Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
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4 de janeiro de 2012

Gemind - Cinco apostas para sua lista de jogos em 2012

(Publicado originalmente no Gemind)

Ano novo, novos jogos: 2012 traz sua lista de lançamentos aguardados. Bioshock Infinite, Halo 4, GTA V, Diablo III,  Max Payne 3, o próximo Tomb Raider, o próximo Assassin’s Creed. Enquanto todos salivam em cima das promissoras continuações de franquias consolidadas, eu me proponho a criar uma lista de cinco apostas. Ano novo, jogos novos.

AMY

Talvez o nome do programador francês Paul Cuisset não acenda nenhum alarme em seu radar, mas ele é o criador de clássicos como Flashback, Fade to Black e da série Moto Racer. Após um longo hiato, ele está de volta às grandes produções com AMY, um título de survival horror, sem armas, protagonizado por uma mulher contaminada com um vírus mortal e uma menina autista.

Segundo Cuisset, o elemento mais importante do jogo é a interação emocional entre as duas personagens. Deste ponto principal deriva a jogabilidade, onde Lana, a protagonista infectada, consegue manter o avanço do vírus sob controle quando está perto de Amy, a menina autista que parece ser imune e ter poderes sobre a misteriosa doença. Da dinâmica cooperativa entre as duas nasce o desafio, na medida em que o jogador precisa guiá-las através de uma cidade repleta de infectados monstruosos e militares com dedo leve no gatilho.

AMY está previsto para ser lançado no primeiro trimestre do ano, disponível via download para PC, PS3 e Xbox 360.

Ride to Hell

A grande aposta de Ride to Hell é se ele sai ou não em 2012. Anunciado pela primeira vez em 2008, com direito a trailer, este inusitado seguidor de GTA amargou um significativo período na geladeira. Não há mais informações no site da desenvolvedora Eutechnyx ou na produtora Deep Silver. Mas fontes garantem que o título ainda está em produção e que sofreu o mesmo destino de Dead Island, outro título distribuído pela Deep Silver: um longo desenvolvimento, incluindo um retorno para a prancheta de desenho. Segundo a produtora, novidades aparecerão em 2012.

A Eutechnyx tem um histórico com as estradas, seja em jogos memoráveis como Test Drive Les Mans ou sátiras como Big Mutha Truckers, passando pelo jogo oficial do filme Velozes e Furiosos.  Ride to Hell mistura a liberdade do sandbox e a marginalidade de GTA com o clássico cinematográfico Easy Rider. Ambientado em 1969, o jogo acompanha um veterano da Guerra do Vietnã retornando para uma América que ele não reconhece mais: movimento hippie, sexo, drogas, contracultura, motos envenenadas. Não é o tipo de cenário que aparece com frequência no universo dos jogos eletrônicos.

Se for mesmo lançado em 2012, deverá estar disponível para PC, PS3 e Xbox 360.

Quantum Conundrum

Quando a designer que liderou a equipe por trás do primeiro Portal e participou da produção do segundo lança seu primeiro título fora da Valve, é melhor prestar atenção. Kim Swift faz seu retorno com Quantum Conundrum, novamente mexendo com a cabeça dos jogadores usando desafios lógicos e bom humor.

No jogo, o protagonista é um garoto de 12 anos cujo tio, o típico cientista maluco, fica aprisionado em outra dimensão dentro de sua própria mansão. Com a ajuda de uma Luva de Mudança Interdimensional, cabe ao desafortunado menino explorar o bizarro interior da residência e resolver os intricados puzzles que envolvem manipulação da velocidade dos objetos, inversão total de gravidade, mudanças de peso e outras possibilidades existentes em cada uma das diferentes dimensões visitadas.

Quantum Conundrum foi anunciado para o primeiro trimestre de 2012 e será lançado via download pelo Steam (obviamente), pela PSN e pelo Xbox Live Arcade.

Botanicula

Diretamente da República Checa, os alucinados criadores de Machinarium e Samorost preparam mais uma experiência multimídia disfarçada de adventure. Desafiando classificações, Botanicula é um point and click que mistura estética de desenho animado alternativo, exploração, estranhas criaturas e um nome exótico.

No jogo, um grupo de cinco minúsculas criaturas que vivem em uma árvore precisam empreender uma jornada repleta de perigos em busca da última semente de sua planta natal, atacada por sombrios parasitas aracnóides. A jogabilidade vem sendo descrita como uma delirante missão de exploração, onde cada clique pode revelar uma surpresa maravilhosa ou fornecer pistas e itens para avançar em seu objetivo. Algumas tarefas só podem realizadas por uma determinada criatura e o jogador é incentivado a experimentar e descobrir através da tentativa e erro.

Botanicula deve ser lançado em fevereiro, para Windows, Mac OS X, Linux, iOS e Android.

Dishonored

A equipe de desenvolvimento deste titulo parece a escalação do Barcelona: repleta de estrelas. Juntando o talento do designer de jogos Harvey Smith (responsável pelo primeiro Deus Ex e pela franquia Thief), os visuais do diretor de arte Viktor Antonov (criador de boa parte dos elementos estéticos de Half-Life 2), mais a paixão por mundos imersivos da Arkane Studios (de Arx Fatalis e Dark Messiah of Might and Magic) e produzido pela Bethesda (da série Elder Scrolls), Dishonored tem todos os elementos para ser um FPS único.

Dishonored

Em uma realidade alternativa que mistura elementos vitorianos e máquinas de guerra, o jogador entra na pele de Corvo, guarda-costas de elite da Imperatriz, envolvido em uma conspiração que o acusa de seu assassinato. Movido pela vingança, ele se esconde nas sombras e se torna um obstáculo para os golpistas. Dishonored irá seguir os passos de Deus Ex e privilegiar a ação furtiva e os múltiplos caminhos para resolver seus desafios. A forma como o jogador atravessa o jogo terá grande impacto no resultado final da narrativa, que irá se adaptar de acordo com suas escolhas.

Dishonored está previsto para chegar às lojas no segundo trimestre de 2012, para PC, PS3 e Xbox 360.

Ouvindo: Funker Vogt - Zeit

25 comentários:

Jimmy666 disse...

Dessas aí, só Bioshock Infinite me interessa, o resto baixarei pra ver como é...

Fagner P. disse...

Como comentei lá, também vem aqui:

Tem uma porrada de jogos bons e aguardados para 2012 que você não mencionou, Counter Strike GO, Dota 2, Mass Effect 3, The Last Guardian, Borderlands 2, as duas novas expansões de StarCraft II, Prototype 2, Far Cry 3, Darksiders 2, o novo Metro, o Fallout Online (não tenho certeza) e esses são só os que eu lembro, tem muito mais.

Estou no aguardo Darksiders 2, Max Payne 2, o novo CS e o Far Cry 3.

Fagner P. disse...

Corrigindo: Max Payne 3 e tinha esquecido do Diablo 3 :D quantas sequencias hein... Acho que nenhum novo titulo em destaque pra 2012.

Anônimo disse...

É uma pena que AMY será lançado apenas via download, eu até havia me animado com o game. Me empolguei muito com o Dishonored, pois será um FPS tipo Deus ex, isso sem falar que será produzido pela grande Bethesda, que bom estarem investindo em games do mesmo estilo de Deus ex! Me surpreendi com o Hide To Hell, desde 2008 numca mais ouvi falar desse game e pensei aborrecido: mais um game sandbox cancelado nessa geração. Mas agora eu estou animado por saber que o game está em produção! E GTA V TEM DE SER LANÇADO ESSE ANO, CARAMBA!

Anônimo disse...

Há, mais uma coisa: será que neste ano veremos um FALLOUT 4 ou o anúncio dele?

Valber disse...

Diego, Dishonored ta sendo produzido pela Bethesda/Zenimax, mas nesse caso eles são apenas publisher. Quem ta desenvolvendo mesmo o jogo é a Arkane Studios. E eu acredito que pode ser um grande título. Arkane sempre proclamou seguir a filosofia da lendária Looking Glass Studios (Ultima Underworld, System Shock, Thief) de criar mundos imersivos, como falou Aquino. Embora seus jogos (que foram bons) nao tenham ficado à altura dos jogos citados, quem sabe não conseguem dessa vez?

Como a idéia do artigo era mostrar opções diferentes para 2012, tem tambem um híbrido de RTS/RPG chamado Dragon Commander, que parece ser interessante. Da Larian Studios (da serie Divinity)

http://www.gametrailers.com/video/gc-11-dragon-commander/720179

Kiosia disse...

Teu texto foi parar no GameVicio. http://www.gamevicio.com/i/noticias/108/108353-cinco-apostas-para-sua-lista-de-jogos-em-2012/index.html

Jimmy666 disse...

Eu já abri uns tópicos na comu Half Life BR com umas matérias daqui... citando a fonte, claro!

Fagner P. disse...

E foi destaque mesmo, a postagem ta fazendo sucesso na Gamevicio, sendo uma das mais lidas, o dia inteiro na pagina inicial, confere lá depois.

C. Aquino disse...

Tem 20 vezes mais visualizações do que no Gemind. Mas o nível dos comentários...

Particularmente, não me sinto ofendido com a cópia (quando cita a fonte). Mas o texto está protegido por contrato com o Gemind, então, a palavra final é deles.

Marcos A. S. Almeida disse...

Eu sou frequentador assíduo do Gamevício e por vêzes comento também - apesar do nível sofrível dos comentários - mas eu vejo o site como uma fonte de indexação de informação sobre jogos.Acho até que já elogiei por aqui o fato de qualquer usuário poder postar qualquer notícia por lá, mas existem moderadores que avaliam o que pode ser postado , e até certo ponto eles editam.A indexação facilita a vida de quem não pode ou não gosta de ficar "fuçando" internet afora por notícias.E no mais acho que a boa informação não deve ficar restrita á um só meio, á um só blog.Acho que a essência da internet é isso , a livre divulgação de informação.Frisando que sou á favor de que coloquem a fonte, como foi feito neste caso.E desculpe a "puxação" Aquino,mas seu texto merece e deve ganhar mundo.Pena que ele está igual á nota de 1 real:aparece de vez em quando...

Shadow Geisel disse...

Aquino, como você vê essa coisa de colaboração? recebi uma proposta e tô em dúvida de como isso funciona. você já recebeu propostas? o que falou?

C. Aquino disse...

Nunca recebi uma proposta de colaboração, talvez por o Retina Desgastada ser muito pessoal. Não aceitaria, pelo mesmo motivo.

Mas, existem blogs que funcionam na base de uma equipe e funcionam muito bem, como o Casado que Joga, o Nostálgico All-Star Vermelho ou o BlogMMO.

Então, vai de cada um e de seus objetivos.

Marcos A. S. Almeida disse...

Fazendo aniversário hoje , Aquino?

C. Aquino disse...

38 anos, quase quarenta! Catorze anos de jogatina no PC!

Marcos A. S. Almeida disse...

Parabéns meu camarada!Muitos anos de vida e jogatina!Fique tranquilo, já estou nos quarenta e ainda não perdi o gosto pela coisa, pelo contrário a vontade só aumenta - e o tempo diminui na mesma proporção, infelizmente - mas quem sabe na aposentadoria não zeramos nossa lista?

Shadow Geisel disse...

Ontem foi aniversário do Aquino? Desculpa, não sabia e acabei comendo o bolo sozinho. rsrsrsrsrs.
faço meus os votos dos colegas do blog.

Jimmy666 disse...

Parabéns ae!
E transfere a jogatina de KF de segunda pra depois do almoço que de noite estou no trabalho... :(

C. Aquino disse...

Obrigado a todos pelos parabéns!

Shadow, the cake is a lie! (piada obrigatória sobre bolos desde 2007).

Jimmy666 disse...

Meu steam:
"Você tem 65 amigos que jogam Killing Floor".
Até a virada de ano faltava vaga nos servers que eu abria pra jogar KF, agora já faz mais de uma semana que não consigo reunir 4 players lvl 5+ pra jogar suicidal... D:

Marcos A. S. Almeida disse...

Estou com o mesmo problema:abro o server em Hard e só aparece gente com level 3 pra baixo...aí é morte certa!E parece que os caras não entendem isso!Já estou em Level 6 no Support e já da pra encarar inclusive Suicidal.
Outra coisa: instalei PAYDAY , e me parece que você e o Aquino também têm - PKK já desinstalou - portanto , quem quiser jogar é só me chamar!

Jimmy666 disse...

Sim, comprei o PAYDAY na oferta de fim de ano, joguei bem pouco só pra fazer o achiev de natal... a primeira impressão não foi das melhores, mas se juntarmos 4 amigos pra fazer a campanha quem sabe a minha opinião mude!

Marcos A. S. Almeida disse...

Algumas coisas que pude observar: têm um sistema de evolução que consiste em acumular dinheiro ,chamado "reputation", quando somos abatidos podemos ser levantado por amigos - como em Left4Dead - e quando somos presos pela polícia podemos ser trocados por reféns , daí a importância de se fazer reféns.A jogabilidade é simples bastando cumprir os objetivos necessários para progredir no assalto e é necessário conhecimento prévio do mapa para não ficar perdido e executá-los, mas me chamou a atenção a diferença enorme entre as dificuldades: no normal , tomando os cuidados necessários - abaixar e ficar escondido entre barreiras é fundamental - não tombei em nenhum momento;já no Hard caía á toda hora e já estava com medo dos companheiros on line perderem a paciência.Tudo bem que a minha "Reputation" estava em 18 e as dos caras estavam acima de 35 , mas achei uma diferença enorme entra as duas dificuldades. Resumindo , a Normal muito fácil e o Hard muito difícil.Mas é um jogo divertido e a cooperação é fundamental.

Augusto Lacerda Dalpiaz disse...

Que azar hein aquino.Só 2 se salvaram nessa lista Dishonored e Botanicula

C. Aquino disse...

E desde então nunca mais escrevi uma postagem de "X apostas para o ano tal"...

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