu faço isso também.

C. Aquino disse...

Na verdade, tive a infelicidade de jogar Enter the Matrix até o final (estava fissurado nos filmes)...

Breno disse...

Ok,ainda faltam 2!Bom,pela ficha do cara ele trabalhou em tres jogos possivelmente ruins e dois jogos cancelados!Talvez se Van Buren decepcionasse,ainda sim seria melhor que uma porcaria como Dark Alliance ou Brotherhood of Stell!

Enter de Matrix é tão ruim assim?

Valber disse...

Bem, pelo que entendi, Aquino quis se referir ao desempenho crítico e comercial desses jogos.

E sim, Herve caen é a figura maligna por trás do cancelamento de van Buren e vários outros jogos da black isle, pq a Interplay tinha passado a priorizar os consoles.

Inclusive torci pela Bethesda nessa briga judicial, mesmo nao sendo fã dela. Como diria Geraldão de Rivia: "I choose the lesser evil"

Breno disse...

Note que ele usou o pior adjetivo para Matrix(pq ele jogou,acho):Execravel!

Eu so comentei sobre isso por que é só alguem falar qualquer coisa sobre um jogo AAA que só falta te acusarem de Hitler!

Agora essa briga judicial aconteceu justamente pq a Bethesda não queria comprar os direitos do MMO,então a Interplay "fingiu" que tava fazendo um,só para a Bethesda liberar uns milhões extras! Eu diria que quem venceu nessa história foi a Interplay!

C. Aquino disse...

Breno, a jogabilidade do Enter the Matrix não é das melhores, os protagonistas são coadjuvantes na trilogia. Mas o grande problema mesmo são os bugs. As cenas de perseguição de veículos são constrangedoras: seu carro corre sobre o asfalto como se tivesse em cima de um colchão de água e tirar uma reta é tarefa para quebrar o teclado de frustração...

Sobre Earthworm Jim 3D, a transposição do jogo para 3D não foi bem-recebida por público e crítica e dizem que enterrou a franquia. Quanto ao Hunted, a recepção dele foi morna, nem positiva nem negativa, mais um action RPG no oceano.

Sobre o Nesler ser pé-frio, é só uma brincadeira. Todos nós sabemos exatamente o que matou Van Buren, Baldur's Gate III e a Interplay enquanto empresa...

Será mesmo que a Interplay jogou um verde para cima da Bethesda? No final das contas, a conta das despesas de tribunal não ficou com a Interplay? Estou em dúvida agora...

Breno disse...

Na epoca que eu vi o Enter the Matrix(em lan-houses)o jogo parecia ser um bom clone de Max Payne com kung-fu,embora eu nunca tenha me interessado em jogar. Earthworm Jim 2 é um excelente jogo que eu joguei no meu Playstation,e infelizmente,transições de 2d para 3d quase nunca acabam bem,vide Castlevania.Agora,sempre existe a possibilidade de um titulo ser underrated,mesmo com a recepção pobre. Como a maioria dos criticos são incompetentes fica dificil ter uma opinião definitiva!

Quanto a Interplay,eu não tenho muitos detalhes,mas parece que o processo terminou em um acordo onde a Bethesda pagou 2 milhões pelos direitos do MMO. Se vc ver em retrospecto,era o que a Interplay queria!

Shadow Geisel disse...

Now here we go again...
Breno, quando disse "respeitosa com os elementos clássicos", estava me referindo ao universo e às referências que a empresa fez os primeiros jogos da série Fallout. desculpe se me expressei mal,mas eu nunca afirmei que ela fez uma cópia perfeita dos primeiros jogos. se tivesse feito isso, dificilmente o fallout 3 teria alcançado o sucesso que alcançou, dado o público de hoje. quando falo sobre os funcionários da extinta Interplay, falo no sentido de "dos males, o menor", pois EU JOGUEI O FALLOUT NEW VEGAS, jogo esse que teve muita influência dos citados funcionários, e pude constatar que o resultado foi mais pro lado positivo que pro negativo. Fallout nunca poderá ser do jeito que foi antes. seria insuportável de jogar. o jeito é aceitar isso e aproveitar o que a série tem de bom agora.

Breno disse...

Ok Shadow,agora vc poderia me citar alguns desses elementos do universo que vc diz que eles respeitaram?Seriam os super mutantes,que vc mesmo criticou no seu blog? Se for o caso de ambientação eu também poderia dizer que Rage foi fiel a Fallout,por ex. New Vegas conseguio manter uma continuidade com os Fallouts Classicos,embora mantenha a mesma gameplay aguada.Enquanto FO3 apenas usa elementos randomicos dos classicos,mudando a caracterização desses mesmos elementos!

"Fallout nunca poderá ser do jeito que foi antes. seria insuportável de jogar".

Shadow,vc não gosta de Final Fantasy Tatics?Não é a mesma coisa de FO1,mas tem mecanicas mais parecidas do que os FO de hj!Sera que não existe espaço para esses jogos?Eu mesmo prefiro um RPG em turnos a um Action RPG sem sal!Eu sei que vc se preucupa com a situação financeira dessas empresas,mas o que é o sucesso se não se pode ter qualidade!

iguuu'Poa disse...

Também acho que a Interplay fingiu estar fazendo um MMO de Fallout só pra conseguir uma grana extra, ele mal liberaram conteúdo pro tempo desse rumor. Realmente quem venceu em cara-de-pauzice e semvergonhice foi a descarada Interplay. Em jogo sujo ainda por cima. Mas vendo por outro lado, 2 milhões não é muita coisa para uma empresa desenvolvedora de jogos, e se a Interplay estava em busca de uma quantia como essa... Ela devia estar desesperada.

Com relação ao Earthworm Jim 3D, eu cheguei a jogar bastante com meu primo. Não sei quanto ás criticas, por que naquela época eu era uma crinça que não se importava. E admito que me diverti muito com aquele jogo, até havia instalado ele no meu pc algumas semanas atrás pra lembrar do jogo. E admito que continuei gostando, talvez mais pelo fator nostalgia, mas arrisco em dizer que ele é muito divertido.

Eu estou meio perdido aqui, mas o que realmente matou Van Buren, Baldur's Gate III e a Interplay? o.o

C. Aquino disse...

Má-administração que levou à beira da falência e uma guinada súbita para levantar dinheiro rápido através de títulos feitos de qualquer jeito para o mercado de consoles. Basicamente, a Interplay se "achava", torrou dinheiro feito louca e se viu em um beco sem saída.

iguuu'Poa disse...

Com relação ao o que estavam conversando, eu acredito que a Bethesda não teve muita escolha. Foi uma escolha puramente comercial, tem seus lados bons e ruins mas foi necessária. Foi necessário dar elementos dos gêneros em alta da atualidade para manter a franquia respirando e ainda conseguir novos seguidores. Os fãs puristas foram mais críticos por essas mudanças, mas não houve muita escolha, afinal de contas, a Bethesda é uma empresa que movimenta milhões e ficar com os bolsos vazios nunca é uma opção. Há público sim para jogos no gênero mais purista de FO1 e FO2, mas esse público é claramente diminuto se comparado ao público que normalmente jogar o gênero da atualidade: FPS(trocando em miúdos, todo mundo joga FPS).

Conheci FO2 alguns meses antes de sair FO3 e me apaixonei. Meus amigos próximos até brincavam comigo por que eu estava tão fissurado no jogo que passei a dizer tchau usando o termo "Falloutí Dôi" ao invés das despedidas comuns como "Até mais galera, abraços".

Apesar das mudanças, eu admito que amei o jogo. Mesmo com os poréns, ainda achei um universo delirante com perdas e falhas, mas muitos méritos. E por essas mudanças a Bethesda ganhou-me como um novo olheiro pros seus títulos.

Breno disse...

A Interplay atual é uma empresa morta-viva! Até o presente momento eu acredito que eles ainda não abriram falencia! Eu até ouvi dizer que eles abriram um kickstarter de um jogo de Xadrez(LOL)! Como dizia o ditado,vazo ruim não se quebra!

Shadow Geisel disse...

"embora mantenha a mesma gameplay aguada..."
e o que vc queria? que a Bethesda pegasse uma franquia lado b, desenterrasse debaixo de anos de obscuridade para, em plena geração onde o gênero "predominante" é o FPS e lançasse um jogo onde é preciso gastar AP até para andar? essa vc devia incluir no "Manual do Breno sobre Como Enterrar uma Softhouse".
não é que eu me preocupe com a situação financeira da Bethesda. se ela não fizesse bons jogos, poderia explodir e ir para o inferno (como a atual Square-Enix). eu simplesmente sou realista.
quanto aos elementos clássicos, não adiante vc bater nessa mesma tecla: eu mesmo já admiti que comecei jogando Fallotu pelo 3. Não disse que a Bethesda fez uma declaração de amor aos antigos fãs da série no Fallout 3. apenas disse que ela trouxe de volta elementos como atmosfera; clima de deseolação; super mutants (mesmo que descaracterizados); Dogmeat; a busca pelo chip/G.E.C.K; entre outros.

desculpa a minha burrice, mas não entendi a comparação com FF Tactics.

Shadow Geisel disse...

olha pro que fizeram com Shadowrun para 360 e você vai entender o que eu estou dizendo, de como as coisas poderiam ter dado terrivelmente errado com a mitologia de Fallout...

Breno disse...

Final fantasy Tatics é um jogo de estrategia em turnos,dai a pequena semelhança com Fallout!Por que só os japoneses conseguem fazer jogos de combate em turnos sem ninguem dizer que eles vão falir(bom na verdade muitos falam,porque não gostam do genero)?

agora se é pra fazer um fps por que fazer um tão ruim? STALKER é um contemporaneo de Fallout 3 e new vegas e para mim ele é superior em quase todos os quesitos,menos a história que creio que new vegas vence.

Quanto a história,como eu já falei em discussões anteriores,eles apelaram muito para o fan service,e não de uma forma positiva!

Breno disse...

Falando em Shadowrun,vc viu a campanha do kickstarter dele? Talvez aja esperança para o jogo!

iguuu'Poa disse...

Caraca, tem um kickstarter do shadowrun?!?! Eu sou apaixonado pelo sistema de rpg de mesa, e também não gostei da nova versão do livro. E como mal saíram jogos do Shadowrun(exceto o de snes que eu gostei muito, o resto é ruim), tens o link ae breno?!

Eu fiquei um pouco desapontado com alguns jogos que sairam do Warhammer, mas no geral, gostei bastante dos jogos. E tem vários ainda. Shadowrun bem que podia seguir o exemplo do Warhammer e fazer jogos bons inspirados nos livros!

Breno disse...

http://www.kickstarter.com/projects/1613260297/shadowrun-returns

Acredito que foi o terceiro kickstarter de jogo mais bem sucedido,seguido de Wasteland 2 e Double Fine!E esse jogo não é um shotter e tem batalhas em turnos!

Shadow Geisel disse...

nisso eu concordo plenamente com você, Breno. Fallout 3 nem afunda completamente na fonte do RPG nem consegue ser um FPS decente, se analisado só por esse aspecto. como jogo de tiro, ele é bem medíocre. não acho que foi só fã service o que foi visto no FO3. muita coisa interessante teve nele. se agradou os fãs ou não, já é outra história.

Breno disse...

é por isso que eu acho STALKER superior a Fallout 3! Todos os elementos fortes de FO3 vc encontra em STALKER,plus tiroteios decentes!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity