Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

1 de fevereiro de 2012

Sobre Livros, Oscar e iPad

(Publicado simultaneamente no Gemind)

Onde começam e onde terminam as fronteiras entre as mídias? Entrando na segunda década do século XXI, a divisão entre o que é livro, o que é desenho, o que é jogo, o que é aplicativo, se perde e se mistura para produzir uma nova arte para novos tempos. The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore é sobre livros e a paixão da literatura. Também é um curta de animação indicado para o Oscar 2012. Também é um jogo disponível na loja de aplicativos da Apple. The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore é Arte para novos tempos.

Ultrapassando mídias, o curta-metragem também mistura técnicas, como uso de miniaturas e marionetes, animação por computador e animação clássica em 2D. Sem falas ou legendas, o curta consegue a universalidade ao contar a história de um homem e sua paixão pelos livros, pegando inspiração no cinema mudo, no humor silencioso de Buster Keaton e também nos musicais, como O Mágico de Oz. O resultado final ganhou uma merecida indicação ao Oscar de Melhor Curta Animado.

Flying Books

O aplicativo para iPad nasceu por acaso. A princípio, o Moonbot Studios iria desenvolver apenas o curta-metragem, mas uma apresentação do tablet da Apple poucos meses após o início do desenvolvimento fez a equipe mudar seus planos. The Fantastic Flying Books of Mr. Morris também ganharia uma versão interativa para o novo aparelho. Com o iPad, o leitor/participante/espectador pode reparar livros, aprender piano, navegar no furacão e se perder no mundo virtual da leitura. Lançado em Maio do ano passado, em Julho já ocupava a primeira posição na lista dos aplicativos mais vendidos nos EUA e foi eleito um dos “Top New Apps for the iPad” pela Apple.

App Não por acaso, o estreante Moonbot Studios já está sendo chamado de “a Pixar da era iPad” (The Atlantic). Fundado por William Joyce, Lampton Enochs e Brandon Oldenburg, o pequeno time de mentes criativas tem um currículo invejável. Joyce é ilustrador e escritor de livros infantis, com mais de 50 títulos publicados e três prêmios Emmy por adaptações de seus trabalhos. Joyce também criou alguns personagens para Toy Story e Vida de Inseto, da Pixar, além de ter trabalhado como produtor executivo de Robôs e Família do Futuro, inspirados em suas ideias. Enochs é um veterano produtor da indústria do cinema e da TV, já trabalhou para o Disney Channel e ABC  Family mas também é responsável por filmes duvidosos como Tekken e Madrugada Muito Louca 2. Oldenburg é um Diretor Criativo especializado em efeitos especiais e design que já passou pela Pixar, Dreamworks e Blue Sky Studios. Inicialmente, tinha sido escalado para ser um dos responsáveis pelo show de retorno de Michael Jackson e recusou o convite da Moonbot; quis o destino que ele se juntasse aos outros dois.

Talvez ainda seja cedo para falar, mas o The Times britânico profetizou: “Não é inconcebível que, em algum ponto do futuro, uma pequena história infantil chamada 'The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore' será lembrada como um dos mais influentes títulos do início do século 21″. Não. Não é inconcebível. As fronteiras caíram. A narrativa está livre.

Flying Books

Ouvindo: Colony 5 - Plastic World (Amplifier Remix)

Um comentário:

Raphael AirnMusic disse...

Muito bacana esse livro interativo. Demos uma olhada nele para um estudo da pós sobre quadrinhos interativos e o futuro dessa mídia.

Correndo o risco de parecer propaganda, deixo o link do projeto com nossa proposta final para quem quiser olhar como ficou:
http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/7789

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity