Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

20 de maio de 2012

Como se Comportar no Apocalipse Zumbi - Dicas Avançadas

Bloat

Em 10 de julho de 2011, eu escrevi uma série de dicas para o jogo Killing Floor. Quase um ano e mais de 100 horas de jogo depois, posso dizer que não sou mais aquele iniciante que tinha medo de servidores no nível Normal. Já conquistei todos os mapas no modo Hard, alguns no Suicidal e estou prestes a me aventurar em Hell on Earth. Acredito que estou habilitado para oferecer dicas mais avançadas para aqueles que já estão mais confiantes e conquistaram suas primeiras estrelas de Perk. As recomendações anteriores continuam valendo, principalmente aquela que diz "Killing Floor não é Left 4 Dead": não saia por aí bancando o herói, se você cair, o time cai junto. Cure seu aliado, sempre.

  1. Use armas compatíveis com sua Perk. Sua Perk existe para dar bônus de dano e de compra para determinadas armas. Um Support Specialist Level 5 usando uma pistola, irá produzir a mesma quantidade de dano que um Sharpshooter Level 0 e isso é perda de eficiência.
  2. Tente adotar um ponto de defesa, uma sala com poucas portas de entrada, um canto com poucos acessos. É mais fácil se defender das criaturas vindo de um ou dois ângulos do que tentar se proteger em 360º. Esta estratégia pode ser complementada com portas soldadas e Pipebombs.
  3. Se você adotar um ponto de defesa, otimize ao máximo a ida e o retorno do Trader. Nada é pior do que ser pego no meio do caminho para sua "fortaleza" pela súbita aparição de um Fleshpound. O melhor método é NÃO matar o(s) último(s) monstro(s) de uma Wave. Deixe ele(s) seguir(em) o grupo até a porta do próximo Trader, antes de matá-lo(s). Não deixe que este(s) último(s) inimigo(s) suma(m) de seu campo de visão, ou ele(s) pode(m) desaparecer e encerrar a Wave enquanto o time ainda está indo para o Trader.
  4. Se for abandonar o jogo por qualquer motivo, passe seu dinheiro para alguém e suas armas também.
  5. Se você pegar a arma de um companheiro que morreu, devolva para ele no final da Wave. É um jogo cooperativo e você vai querer que o sujeito que protege suas costas esteja devidamente equipado. Ou ele pode dizer que não viu aquela legião de Stalkers se aproximando...
  6. Não se afaste do time, a menos que você seja um Berzerker de alto nível. Se você morrer longe do grupo porque não tinha apoio, sua cota de criaturas vai ficar pro resto da equipe.
  7. Avise quando vir um Scrake ou um Fleshpound se aproximando. Sua chegada pode desestabilizar um time. Use abreviaturas: "sc" e "fp".
  8. Scrake O Scrake é um inimigo que avança lentamente. Um Sharpshooter pode derrubá-lo com um único tiro de Crossbow, sem stress. Um Berzerker pode fatiá-lo, sem sofrer dano. Ele pode pisar em uma Pipebomb e voar pelos ares. Mas, se o resto do time cismar de atacá-lo, ele vai se enfurecer, correr na direção do mais próximo, atrapalhar a mira do Sharpshooter, serrar o Berzerker e atravessar a Pipebomb antes da explosão. Não irrite o Scrake. Quer ajudar? Concentre seu fogo nos outros monstros que vem de reboque.
  9. Por outro lado, se o Scrake já estiver irritado e vier correndo na direção do grupo, fuzile ele o mais rápido possível.
  10. O Fleshpound é o pior dos inimigos, mas também avança lentamente. Se o Sharpshooter for de nível alto, pode derrubá-lo com um único tiro de Crossbow (em níveis de dificuldade mais baixos), sem stress. Um Berzerker de nível alto pode fatiá-lo, sem sofrer dano. Ele pode pisar em uma Pipebomb e voar pelos ares. Na falta de opções, o Fleshpound é especialmente vulnerável a granadas. Mas, se o resto do time cismar de atacá-lo, ele vai se enfurecer, correr na direção do mais próximo, atrapalhar a mira do Sharpshooter, pulverizar o Berzerker, atravessar a Pipebomb antes da explosão, fugir das granadas e matar todo mundo. Não irrite o Fleshpound. Quer ajudar? Concentre seu fogo nos outros monstros que vem de reboque, principalmente Sirens.
  11. Por outro lado, se o Fleshpound já estiver irritado, com a luz vermelha acesa e urrando, fuzile ele o mais rápido possível. Um Medic de alto nível pode pular na frente do Fleshpound e absorver os golpes. Agradeça o Medic, se ele fizer isso.
  12. Certifique-se de alguém está encarregado de matar o Scrake ou que o grupo tenha uma estratégia contra o Fleshpound ou o Patriarch. A inércia pode ser pior do que um ataque precipitado...
  13. Sirens podem destruir Pipebombs e granadas com seu grito. Mate ela antes que ela chegue naquela Pipebomb que você plantou com tanto carinho. Atenção: entre um grito e outro, ela é vulnerável a granadas.
  14. Certifique-se de sua arma está sempre plenamente carregada. Um Clot avançando na sua direção é lento e pouco ameaçador; aproveite para recarregar.
  15. Mire sempre na cabeça: a maioria dos inimigos cai com apenas um tiro na cabeça. Esvaziar um pente no barrigão do Bloat é perda de tempo e bala. Tampouco gaste munição em uma criatura decapitada, já que ela irá sumir sozinha depois de alguns segundos.
  16. Não existe fogo amigo, então não tenha medo de lançar granadas onde seus aliados estão. Mas tenha em mente que, se uma delas bater nas costas de um deles e voltar, elas fazem dano em você! Da mesma forma, lembre-se de onde plantou suas Pipebombs e não fique em cima.

Matando o Patriarca

Patriarch O Patriarch pode se curar totalmente três vezes. Na primeira vez, ele foge e convoca Clots para ajudá-lo. Na segunda vez, ele convoca Crawlers. Na terceira e última vez, são Stalkers que vem ajudá-lo. Depois disso, ele está à mercê da fúria dos jogadores. Naturalmente, é possível matá-lo antes destas etapas.

Não fique agrupado na frente de um retão: o Patriarch pode disparar um foguete e aniquilar todo o grupo. Procure cobertura também para a metralhadora dele.

Um truque muito praticado é o ninho de Pipebombs: várias bombas empilhadas em um ponto onde se acredita que o Patriarch irá passar. Segundo o KF-Wiki, esta não é a melhor tática, já que há uma redução de dano para cada Pipebomb quando estão agrupadas. Também, se o Patriarch não passar por cima do ninho, ele não irá servir para nada. Minha sugestão: espalhe as bombas por um raio de opções onde ele pode passar. São grandes as chances de que o Patriarch, ao fugir ferido para se curar, passe por cima de uma Pipebomb e morra.

Se você soldar portas, o Patriarch irá usar o lança-foguetes para destruí-las, aniquilando qualquer bomba que esteja atrás dela. Feche a porta, mas não solde. Ele irá calmamente abrir a porta como uma pessoa normal e irá cair na armadilha. Por outro lado, depois que o Patriarch tiver entrado, é possível soldar a porta para impedir que ele fuja para se curar. Em contrapartida, o time ficará trancado com o chefe final.

Quando o Patriarch se ajoelhar devido aos ferimentos, descarregue tudo que tiver: balas e granadas (cuidado com as explosões).

Pelo menos uma vez na vida você deve testar o truque da motosserra: todos os seis jogadores equipados com uma motosserra podem cercar o Patriarch e impedir que ele faça qualquer outra coisa, a não ser morrer. É injusto, mas funciona.

Ouvindo: Blutengel - Love Killer

12 comentários:

Gyodai disse...

E derrubem rápido a droga do Husk. É o inimigo número 1 do Sharpshooter. Aliás, toda e qualquer coisa que dificulte visão e mira em distância torna dificultosa a vida do Sharpshooter. Granadas, como você citou, gritos de Siren e o famoso "paredão dos jogador".

Marcos A. S. Almeida disse...

Perfeita as dicas, só faço algumas observações e me corrijam se estiver errado:
- Granadas matam se explodirem muito perto portanto descarregar no Patriarch só de longe.
- De forma geral irritar o Scrake ou Flesh realmente não é boa idéia, a não ser um Support level 6 com AA12.
- Acho que não é possível matar Flesh com apenas 1 tiro de Cross.Scrake com 1 tiro acho que também só no Hard pra baixo.

C. Aquino disse...

Obrigado pela dica das granadas, Marcos. Já passei sufoco por causa delas...

Coloquei o adendo sobre matar o FP com um tiro só nos níveis mais baixos. Vi acontecer em raras vezes, no Normal. Por outro lado, o guia é para o pessoal que está entrando agora em Normal/Hard. Suicidal pra frente muda tudo... e o Sharpshooter fica meio prejudicado.

Jimmy666 disse...

Boas dicas no hell on earth:
-
Apenas o SharpShooter atira no Scrake.Por mais tentador que possa parecer, 1 scrake vai te matar rapidinho ou tirar todo o teu colete.Imagine agora que nas ultimas waves Scrakes vem em duzias...
-
Dinheiro é escasso, não compre colete antes da wave 5 ou 6... se você não consegue sobreviver ateh a wave 5 ou 6 no hell on earth, acredite, você nãoe stá preparado para jogar nessa dificuldade.Primeiro compre todas as armas que a sua perk precisa.
-
Não fique trocando de perk.
É interessante nascer com uma perk q te de alguma vantagem e depois ir com a perk definitiva ateh o fim(como nascer de sharp para ter bonus de pistola e depois vender o crossbow que eh a arma mais valiosa para venda.Ou nascer de firebug que mata muito bem bichos pequenos,nasce de colete e se mantem com pouco dinheiro.Ou seja, um firebug vai chegar na wave 5 com uma boa reserva de grana e pode mudar pra outra perk)Como disse antes, geralmente gosto de mascer de medic pra ganhar a mp7 e depois vou de support com 2 shotguns e mp7...vou curando e matando legal.
-
Gorefats, bloats e Scrakes são resistentes a explosivos.Atirar de m79 e m32 em bloats e gorefasts só vai te fazer gastar 1 tiro..só atire neles em ultimo caso.Scrakes só atire se não tiver outro jeito.Granadas em Sc nem preciso falar...
-
Já o FP é fraco contra explosivos, um bom teamplay exige que um demo deixe uma pipe num lugar estratégico, quando o Fp pisar na pipe o Sharp da um headshot e os supports pulam nele de aa12.Acredite, um time consegue chegar a esse nivel de teamplay.
Tao mme chamando pra jogar L4d2, depois postou outras dicas!

C. Aquino disse...

Peraí! Para matar um FP em HoE, ele tem que pisar na pipe, levar um headshot e mais de um Support cair dentro com AA12?! Acho que serei massacrado...

Ronaldo disse...

O Sharpshooter nível 6 só vai matar o Fleshpound com um tiro se for no beginner. Dois tiros no

Normal e Hard, três no Suicidal e quatro no HoE. Isso com 6 jogadores.

Dica pra quem joga de Sharpshooter: Nas configurações do jogo, em Display, mude a opção "Scope

Detail" para "Textured". Assim fica mais fácil para mirar, acho eu.

Se o scrake já estiver te serrando, fique parado. Assim você leva menos dano e ainda facilita a

vida do médico que está tentando te curar.

Ronaldo disse...

Meu comentário ficou com uma formatação estranha. Desculpa aê!

Jimmy666 disse...

Não tem q necessariamente...
Digamos que tem um demo bom no time que sabe onde colocar as pipes...
Na hora q o Fp aparecer, nin guem atira nele, espera ele pisar na pipe, daí o sharp mete um hs e os support atiram.É claro que nem sempre isso é possivel, mas é uma boa!
Nada de ver o FP e debulhar granada...ele nao morre e vai vir a mil por haro sem dar chance pra nada e alguem vai morrer.Só atira granada se por algum acaso ele estiver vindo nervoso...é mais desespero que tatica.
Enfim, o negócio é aproveitar aquela "paradinha" que ele dá antes de dar rage, é isso que faz um fp mais facil que um SC na maioria das vezes.
WAVE 10 vai vir no minimo 4 fps em duplas...já vi virem 6, daí ja sabe...

Jimmy666 disse...

Alguém no mic coordenando sempre ajuda, gritando:
"espera ele pisar na pipe"
"espera o sharp dar um HS"
"Corram para as colinas!"
kkkkkkkkkkkkkk
Não vou poder falar muito nesse horário, mas vou rir muito!

Jimmy666 disse...

Com o mod de armas, pode-se usar a tatica de ir em 6 medics de m99... é quase garantia de vitória ao estilo zerk+motoserra

Ronaldo disse...

Esse problema da granada bater nas costas de um amigo já foi corrigido: http://www.kf-wiki.com/wiki/Updates#Date:_13th_December_2011

Estranhamente eu morri assim um dia desses...

Jimmy666 disse...

Acho que foi no update de natal que isso foi corrigido...
Naquela época upar a perk demo era horrível, pois os projéteis da m79 e da m32 explodiam na sua cara caso houvesse um amigo por perto.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity