Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

28 de março de 2012

Quatro Anos de Retina Desgastada!

Promoção Encerrada! Confira os vencedores e as respostas certas!

promo-4-anos

Já se vão quatro anos desde 28 de março de 2008 e o nascimento do blog. Muito tempo se passou desde aquelas pretensiosas e indecisas palavras iniciais.  Uma boa recapitulação dos bastidores da criação do Retina Desgastada pode ser encontrada na postagem do aniversário de dois anos. Neste quarto ano de existência, foi alcançado um nível de crescimento assombroso: lancei três sites de papéis de parede em HD dedicados aos jogos, assumi o papel de zelador das análises de jogos de PC do Gamerview, fui colaborador profissional do curto e saudoso Gemind, lancei um livro (que não tem nada a ver com jogos), alterei o layout do blog pela primeira vez em três anos, criei um grupo no Steam, fui entrevistado... Mas o mais importante é que me diverti um bocado, mantendo viva pelo menos uma das frases da postagem de apresentação: "Minha idéia é me divertir no processo e, talvez, divertir você também".

Para melhorar ainda mais a celebração, o Retina Desgastada faz aniversário, mas quem ganha presente é você! É um chavão de supermercado, mas a promoção é verdadeira.

Assim como fiz no aniversário anterior, desta vez eu trago quatro jogos diferentes que serão sorteados.

Prêmios

Quatro jogos serão sorteados. Dois são lançamentos do ano passado e dois são clássicos de um passado remoto. Cada participante deverá optar a qual título deseja concorrer:

Portal 2

Portal 2 dispensa apresentações: é a obra-prima da Valve até agora, ganhador do "Ultimate Game of the Year" do Golden Joystick Awards, eleito "Best Game" no último BAFTA, "Best Design" no GDC, "Best PC Game" no VGA e melhor jogo do ano pelo Retina Desgastada. Não é pouca coisa. E, se você ainda não tem, pode ser a hora de corrigir este pecado.

Anachronox

Anachronox é favorito da casa e graças ao GOG está finalmente disponível para máquinas modernas. RPG espacial muito antes de Mass Effect usar fraldas e com o bizarro senso de humor que apenas Tom Hall (Commander Keen, Duke Nukem 3D) poderia conceber.

Fallout

Quem escolher concorrer a este prêmio vai, na verdade, levar três jogos: o primeiro Fallout, Fallout 2 e o jogo tático Fallout: Brotherhood of Steel. Para quem acreditava que a saga pós-apocalíptica começava no Fallout 3 pode ser interessante entender como tudo começou.

promo-deus-ex-hr Deus Ex: Human Revolution é o único dos prêmios que eu ainda não joguei. Lançado em 2011, muita gente jura de pé junto que está à altura do primeiro Deus Ex e é um clássico cyberpunk instantâneo. Esta pode ser a chance de tirar suas próprias conclusões.

Como Participar?

Para concorrer aos prêmios, você precisa identificar 10 jogos de PC no vídeo que existe no link ao final das instruções. Cada acerto dará a você o equivalente a dois "cupons". Você não precisa acertar todos para concorrer, mas quantos mais você acertar, maiores serão suas chances. Se você acha que vai ser moleza, é porque ainda não viu o vídeo. A ideia do vídeo foi copiada dos excelentes Super Challenges criados pelo site Neogamer. Se você curtir o desafio, aparece por lá que todo sábado rola um vídeo diferente (só não vale prêmio!).

Tem mais regras. Como eu não tenho tolerância com robôs, caçadores de promoção, espertinhos e outras pragas, existem cláusulas mais complicadas:

  1. Eu me reservo o direito de punir qualquer tentativa de fraude.
  2. Cada usuário/email só poderá participar uma única vez. O IP da máquina também é catalogado, então, se você não estiver conseguindo completar o cadastro, é por que alguém na sua rede já está concorrendo.
  3. Você só pode concorrer a um único jogo/pacote. Escolha com sabedoria.
  4. Não vou me dar ao trabalho de documentar o processo do sorteio, com vídeo no YouTube ou algo assim. Para participar, tem que confiar.
  5. Serão aceitas respostas até as 23:59:59 de 04/04(quarta-feira). O resultado sai na quinta-feira.
  6. Comentar nesta postagem não ajuda, mas um "parabéns" cai sempre bem. Palpites, cola, "pitacos" e chutes serão sumariamente deletados aqui ou no YouTube.
  7. Entrarei em contato com os vencedores por email, para passar os prêmios. Se não houver uma resposta em 48 horas, haverá um novo ganhador, pelo mesmo processo.
  8. Os ganhadores deverão ter uma conta nos serviços de distribuição digital necessários, seja o Steam ou o GOG. É fácil, é grátis e esta é uma boa hora para conhecê-los.

Preparado para identificar alguns jogos? Clique no cartaz abaixo:

Promoção Encerrada! Confira os vencedores e as respostas certas!

Ouvindo: Ian McCulloch - Faith And Healing

40 comentários:

Jimmy666 disse...

Sujiro que você vigie os comentários aqui e no youtube para ter certeza que ninguém vai dar "pitacos".
Quem o fizer também deveria ser automaticamente desclassificado!
Ah sim, parabéns!

Jimmy666 disse...

Uma duvida:São jogos de todas as plataformas ou apenas PC?
Olhando rapidão por cima reconheci um ou dois, kkkkkk!

C. Aquino disse...

Valeu pela dica, Jimmy! Atualizei as regras para impedir "pitacos".

Todos os jogos saíram para PC (e atualizei a postagem e o formulário para deixar claro). Retina Desgastada sempre foi dedicado à plataforma, mas é bom explicar.

Poa Kli-Kluu disse...

Se é pra evitar comentários e 'pitacos', por que não bloquear os comentários nos vídeos do youtube? Assim evitaria qualquer pitaco automaticamente.

Eu achei muito boa essa promoção, Aquino! (: Mas eu infelizmente ja comprou todos os jogos D: Menos Anachronox, o único que não tenho, porém, ja desisti de participar, não faço idéia de sequer 1 jogo dos 10. Esse vídeo é só para os ultra experts. Não sou um deles lol.

Bem, boa sorte pra quem for participar! E mais uma vez, parabéns pelos 4 anos de blog, Aquino! Acompanho ele pelo menos nos últimos 1,5 anos e admito: a qualidade dele é impecável! Um dos melhores blogs de games brasileiros, sem sombra de dúvida!

C. Aquino disse...

Eu não sabia que dava para bloquear comentários por vídeo no YouTube. Valeu pela dica, Poa! Sério que não conseguiu identificar nenhum jogo no vídeo? Será que eu exagerei no desafio? :\

Gyodai disse...

Primeiramente, parabéns! Um cara legal e competente como você merece parabéns sempre!
Quanto à promoção, teve três ali que não identifiquei de jeito nenhum. Quando sair o resultado, eu descobro que raios de jogos são aqueles... hueuhueueuuehuhueueuhue
Será que ganho Anachronox? Será? Será?
Sorte pra mim, e pra todos que estão participando!

RMVALE disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

Poa Kli-Kluu disse...

Sim, eu vi muito brevemente por que não estou em casa, mas hoje a noite eu olho mais atentamente. Mas sim, pelo o que consegui ver, é muito expert, mesmo.

Eu sempre joguei nas mais diversas plataformas e sempre joguei e busquei saber muito sobre games, e mesmo assim não identifiquei nenhum. O que eu acho que esteja acontecendo, no entanto, é que eu não sou muito velho, não tenho sequer duas dezenas de anos, e por isso eu tive pouco contato com os jogos das antigas. Talvez seja isso.

Breno disse...

indentifiquei uns 2 jogos,3 no maximo! Fiquei interessado no FPS estilo Okami apresentado no jogo!

Jimmy666 disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

Jimmy666 disse...

O problema no meu caso é que apesar de ter 32 anos e jogar desde os 9, só recentemente me rendi ao PC...
Enfim, "desafio" é pra ser difícil mesmo.Talvez podia ter incluído alguns jogos mais fáceis no meio pra todo mundo poder participar, mas gostei do nível "nigthmare" do desafio.

Jimmy666 disse...

A entrega dos prêmios da plataforma STEAM será via "gift"?Sendo assim quem já possui os jogos pode guardá-los no inventário do STEAM.

Jimmy666 disse...

Vish...mesmo vendo com mais atenção, só acertei 1 mesmo!

C. Aquino disse...

Jimmy, Portal 2, Fallout Collection e Deux Ex: HR são pelo Steam. Só o Anachronox é via GOG.

Jimmy666 disse...

Blz...
A coisa tá tão feia, que nem o jogo que eu acertei eu conheço...apenas vi que junta dois estilos de jogo e pesquisei no google! :(

Marcos A.T. Silva disse...

Poxa, Aquino, meus parabéns! :)

Que o Retina Desgastada continue por muitos e muitos anos mais. Seu blog fica constantemente aberto em uma aba no meu Chrome.

Adoro seus textos e seu estilo. Recomendo o blog a todos os meus amigos.

Vida longa ao Retina Desgastada! :)

EsquizoDouglas disse...

Meus parabens Aquino! Sempre com materias de qualidade e ja q agora eu comentei, posso pegar os jogos? =] (brincadeira)

Mas curti o desafio, só de ver o fps "estilo okami" no inicio do video ja vi q o desafio é bem cabeludo, exatamente pq sei q jogo é esse. Aquino sadico com os leitores.

Marcos A. S. Almeida disse...

A intenção era de conseguir-mos o menor número de cupons possíveis?Então você conseguiu.Das 4 respostas que dei, 3 eu tenho certeza que acertei portanto 6 cupons garantidos!Mas acho muito difícil alguém acertar todos e compreendo o porque do PKK não acertar nenhum.Parabéns e vida longa ao Retina!

Shadow Geisel disse...

Gostei daquele com um Tubarão no gelo: não faço ideia de que jogo seja;

Aquino, vc avacalhou na dificuldade sim. acho que só identifiquei um jogo,que não vou dizer claro pra não quebrar a regra do pitaco. os outros 9 não tenho a mínima ideia. espero que eu não tenha errado...

Shadow Geisel disse...

Ah, esqueci de dar os parabéns, e continue com o bom trabalho.

Ronaldo disse...

Parabéns pelo aniversário do blog, Aquino. Comemorando ao estilo dos Hobbits, hein? Hehehe

Acho que descobri só três jogos. Já é alguma coisa!

C. Aquino disse...

Se serve de consolo para todos, até agora não teve nenhum jogo que ninguém tenha adivinhado. Também não teve nenhum jogo que todos tenham acertado... De qualquer, no final da promoção a sorte irá dizer quem leva. Tem muita gente que ganha na loteria com um bilhete só e muita gente que gasta uma nota comprando uma cartela de bilhetes e nunca acerta!

(prometo pegar mais leve no próximo...)

estacado disse...

parabéns ai Aquino!
nada de parar o blog hein? agora que desbloquearam ele no trabalho posso acessar sempre hehe

descobri 4 jogos desse vídeo hahaha
o resto não faço a mínima idéia.

Parabéns novamente!

Jimmy666 disse...

Parar o Blog?Nunca vi o blog ter tanta atualização...falta marcar o próximo encontro de KF!

Carlos Wilson disse...

parabens Aquino!!!!

Fagner P. disse...

Parabéns ao Retina Desgastada, espero que continue por mais alguns longos anos. 2 anos frequentando aqui já!

Consegui reconhecer 3 jogos que eu joguei, achei muito facil esses, ta muito na cara. rs

Poa Kli-Kluu disse...

Já que a galera toda está animada, eu proponho um festival!

Que tal fazermos um festival anual do blog, no qual todo mundo se junta no steam, fazemos uma petição pra escolher um jogo multiplayer, quem ja tiver ok, que não tiver compra, e todo jogamos durante 1 ou 2 semanas?! Que tal? Isso faria com que sempre tivessemos jogos novos pra jogar e incentivaria os leitores a manterem contato entre eles.

Podemos até dar um nome pra esse evento, ja que ele vai ser anual! Algo como "Retina Shot Week", acho que seria divertido!

Assim como acho que seria legal se pudessemos organizar eventos pelo menos bi ou trimensais pros leitores, seria divertido! (:

Bem, sugestão feita!

Gledson A. disse...

E ai Aquino, tudo bem?

Antes de mais nada, queria parabenizar você pelo bom e fiel trabalho que tem feito no blog, Retina esta nos favoritos ja...

enfim, por me interessar bastante no video que fez para a promoção queria lhe pedir um favor, depois que a promoção acabar e todo o perigo de "pitacos" também, poderia postar o nome dos jogos para nós???

me interessei por uns 4 jogos que vi no video, mas não sei quais são.

desde ja, agradeço.

Até mais. ^^

João Luiz disse...

parabéns pelo blog aquino, continue assim!

ps. essa coisa é impossível, eu vi o vídeo e desisti, eu acho que só conheço um e olhe lá...

Raphael AirnMusic disse...

Opa, 4 anos já?? Acho que acompanho desde 2009, passou rápido demais

Parabéns pro Retina e que venham mais 4 anos de textos muito bem escritos e matérias/reviews interessantes. =)

Sobre o desafio: Challenge Accepted !! Você já falou tanto de anachronox por aqui eu estou doido pra jogar desde que chegou no GOG. Verei o vídeo em casa pra tentar reconhecer os jogos, mas pelo que o pessoal está comentando, não vou conseguir acertar muita coisa hehe

Poa Kli-Kluu disse...

Com esforço e muito google, consegui reconhecer 2 deles. Isso me dá algumas chances lol

Gyodai disse...

Bom, como eu disse, três ali eu não faço idéia de quais sejam. Achei difícil, mas não impossível. E não diminua a dificuldade não, Aquino. No Hard é mais legal! hauhauuhauauhuahuauhuahuahuauhauh
E eu gostei da sugestão do Kluu. Seria algo semelhante com o que conseguimos fazer com o Killing Floor, já que tem umas coisas que eu gostaria de jogar com gente que conheço. Dungeon Defenders, por exemplo.
Abração pra todo mundo!
E parabéns de novo, Aquino!

Hawk disse...

Identifiquei dois, mas só lembrei do nome - apesar que ainda tenho dúvidas - de um. :(

Desafio hard esse hein. :D

Mesmo não acertando nenhum, também acho que não precisa diminuir a dificuldade.

Nobody_joe disse...

Parabéns, quatro anos é muita coisa quando se fala de blogs.

Gosto muito dos seus reviews focados em PC (coisa rara hoje em dia) e de suas opiniões sobre a indústria.

Lucs disse...

Difícil mesmo.Embora alguns(?) não exclusivos de PC possam facilitar.
Tem uns que até vou procurar mais sobre depois de conhecer o nome.

Alexess disse...

Olá C. Aquino.
Não conhecia o blog (vi no seu comentário lá no Neogamer), mas os textos parecem ser bem bacanas, vou acompanhar.
Parabéns pelos 4 anos.

Quanto ao desafio realmente está casca grossa. No início só identifiquei 2 jogos. Só depois de um tempo (e de muito trabalho) consegui identificar 8 :D

Como só faltam 2 vou tentar descobrir até o final da promoção (não é nem pela premiação, mas sim pelo desafio).

Fiquei interessado nesse FPS estilo Okami (já descobri o nome, pena que não vende no GOG) --- Ops! Espero que isso não seja considerado uma dica...

C. Aquino disse...

Obrigado a todos pelos parabéns! Ninguém ainda acertou todos, mas a taxa de acertos está muito boa. Podem ficar tranquilos que todos os jogos serão revelados e comentados depois do encerramento da promoção.

NevesZerg disse...

Tenho 37 anos e achei que ja tinha jogado de tudo. Só uma curiosidade, voce jogou todos eles Aquino? Da lista so joguei o clipe 5. e joguei muuuuuito.

C. Aquino disse...

Joguei metade deles, em diferentes níveis de dedicação, e os outros foi de ouvir falar.

JC disse...

Parabéns pelo níver do blog Aquino. E pelo desafio...caramba...vc misturou jogos pouco conhecidos com um jogo novo-retrô e outros que provavelmente não são lembrados nem pelos desenvolvedores!^^ Devo ter acertado 3 dos 4 que respondi.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity