Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

25 de abril de 2012

Apenas os Fortes Sobrevivem

Stalker 2

Pela segunda vez em menos de seis meses, a franquia S.T.A.L.K.E.R. teve sua morte decretada. Na primeira vez, em um incidente até hoje mal-explicado, a GSC Game World, desenvolvedora da série, fechou suas portas. A versão mais oficial do fim da GSC Game World é que deu a louca no patrão e ele resolveu desistir do mercado de jogos. Por um momento, houve esperanças quando o twitter oficial revelou que o desenvolvimento de S.T.A.L.K.E.R. 2 iria continuar por iniciativa dos próprios funcionários. Abriram loja virtual para vender produtos relacionados ao universo do jogo, eu comprei um calendário para enfeitar minha mesa pra ajudar.

Parecia que a crise havia passado. Até teste de animação de personagens foi divulgado.

Hoje, uma bomba caiu na Zona. O twitter oficial confirmou o que ninguém queria ouvir: S.T.A.L.K.E.R. 2 está cancelado. Os funcionários que se uniram para continuar o trabalho não conseguiram segurar o direito de uso da marca. Talvez, algum dia, haja um S.T.A.L.K.E.R. 2, mas não será desenvolvido por eles.

A Expansão da Zona

Mais os ucranianos são como nós e não desistem nunca. A mesma equipe que estava unida permaneceu unida e fundou a Vostok Games (a terceira empresa a surgir das entranhas da GSC Game World, vale dizer). E já estão criando aquilo que 9 em 10 empresas da Ucrânia produzem: um jogo de tiro pós-apocalíptico.

Survarium

Survarium é resultado do material já adiantado para o engavetado S.T.A.L.K.E.R. 2 e mais. Muito mais. Sem as amarras de ter que seguir o cânone da franquia anterior, o pessoal resolveu ampliar o escopo para um cenário mais global. No mundo de Survarium, uma série de catástrofes ecológicas destruiu toda a civilização:

Florestas impenetráveis avançaram em direção às cidades por todos os lados, animais enlouquecidos e pássaros atacaram complexos industriais, estruturas militares, armazéns e usinas de força. Plantas estranhas e cogumelos cresceram através de concreto e aço. Cientistas de todo o mundo tentam desesperadamente lidar com a anomalia que se espalha por toda a Terra com aterrorizante velocidade. Países entram em colapso, a anarquia se espalha através do mundo. Novas forças determinam quem irá sobreviver.

O novo jogo será um MMO F2P, com batalhas entre jogadores e contra as ameaças do cenário. Pela descrição e pelas imagens, parece muito com a série anterior, mas trocando os NPCs por pessoas online e a área ao redor de Chernobyl por vastas regiões geográficas.

Survarium deve chegar aos PCs no final de 2013, se não acontecer outro imprevisto. A Vostok Games promete lançar com freqüência diversos vídeos sobre o desenvolvimento do jogo. O primeiro vídeo, explicando a formação da empresa e o triste destino de S.T.A.L.K.E.R. 2 já pode ser visto online (com legendas em inglês).

Ouvindo: Leaves' Eyes - Lyset

5 comentários:

Gyodai disse...

Triste isso... A empresa não faz nada com a marca e não permite que ninguém o faça. É uma pena, certeza que seria um baita jogo.

C. Aquino disse...

Sabe como é: aposto um doce que a marca será vendida para quem pagar mais alto. Não me espantaria de ver um S.T.A.L.K.E.R. completamente descaracterizado sendo desenvolvido no Ocidente.

Jimmy666 disse...

Tem coisas que eu não entendo.Empresas de games são talvez o único segmento do mrcado que insiste em ignorar a opinião e o anseio de seus consumidores.
1-Vamos morrer se esperneando e a CAPCOM não vai mais botar terror e zumbis em Resident Evil.
2-O próximo Need for Speed não vai ser o Underground 3 que todos querem.
3-As detentoras das marcas "Rock n Roll Racing" e "top gear" vão ignorar todas as possibilidades de LUCRO CERTO e nunca lançarão uma sequencia dessas franquias.
4-Ninguém da atual e próxima geração vai ressucitar os jogos de "briga de rua" e nunca teremos um novo Final Fight ou Streets of RAge.
5-Se você gostar de um jogo novo e ele fazer sucesso, é certo que o próximo vai ser totalmente descaracterizado pra te decepcionar.
E por aí vai a sacanagem, sem querer citar infinitos exemplos.

Breno disse...

jimmy vc ja teve a oportunidade de jogar Street of Rage Remake! O jogo feito por fans é tão bom que a SEGA resolveu proibir a distribuição! Mas acredito que ainda de pra encontrar na Internet! desenvolvedores Amadores conseguem ser BEM MAIS COMPETENTES QUE EMPRESAS MULTINACIONAIS DE JOGOS! Uma pena o fato de STALKER! Um shotter revolucionario!

Hawk disse...

Que triste fim. :(

Como não gosto de jogar online, ainda pior se for MMO, não irei jogar este Survarium.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity