Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

9 de abril de 2012

Bugs, Ouriços e o Abismo Etário

 

Sonic 4 Recentemente comprei o Sonic 4 Episode 1 em uma daquelas promoções arrasadoras do Steam. Primeiro, porque nunca joguei um título do Sonic na vida, nem mesmo por alguns minutos na casa de amigos. Então, eu não sei como um "verdadeiro" jogo do Sonic deve ser e tampouco tinha grandes expectativas. Segundo, porque meu filho está precisando de jogos novos e Sonic é super-colorido e sobre um personagem que corre quase tão rápido quanto ele. Parecia a combinação perfeita.

Já desconfiava de que Sonic deveria ser um port porque nunca que a SEGA iria fazer um jogo pensando no PC em primeiro lugar. Mas não esperava o nível de trabalho vagabundo que a desenvolvedora dedicou à adaptação. O sujeito que fez a conversão para PC é um malaco que criou uma máquina virtual em Java para emular o jogo no PC, ou provavelmente já pegou pronto em sites de emulação, e depois ficou jogando CS até o fim do expediente. Depois de meia dúzia de alertas do Firewall, do Antivírus e da polícia de que eu estou tentando rodar um programa que finge ser o que não é, eis que Sonic 4 Episode 1 termina a instalação. Se você não tiver Java instalado no seu computador, azar o seu. O que nos leva ao problema número 2: a "versão" para PC não aceita Gamepads de PC. Segundo consta, a "versão" só aceita controle do Xbox. No PC.

Felizmente, eu tenho o bom senso de testar os jogos que compro pro meu filho antes de mostrar para ele senão o resultado da SEGA seria um garoto chateado. No fórum do Steam, achei algumas soluções. Supostamente, o x360ce é um programa que engana sua máquina para fazê-la acreditar que um Gamepad é um controle do Xbox. Não enganou o Sonic. Felizmente, o JoyToKey funcionou, o que torna a experiência do Sonic ainda mais absurda: estou usando um programa que interpreta os comandos do Gamepad e traduz para comandos do teclado. Estou jogando um título de Xbox fingindo ser de PC usando um Gamepad que finge ser teclado.

Para completar o tormento, meu filho não gostou do jogo. Ele ainda está na idade onde um salto complicado não é um desafio a ser superado mas uma desculpa para me passar o controle de volta. Como eu sou péssimo em títulos de plataforma e já passei da idade de chamar salto complicado de desafio, a experiência como um todo foi meio frustrante.

Ouvindo: Nox Arcana - The Voyage

13 comentários:

Jimmy666 disse...

XPadder é um excelente programa, na realidade ele emula o teclado no gamepad ao invés de tentar fazer o PC reconhecer o gamepad como um de 360.
Tive que usar o XPadder no recente Mortal Kombat Anthologies que saiu no STEAM porque ele também não reconhece gamepads genéricos.
Na época em que o mundo se limitava a rivalizar entre SEGA e Nintendo, eu era "fanboy" da SEGA.Insistia em afirmar que o MEga-Drive era melhor que o SNES e via qualidades superiores em jogos onde elas não existiam.Mesmo assim nunca fui grande fã de SONIC, joguei bastante o primeiro do Master SYstem é nunca morri de amores pelos de MEga Drive...

Fagner P. disse...

Eu também uso XPadder, e realmente é ótimo.

OBS: Ja experimentou mostrar o Mario pro seu filho? Não sei, acho que cai melhor, um clássico, quem é que não gosta? Sem contar que é muito mais simples de controlar. Até hoje não vi uma criança que não gostou de Mario...

Marcos A. S. Almeida disse...

Aquino, como o PC é a sua única plataforma de jogatina recomendo fazer o que eu fiz:comprar um joystick de XBOX360.Tenho um joystick de PS2 que quebrava o galho com louvor, mas um jogo ou outro tinha que buscar soluções para fazer ele funcionar adequadamente.Tomei a decisão de comprar um controle de Xbox e assim fiz, comprando no Deal Extreme por 35 merréis.Agora é só felicidade!Até no Flashback via DOSBox ele funciona!
Quanto ao Sonic, a verdade é que existem jogos que são ótimos aos olhos dos outros mas quando experimentamos...não rola.Nunca me senti atraído pelo Sonic apesar de sempre ouvir falar bem dele.Quanto á reclamação do port , é o mercado, fazer o que.Que tal fazer-mos uma petição pedindo um Sonic decente para o PC? É mimimi ou procede?KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

Shadow Geisel disse...

nossa. onde vocês estavam na geração 16 bits? pelo jeito, nenhum participante do blog jogou Sonic no mega drive.
enfim, duvido que a Sega consiga fazer um jogo que recupere os danos causados à imagem do sonic. até mesmo pq teria que ser um jogão pra conseguir tamanha façanha. a melhor coisa que ouvi sobre o Sonic nos últimos anos foi a seguinte frase: "deviam deixar o ouriço descansar em paz..."

Marcos A. S. Almeida disse...

Shadow pra mim a geração de 16 bits se resumiu ao SNES. Megadrive só conheço por emuladores.A minha "timeline" de consoles é Atari,SNES, PS1 e PS2. E PC entre eles (e atualmente)

João Luiz disse...

eu joguei sonic na época, mas não era fã não.

mas que era famoso esse jogo, isso era. alçou o genesis a ser o console mais vendido, mesmo com o snes bombando.

C. Aquino disse...

Jimmy, o Xpadder seria minha terceira tentativa. A grande vantagem desta história foi descobrir que é possível assim adicionar suporte ao Gamepad para qualquer jogo que use o teclado! Isso abre um bom leque de opções para meu filho.

Fagner, meu filho é fã do Bowser, só escolhe ele no Mario Kart Double Dash(geralmente com o Baby Bowser). Mas o Mario mesmo seria uma boa ideia.

Marcos, continuo usando teclado e mouse para meus jogos. Mas acho o Gamepad e a tela da TV mais amigáveis para uma criança que nem tem 5 anos ainda. Vou pensar em um controle de 360 porque um segundo direcional faz falta mesmo.

Shadow também fiquei surpreso com a falta de fãs do Sonic nos comentários. Pensei que ia ser crucificado! Na verdade, sou muito, muito ruim em jogos de plataforma. Com meu filho, estou pagando meus pecados porque ele sempre me passa o controle depois de alguns minutos e eu tenho que me virar para passar as fases (e porque jogos infantis são sempre de plataforma?! Porque ninguém faz um FPS infantil, com tiros de gosma ou algo assim?).

Tenho esperanças de que Sonic Generations entre em promoção um dia e que seja mais interessante (leia-se: menos plataforma).

Jimmy666 disse...

Eu joguei SONIC no MEga e no MAster System conforme citei no primeiro comentário Shadow, até confessei ser fã da SEGA...Só que SOnic não curto, não tem jeito...Lembram do BUBSY?Jogo estilo cópia do SONIC para SNES estrelado por um gato?
-
Também não troco o mouse+teclado por nada!EU tenho um gamepad genérico estilo PS2 aqui em casa, só uso ele para jogos de corrida, futebol e luta.Como corrida e futebol não são a minha praia, me limito a usá-lo para jogar Super SF4.Só nunca comprei um controle de XBOX porque dizem que o direcional dele não é bom pra jogos de luta e gosto do layout do controle de PS2.

Augusto Lacerda disse...

Sonic Generations = Sonic 4 + Sonic "clássico" + alguns bits a mais, ah e claro a porcaria do Sonic "radical"

Recomendaria Generations para o seu filho por ser mais "child like" e o para quem num jogou qualquer um jogo do Sonic,Sonic 2(porque é o ùnico que realmente presta)

Marcos A. S. Almeida disse...

Acho que o único gênero onde a dupla teclado + mouse é insubstituível é no FPS; Terceira pessoa fica bom nos 2 (teclado ou joystick) mas plataforma , luta , futebol e corrida no joystick fica muuuuuito melhor.Taí, mais um motivo pra exaltar o PC: posso jogar com qualquer um dos controles!E tá chegando o Kinect pra PC!

Anônimo disse...

Cara, recomendo a série lego de 2 a 5 anos, o último lançado do Harry Potter por exemplo é engraçadíssimo e de movimentos bastante simples. Acho que o mais próximo de um FPS para crianças.

Shadow Geisel disse...

também nunca fui fã de Sonic, não. mas eu joguei no mega o sonic 2. o jogo era bem difícil e bonito, e continuo pensando assim até hoje. joguei uma demo do Sonic Unleashed, na parte de corrida. a conclusão que eu cheguei é que ainda é muito divertido correr com o sonic, e a sega anda brincando com os fãs da série, tendo em vista que ela tem todos os elementos para fazer um jogo de primeira linha mas não se empenha.

Aquino, achei engraçado seu filho ser fã do Bowser. achei que, como criança, ele gostaria mais do mario ou do toad, não do mostrão tartaruga. mas as crianças de hoje são bem imprevisíveis mesmo, não acha?

Hawk disse...

Aquino, você falou sobre tiro de gosma e tal, me veio a imagem do Ghostbusters para PC. Já jogou?

Eu joguei e, como você mesmo disse, é um "jogo de tiro" para crianças.

Infelizmente ele tem bastante diálogo em inglês, mas mesmo com o meu inglês horrível, eu consegui jogar. Só não terminei porque testei outros jogos.

Está por $10 na Steam: http://store.steampowered.com/app/9870

Tem esta versão de demonstração aqui: http://store.steampowered.com/app/9990 , mas nunca joguei.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity