Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

8 de fevereiro de 2012

Despedida e Galhofa

Pela segunda e última vez, o Gamerview anunciou o encerramento de suas atividades: "Hoje o Gamerview encerra oficialmente as suas atividades. Agradecemos à todos os envolvidos, os parceiros, e especialmente vocês!". Ao contrário da despedida anterior, esta é mais dura, mais definitiva. Acabou mesmo. A sobrevida do conteúdo será até o final do ano, depois o oblívio: "O site permanecerá online até dezembro de 2012, com 100 colunas e 128 podcasts". Se em agosto do ano passado, o anunciado término era tão somente um sinal de uma alteração drástica em sua proposta, para se focar exclusivamente em podcasts, uma estratégia equivocada no meu entendimento, desta vez ficou claro que o projeto não decolou. Apesar do visual moderníssimo, da assiduidade das gravações, da criação de um media kit para atrair anunciantes, da arrancada em direção à profissionalização do site, das parcerias conquistadas, a meta, fosse qual fosse, não foi atingida e o fim chegou. Visite enquanto pode.

Gamerview

É triste ver uma fonte de conteúdo desaparecendo. Talvez você não goste da linha editorial do Gamerview, talvez você não curta podcasts (como eu, confesso), talvez você não concorde com tudo que o excelente colunista Alexandre Taú escreva, mas qualquer fim é uma vitória do silêncio e da falta de debate. O arquivo de análises de jogos de PC do Gamerview vai continuar hospedado por aqui e, depois de dezembro, será o último resquício do site na internet.

Gamesfoda Enquanto a "blogosfera gamer" segue em sua rota de auto-destruição, um sopro de bom-humor e bons serviços aparece no surgimento do site oficial do Gamesfoda. Para quem não conhece o misterioso personagem, vale dizer que ele nasceu no Twitter, ganhou espaço na EGW, criou um Tumbler e agora, finalmente, tem seu próprio cafofo para fazer graça deste meio que nós acompanhamos. É difícil produzir humor que me faça rir e posso assegurar que 95% do que existe na TV ou no cinema produz o efeito oposto em mim. Mas não o Gamesfoda: esse cara é um gênio disfarçado de piadista que consegue arrancar gargalhadas e ao mesmo tempo falar de jogos. Seja bem-vindo ao recreio, camarada!

Ouvindo: Collide - Inside (External Mix)

37 comentários:

Leonardo disse...

É triste mesmo cara !

Breno disse...

Eu não acho triste! Eu danço no caixão de sites mediocres que deixão de existir! Oxala esses sites mediocres fechassem as portas um a um,iria restar uma infima quantidade de sites de games,mas que pelo menos iria se preservar o pensamento critico,ao invez de se diluir na mediocridade da internet!

Eu ainda não entendo o que te motivou a hospedar os reviews da Gamerview Aquino!Va la um artigo ou outro do Alexandre,mas aqueles reviews são amadores ao extremo,e tão rasos quanto qualquer review mainstream que se pode encontrar pela internet!

E esse site do gamersfoda é meio complicado,vive travando meu IE!

Vinícios Duarte disse...

Olá Aquino.

Grato por, mais uma vez, falar do Gamerview em seu blog. É uma pena para todos nós ter que parar o projeto e seguir com a vida. Eu sempre acreditei na proposta, mas me deparei com uma série de dificuldades (além da costumeira falta de tempo). A real é que o mercado de games não ajuda muito... As assessorias são falhas, os lojistas não investem exceto em anúncios baratos em revistas, e por aí vai. É um mercado que tem muito a crescer ainda. Como mencionamos no GamerSpeak #100, ninguém bota grana no seu site pela qualidade de seu conteúdo, mas sim pelos números. Um número que começa a ser atraente à partir da casa dos 400 mil acessos/mês. O Gamerview bateu a casa dos 80 mil em seu ápice, durante a E3 de 2010. Até tivemos anúncios pagos, mas nada que pagasse nosso real trabalho.

Este foi um dos motivos para mudar o formato do site, para publicar apenas podcasts. Um risco que assumi - e sim, me fez perder público - para conseguir continuar com o site no ar trabalhando menos nele. E deu certo. Mas, por outro lado, eu continuei sem anunciantes de peso. Mesmo adorando gravar podcasts, logo me vi obrigado a parar de novo. Hoje sou casado, quero chegar em casa e ver um filme, jogar um game, sair pra jantar fora, enfim... não ter que trabalhar de novo depois de passar o dia no emprego. O Gamerview me tirava esse descanso. Se ao menos houvesse grana por trás, eu o faria com o maior prazer, pagando uma equipe para me ajudar diariamente. Mas trabalhar de graça? Não dá mais... Prefiro deixar isso para as outras dezenas de blogs/sites de games que surgem toda semana - aumentando a bola de neve da citada "blogosfera gamer".

Um grande abraço.

P.S. - Breno, faz um site de games aí. Só não reclama depois dos comentários haters ;)

Carlos disse...

era previsível. Não guardo tanto rancor ao ponto de dançar na cova deles ☺ . Sim, muito dos integrantes eram amadores e não vejo problema com isso, cada vez mais estou me distanciando de “grandes portais” e lendo meia dúzia de blogs amadores (?!) (como retina desgastada).

Concordo que seria ótimo o fechamento de sites medíocres, mais é justamente a mediocridade que vende. Quem tenta algo diferente, de forma amadora ou não, corre um grande risco de não dar certo. Como Vinicius disse, infelizmente o que importa é números e não qualidade. Mesmo que exista um site com o selo-Breno-de-qualidade na pagina principal, o site vai fechar caso não tenha números de acesso.

Enquanto isso, sites ControlC+ControlV+”apologia à pirataria” estão cada vez maiores. Incrível como esse tipo de sites rende acesso. Crie qualquer site com noticias de: (i) relatório semanal de vendas no Japão, (ii) nota do jogo que saiu na Famitsu (ninguém ler o review da Famitsu pq não sabem japonês, mais todo mundo quer saber da nota da Famitsu) e (iii) preço das ações da Nintendo e Sony (todo gamer brasileiro tem dinheiro investido nessas empresas). Vai render horrores de cliques ao mercado livre. Ah, essa dica vale para qualquer país. Valeu mais o site fechar e morrer de forma digna do que torna-se mais um grande portal repetidor de notas da Famitsu.

Sobre o conteúdo, gostava muito dos reviews de alguns dos integrantes. Gostei MUITO dos podcasts, apesar de sentir uma leve queda no ritmo no ultimo ano e de não ter gostado com um dos novos integrantes (em podcast, basta um integrante chato/boçal para estragar tudo :P ). Adorava os textos de Alexandre, apesar de discordar de alguns e até bater boca nos comentários. No fim, com o fechamento do site, lamentei mais do que dancei.

ahhh, Fist!!!!!

Breno disse...

Vinicios: Quisera vcs ter "haters" como eu,pois assim quem sabe vcs aprenderiam alguma coisa basica sobre o campo que vcs abordavam! O que vcs me explicam dos reviews amadores(onde eu desconstrui boa parte deles no post preservar e proteger do Retina)que mal pincelavam os aspectos basicos dos jogos que vcs "criticavam",alem de terem erros factuais gritantes.Eu até acho que foi por isso que nem vcs quiseram preservar esse conteudo de tão lixo que é!

Breno disse...

Carlos:A existencia de sites merdas não justifica a existencia de sites menos merdas ou mediocres! Eu até sou Ok com pessoas amadoras desde que saibam escrever e não fiquem falando informações enviesadas como se fosse FATO,o que muitos dos resenhistas la faziam,como por exemplo comparar a mecanica de um jogo com o antecessor e dizer que houve uma evolução mesmo sem eles terem jogado ou lido qualquer informação sobre o jogo anterior!Excesso de hype tambem era comum lá! Eu mesmo acho que o melhor colunista lá era o Alexandre(embora isso não queira dizr muito)mas mesmo ele cometia certas grocerias em relação aos fatos!

Breno disse...

Ah sim Vinicios... Foi vc que fez a resenha de Batman:AA nãe foi? De uma olhada nesse link e veja uma opinião bem mais interessante,mesmo que questionavel:
http://insomnia.ac/reviews/xbox360/batmanarkhamasylum/

O review do site acima vai bem alem da lista de features e critica de apenas uma linha que vc fez na sua resenha! Mesmo que eu não concorde 100% com o que estava escrito naquele site,ao menos posso dizer que a leitura é bem mais interessante!

Carlos Wilson disse...

Breno, “comparar a mecanica de um jogo com o antecessor e dizer que...” você se refere ao review de Fallout 3, isso?? :)

Aqui no RetinaDesgastada li um texto (da excelente série Antes de Diablo), sobre Ultima, que Aquino se equivocou e disse uma “verdade absoluta”. Como me considero um leitor que comenta esporadicamente, não fiz um comentário corrigindo nem criticando o texto. Não foi por esse motivo que deixei de ler o RetinaDesgastada (no dia que os leitores começarem a escrever “fist” nos comentários eu deixo de ler, ehehe)

Como disse no final do meu outro comentário, concordo que tinha algumas noticias hype, reviews que não gostava, alguns textos do Alexandre que não concordava e integrante de podcast (um) que não ia com a cara. A qualidade do site passou longe da perfeição unânime. Contudo, me sinto livre em apontar os erros sem desmerecer o trabalho e os pontos positivos que encontrei no projeto de Vinicios. Na critica é importante ponderar os pros e contras.

Como também só apontei os pontos negativos no outro comentário e também não comentei nada no próprio site do Gamerview, deixo aqui no Retina meus agradecimentos pelas dezenas (senão centenas) de horas gastas ouvindo um podcast descontraído enquanto estive no trânsito ou viajando pela estrada. Pelos textos ácidos de Taú. As piadas de Zabeto. As sugestões de jogos que, a principio não tinha o menor interesse e depois do podcast comprei e fiquei viciado ate hoje (Borderlands?!) e valeu pelo código da nuuvem, fiz uma festa com esse código, ahaha :D ainda faço um crtlC+crtlV dos agradecimentos no site do GView

Breno disse...

Carlos Wilson(pensei que vc fosse o Deputado que tinha morrido,hehe).Não é só apenas o fato da resenha ter um erro factual que eu deixei de ler a gamerview! Também é pelo fato dos reviews serem genericos ao extremo,como se fossem tradução de critica estrangeira(gamevicio?),e muito do conteudo extra não ser do meu interesse. O review do site insomnia que eu citei também apresenta um erro factual quanto a descriçao do combate em Batman(provavelmente um dos resenhistas só jogou na dificuldade normal),mas o texto é bem mais interessante de ler,e também abrange mais defeitos no jogo do que a critica simploria que Vinicios fez!P.ex. eles citam as batalhas tediosas contra os chefes de fase,alem da facilidade com os puzzles do charada e a inteligencia artificial retardada,enquanto que o Vinicios só faz elogios!

E ainda bem que eu não segui as recomendações da Gamerview,se não hj em dia eu não estaria jogando Thief e Anachronox!

Vinícios Duarte disse...

Breno:

Você poderia citar coisas básicas que nós não abordamos? Ou explicar por que nossos reviews eram amadores? Fiquei curioso agora... Não sabia que tínhamos tais obrigações.

Como eu disse, abra um site, dê o seu ponto de vista e seja feliz. Denegrir o trabalho dos outros é fácil... E não, eu não lamento você não gostar do Gamerview. O que lamento é ver você defender seus argumentos como se fossem a única verdade do mundo, o correto, o ideal, esquecendo que análises são opiniões pessoais com base em uma experiência de jogo. Não existe certo ou errado, apenas análises menos/mais detalhadas ou menos/mais parciais. Cada editor tem seu jeito de escrever, de pensar. Cabe ao leitor escolher o editor que mais lhe agrada / pensa igual.

Eu, particularmente, não gosto de escrever análises extensas e super detalhadas por um simples fato: brasileiro tem preguiça de ler textos grandes. São raras as excessões. Com a velocidade da informação na internet, o público prefere ler textos curtos, direto e reto. Eu descobri este fato pelo Google Analytics, com um dado chamado "Tempo médio no site". Se a sua média é abaixo de 3 minutos, significa que o leitor não está lendo seus textos por completo.

A propósito, li a análise gringa do Batman AA e bem... Descer a lenha no jogo é o que você considera uma análise interessante? Pois apesar de concordar com os pontos negativos, eu não tive a minha diversão comprometida e preferi escrever uma análise mais passional. É tudo uma questão de ponto de vista, de experiência, de opinião. "Amadora", como você diria.

Henrique Berthier disse...

O cidadão gostaria de um site técnico sobre games, criado por game designers que jogariam o mesmo jogo por 1 mês e, só então, criariam artigos de 10 páginas detalhando as falhas com palavras difíceis e jargões de estúdios.
Gerar conteúdo cult nunca foi a proposta do site. A proposta sempre foi trazer a informação clara e facilitada para o gamer comum que quer ler uma simples opinião sincera de um redator qualquer, sabendo que a mesma não é influenciada pela mídia devido a investimentos externos.
Breno, pega esse tempo livre que você possui para fazer críticas dignas de desocupados haters e crie um site profissional que consiga se sustentar trazendo toda essa qualidade Brenística que simplesmente esquece que na vida do jornalismo/publicidade existe algo chamado "público alvo".
Gamerview era um site sobre entretenimento, não sobre game design. Vá ler algo à là Gamasutra e pare de encomodar quem trabalha de graça para a alegria de alguns e ainda tem que ouvir desaforo de pessoas que sequer tem a coragem de botar cara a tapa.

Carlos Wilson disse...

Breno, realmente você desenterrou o Deputado, ahahahaha. Ja sei que você de de pernambuco. Realmente, Thief e Anachronox são dois grandes jogos mais não se encaixa no perfil do Gamerview que aborda jogos atuais. Mais por curiosidade (sem ironia), qual site não-blog de jogos você recomenda?!

Breno disse...

Carlos Wilson: Qual o erro que vc viu no artigo do Aquino,so por curiosidade! Eu recomendo sites como o Insomnia.ac(com muitas ressalvas),rpg codex,NMA e o Retina.

Henrique e Vinicios:

Sofisma n° 4563231: Se vc critica,por que não faz melhor? Eu não tenho interesse em criar um site de jogo,nem me acho particularmente inteligente,mas não me nego de criticar algo de errado!E por favor,não interprete errado Vinicios,eu não estava falando de opiniões subjetiva e sim de comprovação de fatos o que vcs tanto falhavam em fazer. Analogamente seria como vcs afirmarem que o ceu é verde,que o holocausto não existe,etc..

E não é só no fato dos gringos desserem a lenha no jogo que eu acho eles superiores a vcs e sim pelo fato de eles abordarem os defeitos que vcs sequer mencionaram!Um mundo de diferença,não acha!

E pelo que vcs afirmaram,eu ja me convenci! Vcs tem como publico alvo o leitor ineducado e retardados em geral(ainda sim erros objetivos não é desculpa)! Pra que sentir orgulho/defender disso! é exatamente esses tipos de sites que eu quero fora do ar!

Breno disse...

Digo e repito: O fato do conteudo ser light não da desculpas para erros editoriais! Por que vcs não admitem que o editorial era light e a comprovação de fatos também era light(quantos eufemismos hem,bem vindo ao mundo do politicamente correto)!

Henrique Berthier disse...

Fazer críticas não é o mesmo que demonstrar a fúria de um pré-adolescente revoltado pelos sites não apresentarem o conteúdo da forma que o mesmo deseja.
Nosso público alvo são gamers que tem nos jogos um lazer extra, não a base concreta de suas vidas. Aquela simples paixão pelo entretenimento alimentada após árduas horas de trabalho ou estudo.
Sinceramente, opinião de revoltado/mimado eu não levarei em consideração. Principalmente se a comparação vier com sites gringos, de um universo onde o dinheiro e apoio ao blogueiro/jornalista é muito maior e a informação é facilitada.
A mídia gringa recebe e bem para escrever. Enquanto eles estão sendo pagos para encontrar erros nos jogos, estamos pagando para descobrir se o jogo, apesar dos erros, vale a pena ser jogado por nossos leitores/ouvintes. Tudo isso após nossa cansativa jornada de trabalho que normalmente nada tem a ver com games.

Então, sinceramente, me perdoe se achei toda a sua crítica arrogante e babaca, mas eu realmente acredito que ela seja. Se é com esse tipo de "apoio" que você acha que a mídia gamer nacional vai evoluir, eu posso apenas sentir pena.
Aliás, se conseguir me mostrar um site que consiga sobreviver e seja do jeito que você gosta, aqui no Brasil, por favor indique para todos os leitores deste blog. Informação não foi feita para ser guardada e sim compartilhada, não é mesmo?! :)

Willian K. Issayama disse...

O Breno Diz tanto que o Gamerview possuía artigos amadores, que seus integrantes eram amadores, blablabla?
Mas os seus comentários ou pseudos texto são oq?
Se vc não consegue ser firme ao criticar o gamerview, imagina escrevendo textos, análises ou mesmo participando de um podcast. Vc não passa de um ser medíocre, frustrado por não possuir competência para administrar um site do porte do gamerV

Vinícios Duarte disse...

Breno: "Vcs tem como publico alvo o leitor ineducado e retardados em geral"...

E é aqui que eu paro definitivamente de me importar/responder os seus comentários. O que ocorreu no Gamerview, durante seus quase 3 anos de vida, foi exatamente o oposto. Conseguimos formar uma base de leitores/ouvintes extremamente educada, que sabe respeitar opiniões (mesmo ao discordar de algo). Nada de "first" ou comentários que não acrescentam nada. Entra no Gamerview e confere você mesmo... Depois acessa QUALQUER outro site de games e veja se o público respeita os editores e suas opiniões.

Willian K. Issayama disse...

terceira vez tentando comentar...

O Breno Diz tanto que o Gamerview possuía artigos amadores, que seus integrantes eram amadores, blablabla...
Mas os seus comentários ou pseudos texto são oq?
Se vc não consegue ser firme ao criticar o gamerview, aliás não possui ao menos um argumento real e palpável, imagina escrevendo textos, análises ou mesmo participando de um podcast. Vc não passa de um ser medíocre, frustrado por não possuir competência para administrar um site do porte do gamerview. Para conseguir ser um redator como vc mesmo diz medíocre tem que melhorar muito.

Vinicius, agora entendi porque o Breno possuí tanto ódio do Gamerview. O cara mandou um texto para tentar fazer parte da equipe de redatores "amadores" do Gamerview e vc rejeitou né. Pq o cara escreve e possui argumentos igual ao moleque no primeiro ano. Por isso ele possuí tanto ódio assim...

C. Aquino disse...

Primeiro de tudo, Breno, pega leve. É sempre chato para quem participou de um projeto por vários anos ter que fechar as portas, então, não é o momento para críticas cáusticas. Eu defendo que se o Gamerview tinha alguns defeitos (incluindo algumas análises frágeis), suas qualidades superavam os problemas e, para mim, eles farão falta no mercado.

Carlos, eu estou me rasgando de curiosidade de saber qual foi o equívoco que cometi ao falar de Ultima e gostaria MUITO de me corrigir. Não fique acanhado de apontar erros factuais, problemas de ortografia ou debater as opiniões. O espaço está aberto.

Vinicios e Henrique, agradeço a visita e desejo muito sucessos em seus caminhos daqui para frente. Peço desculpas pelo stress do "troll residente", mas posso garantir que o Breno é boa gente, ainda que exalte e escolha mal as palavras com certa frequência.

William, vamos tentar não partir para ofensas pessoais, por mais que os ânimos se elevem, ok?

Willian K. Issayama disse...

C. Aquino me desculpe, minha intenção não foi baixar o nível.

Breno disse...

Até agora eu só vi comentarios ad hominem, bawwwwning e saidas pela tangente por parte de vcs enquanto ninguem consegue rebater as criticas que eu fiz ao site. O Henrique já deve ter assumido que o processo de resenhas de lá é jogar 10 minutos o jogo e postar o review! O que vcs queriam é que o site fosse rentavel,o que felizmente,pelo menos para mim,não foi(vcs deveriam ter umas lições com o pessoal do gamevicio para atrair publico,hehe). Agora Vinicios é engraçado,ele mesmo que inferio que seu público é retardado(afinal, brasileiro não le) e depois fica dando uma de ofendido!

Continuem negando os fatos fechando os olhos,que é bem divertido!

Agora pra quem quiser ler as criticas que eu fiz as reviews(não as considero brilhantes,mas desafio vcs a rebatelas)segue o link:

http://blog.retinadesgastada.com.br/2011/10/preservar-e-proteger.html

Breno disse...

Só uma ressalva: Eu tenho horrores a midia de jogos internacional,e realmente me frusta o fato da midia nacional ser tão pior. Duplamente me frustra o fato de VCs admitirem isso e achar normal! Parem de justificar os erros com eufemismos,admitam que pisaram na bola em determinados momentos, Aceitem isso e absorva como experiencia!

Breno disse...

Tinha me esquecido de um sofisma: EI cara ,nosso blog é sobre games,pra que tanto perfeccionismo com Editores, checagem de fatos, resenhas, etc...

Carlos Wilson disse...

Realmente ficou tenso a conversa aqui...

Aquino, vou resgatar da minha memória e pesquisar a referência. Não era nenhum erro grave. Farei o comentário no proprio texto.

Breno disse...

"Se a sua média é abaixo de 3 minutos, significa que o leitor não está lendo seus textos por completo."

Na epoca que eu acessava o Gamerview, era exatamente isso o que acabava acontecendo,mas não pelo fato de eu ter problema de atenção curta e sim pelo fato do site estar estagnado e ter pouquissimo conteudo de qualidade!
Quem sabe não era isso o que acontecia com os demais brasileiros preguiçosos! A regra é bem simples: Conteudo interessante,mais tempo de visita no site!

C. Aquino disse...

O tempo médio de permanência no Retina Desgastada é de 1:25 minuto...

Shadow Geisel disse...

não concordo com essa regra de texto longo ser menos lido. se fosse assim, acho que eu não estaria lendo o Retina até hoje rsrsrs. no meu blog, curiosamente, o texto mais acessado é o mais longo (cerca de mil acessos). não entendo muito de blogs,até mesmo mesmo porque não procuro muitas novas fontes de leitura, mas acho meio triste ficar sabendo de um site com a notícia de seu encerramento.

Breno, seria bem interessante ver todo esse ódio canalizado para algo que gerasse conteúdo. por algumas coisas que você diz, dá pra perceber que, se você não é nenhum expert do assunto que aborad, ao menos procura ler e pesquisar um pouco. uma dúvida: você é de Pernambuco mesmo (minha terra natal)? e o que significa Bawn? procurei o significado no google e não achei.

Marcus Gonzallez disse...

O Breno leva a coisa toda muito à sério. Uma vez falei que o Aquino tem que jogar Cod4 e fui fuzilado... tsc,tsc,tsc... Cada um...

Críticas podem ser feitas sem ofender. Aquele clichezinho de crítica construtiva e destrutiva, saca? São apenas jogos.

Breno disse...

Shadow: Bawwwwwning é linguajar de foruns. E eu não odeio ninguem aqui,muito pelo contrario! é sempre bom discussões de alto nivel quando elas acontecem, mas só pelo fato de eu me exaltar com algumas afirmações as pessoas perdem totalmente o foco do argumento e ficam me chamando de fracassado,nazista,etc... Agora,se as pessoas se ofendem também tem um pouco haver com imaturidade da mesma!

Até mesmo o diretor Michael Bay admite que seus filmes são um lixo e que só o faz pra ganhar dinheiro! Pelo menos ele é honesto e não fica de rodeios para defender as suas obras!

Breno disse...

E sobre esse negocio de tempo médio,isso é besteira pois existem muitas variáveis. Eu posso deixar de ler um texto grande pelo fato de ele estar mal escrito e ser chato,ou eu posso favorita-lo e le-lo depois, caso eu não tenha tempo. Basear o publico alvo vendo “estatísticas” do google analytics é mais ofensivo ao meu ver do que chama-lo de retardado,pois ai a pessoa se mira no mínimo denominador comum,ao invés de produzir conteúdo de qualidade!

1000Tron disse...

Sem dúvida vai fazer falta o Gamerview, mas acho que o foco em gerar grana é o que foi minando os administradores do site entende? Dá para notar uma ponta de rancor em não monetizar... Nem costumo comentar, mas o que satisfaz todos que acompanham o Retina é a paixão em se falar de games e o mundo gamer. Ganhando com isso ótimo, mas não é o objetivo principal. Sei lá qual era o foco principal dos criadores mas quando acessei seguindo até uma dica do Aquino aqui no Retina não fiquei entusiasmado. Acredito que seja o momento dos idealizadores repensarem mesmo e se fecharem que haja aprendizado, com certeza eles terão quem critiquem(e não são "haters" por isso) o que foi feito até porquê a recepção do blog/site só diminuiu ao longo do tempo. Sou administrador e o grande desafio onde trabalho é que as empresas foquem na satisfação quando querem obter lucro... Desejo sorte para os criadores do Gamerview e que encontrem o sucesso nos próximos projetos.

Alexandre disse...

Eu só gostaria de dizer que eu nunca falei nenhuma "groceria" no Gamerview. :-)

E se o Aquino quiser minhas colunas onde eu escrevo o que me sai da telha e com periodicidade "quando eu quiser", é só me mandar um correio. :-)

Breno disse...

Vc é o Alexandre Tau? Eu até achava vc o melhor colunista de lá,embora eu não me lembre muito dos seus artigos(O Aquino não salvou os artigos e só as resenhas foram hospedadas no retina)! Eu acho que o seu maior defeito era menosprezar alguns jogos mainstream sem dar muita explicação plausivel( vi vc fazer isso com God of War,Metal Gear,etc..).Seria interessante se vc desconstruisse esses jogos,mas vc só gostava de criar polemica...

Alexandre disse...

Como assim "sem dar muita explicação plausível"? Eu sempre deixei muito bem claro que meu problema com God of War era o abuso de QTE's, e com MGS era a atitude "mamãe-quero-ser-Godard" do Kojima. Acho que você precisa voltar no Gamerview e reler com atenção as minhas colunas....

Breno disse...

Ja meu problema com God of War era mais a história super incongruente,juntamente com os QTEs do jogo e puzzles sem lógica(eu acho que voltou na memoria uma coluna em que voce dissecava God of War e Heavy Rain)!

A parte de Kojima eu até entendo que vc possa não ter gostado da história, mas eu não acho que vc tenha especificado os pontos do porque ele é um mamãe quero ser goddard(a unica coisa que eu lembro vc falar é que as cutscenes do jogo te faziam dormir)! Ou seria porque vc não curte histórias em jogos de uma forma geral? De qualquer forma eu vou dar uma olhada nas colunas(de novo)!

Ei Aquino, Seu Colunista favorito apareceu no seu site,não vai pedir um autografo ou algo parecido?

Breno disse...

Reli a coluna "indo pelo mal caminho" de sua autoria e confirmei o que eu pensava. Embora eu concorde com muito do que vc falou, ficou faltando estabelecer um ponto em que vc faz a critica! Qual foi a argumentação usada contra os QTEs? Que eles tiram o controle do jogador,embora faltou explicar porque esse design funciona(embora não de uma forma nobre),pelo fato de substituir o gameplay por uma cena gratificante.

Ja na Critica a MGS4,vc só disse que as cutscenes daquele jogo são ruins e que o diretor é arrogante! Pra quem está interessado em saber a informação só ficou com alguns adjetivos no ar! E de fato eu não colocaria MGS4(bom pelo menos tendo como experiencia pessoal o MGS1 e 2) no mesmo balaio que GOW pelo simples motivo que em MGS eu posso dar skip nas cutscenes que eu desejar,enquanto que as sessões de QTEs de GOW são unskippable. Hj em dia o modelo GOW está mais en voga que MGS,vide jogos como COD MW e outros!

C. Aquino disse...

Breno, não tenho melindres de declarar minha preferência por este ou aquele colunista. Dito isto, Alexandre Taú é um dos melhores que há (mesmo quando eu não concordo com ele). Apontaria também o Fernando Solano do Techtudo (um verdadeiro cronista de jogos), o José Guilherme Wasner Machado do Planetóide X (agora semi-aposentado) e o Fábio Sooner (ainda que concordemos muito pouco).

Não preservei as colunas do Taú porque o Gamerview assegurou que elas continuariam online. E estão. Ou estarão até Dezembro, enfim. Depois disso, quem sabe?

Alexandre, se ainda estiver acompanhando os comentários, desejo boa sorte e que encontre novamente um espaço que abrigue seus próximos textos. Se o Retina Desgastada fosse um blog coletivo, a vaga estava garantida!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity