Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

21 de janeiro de 2012

Fim do RPG Codex

(esta é uma postagem programada para 21/01/2012)

O bastião do RPG para computadores RPGCodex anunciou o fim de suas atividades em dezembro do ano passado e não foi notícia em lugar nenhum. Apesar da despedida que não faz muito sentido (e que parece ter sido escrita por alguém sob o efeito do álcool), o site continua sem suas seções costumeiras, mantendo apenas o fórum funcionando (ao contrário do anunciado):

Prezados usuários do RPG Codex,

Nós recentemente pensamos seriamente se deveríamos realmente manter o RPGCodex.net do jeito que está. Nós debatemos por um bom tempo e infelizmente decidimos que o RPG Codex simplesmente não poderia continuar em seu atual estado de chatice.

Nós estamos muito gratos por todo o apoio que recebemos de todos nos últimos oito anos. Nós percorremos um longo caminho desde nossa fundação em 2002. Trabalhar no  RPGCodex.net foi uma grande aventura para todos nós e uma jornada inesquecível ao passado, através da longa e maravilhosa história dos RPGs de PC.

(...) Isso não significa que a ideia por trás do RPGCodex.net se perdeu para sempre porque, na verdade, ideias nunca morrem. Uma ideia é algo que você sabe e mesmo quando você não sabe o que é, você não pode realmente perder as coisas que eu nem mesmo o que é isto; como o Cleve diria. Então, nós estamos fechando os fóruns e o site e dando um fim a esta era atrás de nós na medida em que novos desafios aguardam.

Em um parêntese técnico, esta semana nós vamos dar uma solução que permita a todos revisitar suas antigas entradas no fórum. Fique antenado nesta página e siga-nos no Twitter e  Facebook por atualizações - ou assediem sexualmente a galera do RPGWatch.

Saudações,

GOG.com os manos do rpgcodex.net (não.com, este é um grupo diferente de manos)

Considerado por muitos como o último reduto dos defensores dos jogos old school e ferrenhos críticos de quase tudo que foi produzido nos últimos dez anos, o site vai fazer falta como uma voz de oposição a ser respeitada.

ATUALIZAÇÃO (23/01): O RPG Codex não morreu, tudo não passou de uma brincadeira nos mesmos moldes da "pegadinha" de mau-gosto realizada pelo GOG no ano passado. O site está passando por reformulações e irá trocar de layout, mas continuará existindo. Grato ao Breno pela dica, freqüentador assíduo do RPG Codex!

Ouvindo: Grave! - Trilha Sonora

8 comentários:

Shadow Geisel disse...

engraçado, nunca visitei o RPGCodex. acho que simplesmente atacar tudo que é novo só por ser novo é uma coisa tão sem sentido quanto gostar de uma coisa apenas por ela ser o brinquedo mais novo. claro que não vou generalizar, pois nem conheci os participantes do fórum. um canal de expressão a menos...

Eder R M disse...

Pena. Havia coisas hilárias por lá, outras inteligentíssimas, outras ainda hilariamente inteligenites ;) .

Bom, havia também as coisas forçadas, o ranço, o exagero, sem dúvida, mas era uma comunidade com muita personalidade.

Breno disse...

O rpg codex não está morto!noticia velha esta,pois os foruns estão ativos e eu estou lendo agora mesmo!

"ferrenhos críticos de quase tudo que foi produzido nos últimos dez anos, o site vai fazer falta como uma voz de oposição a ser respeitada. "

Errado,o certo seria ferrenhos criticos de tudo o que ja foi produzido em matéria de rpgs e jogos em geral,embora este seja apenas um esteriotipo! A comunidade lá é bem diversificada.

Breno disse...

Aquino vc fez uma tradução livre do termo "popamole" com chatice não é mesmo? O termo é usado por eles para descrever uma mecanica presente em varios shotters atuais como "levar tiros,se esconder e regenerar e esperar os inimigos sairem da cobertura para matalos". Foi derivado do termo "whackamole",mecanica usada em muitos jogos hack and slash.

Logico que eles não usaram nesse sentido em relação a noticia!Agora so não sei por que o pessoal caiu nessa,pois eles até mencionam o GOG!Quem não tem memoria curta se lembra da jogada de marketing do GOG! Parece que da certo!

Breno disse...

"Uma ideia é algo que você sabe e mesmo quando você não sabe o que é, você não pode realmente perder as coisas que eu nem mesmo o que é isto; como o Cleve diria."

Essa parte(ou tradução) ficou estranha,não entendi! Para quem não sabe, Cleve Blackmore é desenvolvedor do vaporware Grimoire(15 anos ou mais em desenvolvimento). Ele é a piada da comunidade(entre outros)

C. Aquino disse...

Sem ser um habitual frequentador do RPG Codex, a tradução ficou capenga, perdendo algumas piadas. Mas aquela parte confusa está confusa no original mesmo!

De qualquer forma, apesar do fórum estar operacional, todo o resto do site está inoperante.

Breno disse...

90% do site é dedicado aos foruns,que está operacional,e a seção de notícias está funcionando também! Eles estão apenas mudando o layout do site e pra dar essá noticia resolveram seguir os passos do site de vendas de jogos antigos GOG(pegou melhor pra o codex ao meu ver)e dizer que eles estavam fechando as portas! Eu lembro dessa noticia(que repercutiu em alguns foruns) desde o natal,quando eu estava debatendo com Marcos e Cia sobre RE4!

Ainda sim,o site tem debates e reviews muito interessantes! O periodo de 2003-2008 foi a fase mais intelectual deles,com extensas discussões sobre RPGs,e muitos desenvolvedores de jogos participando. Hj em dia eles estão mais comicos,parecidos com o 4chan(isso amedontrou os desenvolvedores de jogos AAA),mas ainda sim se encontra muita coisa boa lá!

Breno disse...

Mas o Rpg codex é um forum e o fato de ele estar operacional ja diz tudo! o subforum de noticias está ativo também,o que significa que da para ver noticias,reviews e editoriais no site! O site passa por uma mudança de layout!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity