Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

6 de março de 2012

Colunismo Social

Encontro de Titãs

Markus "Notch" Persson, o criador de Minecraft, é uma das figuras mais icônicas na indústria dos jogos eletrônicos atualmente. Ele dispensa apresentações, seja pelo talento demonstrado ou pela generosidade para com os companheiros no ramo. Eis que ontem, ele tuitou um momento de descontração aparentemente inocente:

Acabei de jantar com (em ordem asciibética) @242_girl, @br, @JahKob, @jeb_, @romero e @ThatTomHall. Foi legal.

O que, a princípio, pode parecer mais uma celebridade narrando sua vida para os paparazzi de plantão, na verdade pode esconder uma conspiração de proporções épicas. Afinal, quem são estes convidados que se sentaram em volta de uma mesa para jantar com Notch?

  • @242_girl é Jenny Thornell e nada se sabe sobre ela. Inclusive, ela sequer gosta de jogos eletrônicos!
  • JahKob e @jeb_ são respectivamente Jakob Porser e Jens Bergensten. O primeiro é um co-fundador da Mojang, empresa de Notch, e atualmente trabalha em Scrolls, o novo jogo da Mojang. O segundo foi um dos programadores de Minecraft e agora está em outra empresa. Ambos do círculo de amigos de Notch.

Agora, começa a ficar interessante...

  • @br é Brenda Brathwaite e ela já fazia jogos quando o próprio Notch ainda usava fraldas. De fato, ela começou em 1981, aos 15 anos de idade. Trabalhou por 18 anos seguidos na série Wizardry, ajudou a criar a franquia Jagged Alliance e depois foi para a Atari trabalhar com Dungeons and Dragons. Seu nome aparece nos créditos de 22 jogos.
  • Daikatana @romero é o infame John Romero, um dos fundadores da id software, designer de Quake, Doom e Wolfenstein. Saiu da empresa para fundar a finada Ion Storm, onde produziu o catastrófico Daikatana e ficou conhecido por jogar dinheiro pela janela (figurativamente). Desde o fiasco de Daikatana, aguarda o perdão da comunidade de jogadores e uma oportunidade de retornar aos holofotes. Seu nome aparece nos créditos de 107 jogos.
  • @ThatTomHall é Tom Hall, outro dos fundadores da id software. Saiu antes de Romero e foi parar na 3D Realms, onde ajudou a produzir Duke Nukem 3D. Foi convidado por Romero a ir para a Ion Storm e criou sua obra-prima: Anachronox. Seu nome aparece nos créditos de 46 jogos.

Brathwaite, Romero e Hall estão juntos na Loot Drop, uma empresa independente que desenvolve jogos para o mercado de celulares e redes sociais, depois de um longo e injusto ostracismo. Então, fica a pergunta: o que reuniu estes veteranos do passado com  Notch e sua turma? Os dois times estão presentes no GDC 2012 (Game Developers Conference), mas será que tudo não passou daquela velha história de "eu adoro o seu trabalho, deixa eu pagar uma bebida para você"? Ou será que rolou alguma proposta de negócios?

Segundo Hall, o jantar se estendeu até 3:30 da manhã. Segundo Notch, a guacamole estava ótima. Mas ninguém fala nada sobre o que foi discutido entre vinhos e risos...

Ouvindo: Coil - Amber Rain

11 comentários:

Shadow Geisel disse...

Um dream team desses bem que poderia estar bolando um clássico moderno, do naipe de Shadowrun ou Fallout. a vaga de grande jogo de RPG está vaga (desculpe, Skyrim, mas não foi dessa vez). esse gênero tá precisando de um representante à altura. vamos torcer para que não tenha ficado apenas na guacamole...

Breno disse...

Ainda me lembro nas discussões acaloradas sobre RPG nesse blog,que Shadow dispensava as minhas opiniões sobre Skyrim pelo simples fato de eu não ter jogado o jogo! Lembro também que ele dizia no blog dele que Skyrim era arte,hehe!Desculpe Shadow mas dessa vez vc ficou parecendo um autentico jornalista de jogos!

Quanto a noticia,minha reação é meh!hj em dia a coisa parece tar tão decadente que agente cria hype só com ideias e rumores!So vou me dar ao direito de me excitar(no bom sentido)quando eu ver algo realmente concreto!

A proposito,de qual Shadowrun falas Shadow?existem 3 jogos que é o adventure do Snes,o RPG do Megadrive e o Shooter Online!

Shadow Geisel disse...

Nossa! O Breno leu meu post do Skyrim. Sem comentários. rsrsrs
Ainda considero Skyrim como uma obra de arte, sim. não me lembro de ter dito, em nenhum post, que achava Skyrim o salvador do gênero. se você realmente leu meu psot, deve se lembrar que eu afirmei, mais de uma vez, que não achei Skyrim tão bom quanto pensei que seria, e que o Oblivion é um jogo beeeeem melhor que ele.
Falo do Shadowrun do SNES, pois foi o único que tive a oportunidade de jogar.

Shadow Geisel disse...

nota para Breno: se você acha que eu me "maravilhei" com o jogo só porque era novidade, fique sabendo que eu só não estou jogando ele por falta de tempo. Skyrim é um jogo muito bom. estou com mais de 100 horas nele, mas só posso jogar no fim-de-semana. estou querendo completar mais coisas no jogo para fazer um review definitivo sobre ele. e sim, ainda acho um absurdo falar de algo que não conhece.

Jimmy666 disse...

Esse tal de Steam workshop do Skyrim é uma maravilha!

Breno disse...

"ainda acho um absurdo falar de algo que não conhece".

Mas eu nunca disse uma opinião definitiva sobre Skyrim,apenas quis colocar uma opinião que desafiasse o conssensso de jogo revolucionario nota 1000|10 !!E tudo(ou quase tudo) que falei sobre Skyrim é factual!

Deixando as farpas de lado, eu li o seu review supremo de FO3,e vc até que ganhou o meu respeito! O review não é perfeito,mas´ta muito acima da media do que se ve nos blogs nacionais!Chega até a ter alguns pecados,como comparar a jogabilidade de Diablo com o primeiro Fallout,e a propria inexperiencia pessoal sua que não conseguio jogar os antecessores para ter uma base comparativa(uma dica: não desista dos classicos,quem sabe vc acaba percebendo porque os oldtimers criticam tanto o FO3),mas ainda assim,é bem melhor que reviews pateticos como o do UOL jogos ou gamerview! Aquino se tiver lendo isso eu recomendo favoritar o blog de Shadow! Bem melhor que blogs me diocres(cof,Re:games,cof,se bem que vc parece ter daado um ninja edit nele)!

C. Aquino disse...

Breno e Shadow, finalmente o Mais um Blog de Games aparece na lista de links na lateral do blog! Era uma injustiça que agora foi corrigida.

Sobre a saída do Re:Games, atendi uma solicitação do Fábio Sooner... https://twitter.com/#!/regames/status/177230646975021056

Shadow Geisel disse...

Breno, vindo de um cara chato e ranzinza como você, significa muito pra mim os seus elogios. rsrsrsrsrs
agora, falando sério, concordo totalmente com o seu ponto de vista de que é melhor ser crítico demais com uma coisa do que ser condescendente demais.
não desisti do fallout original. esse jogo, mesmo tendo anos de idade, consegue me cativar e me hipnotizar de uma forma que você nem imagina. quando falei sobre o Diablo, quis dizer que nesse jogo usar o mouse é fácil, diferente do fallout (que é mais "velho" e, portanto, deveria ter uma interface mais amigável). mais uma vez, fico lisonjeado pelas críticas positivas. um abração.
nota: provavelmente, o Aquino não tinha colocado o meu blog nos favoritos por querer me testar. um cara que cria um blog e fica enchendo o saco de outros blogueiros para ser "apadrinhado" não deve ser lá um exemplo de alguém que tem muita opinião própria para dar. mas é só uma teoria.

Aquino, obrigado pelo inserção do blog. Admiro muitos você (profissionalmente, claro) e gosto da qualidade dos seus textos. até a próxima.

Shadow Geisel disse...

Nota: comprei o FAllout Trilogy (Fallout 1, 2 e Tactics) por uma loja chamada Aikade. fiz a compra no começo de janeiro e ainda não chegou. quero jogá-lo para conhecer mais essa série (da qual eu gosto tanto) e poder, futuramente, fazer um "meu review supremo do fallout" (sem o 3).

Breno disse...

Fabio mais uma vez provando ser um autentico manchild! Sera que todos os "Trolls" que criticam seus artigos de gosto BEMM duvidoso saem desse blog? Bom talvez saiam(se for apenas eu,mas ai eu ja sei como chegar no blog dele então ele teria que pedir pro google para deletar o blog dele),mas como ele acredita que só os outros tem defeitos ele utilize essas atitudes infantis! Mas isso é o que da agir de ma fé,uma hora a merda acerta o ventilador!

Shadow: Ei,não fique se achando,rsrs! Uma dica que eu lhe dou na hora de escrever artigos é a verificação factual! Por ex. no seu post de Kingdons of Amalur Vc disse que Wizardry é uma serie autenticamente japonesa,quando na verdade essa serie veio do ocidente(veja aqui http://blog.retinadesgastada.com.br/2011/03/antes-de-diablo-wizardry-101.html).
Quanto a comparação com FO e diablo no quesito interface,Diablo é mais simples,mas será que não seria porque o jogo é mais simples em termos de complexidade? No mais,procure ler o Manual de FO para ter uma ideia de como o jogo funciona,isso pode te ajudar bastante!

Shadow Geisel disse...

Breno, eu bem que tentei ler o manual do FO, mas as explicações dos atalhos não ajudaram muito. quero a cópia original do game pra ver se ajuda, tipo tutorial.
não tô me achando, é que às vezes é bom ter um pouco de reconhecimento. não como o Aquino, que consegue prender o leitor até quando o texto não é do interesse dele, pois não sou escritor ou jornalista. se meus textos são bons, é porque tenho o mínimo de respeito pela língua portuguesa e porque escrevo sobre jogos que tenho certa sintonia e experiência. quanto aos fatos, tento não cometer erros, mas é impossível saber de tudo, mesmo com uma ajudinha do Google. e outra, eu não disse que o Wizardry era nipônico: "E, não por coincidência, Wizardry é um legítimo representante dos JRPGS, tão conhecidos pelas altas doses de dificuldade e burocracia até para realizar..." falei que ele é um representante pelo estilo de jogabilidade e dificuldade.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity