Se o praticamente engavetado projeto de lei SOPA tivesse sido votado e aprovado pelo Congresso americano, uma das expressões artísticas que fatalmente se extinguiria seriam os fan films. Pegando emprestados marcas, personagens, características e, muitas vezes, até arquivos de som e músicas de outras obras controladas por gigantescas corporações, os candidatos a cineastas com muita devoção pelos ícones da cultura pop e pouco bom-senso seriam um alvo fácil.
Nem empresas com má fama como a EA ou a Activision pensariam em processar sua base de fãs e atrair propaganda negativa. Mas quem pode afirmar com certeza, sem uma autorização escrita no papel, carimbada e de firma reconhecida? Em um futuro controlado pela paranóia do SOPA ou similares, nenhum YouTube, blog, Twitter ou mesmo mecanismo de busca se arriscaria a mencionar a existência de um fan film. Neste futuro perigoso, quem juntaria suas economias, compraria uma câmera e produziria qualquer um dos vídeos abaixo, com a ameaça de passar uma temporada atrás das grades por "violação de direitos autorais"?
Enquanto essa era não se inicia, vamos ver mais uma vez o que poucos recursos e muita paixão podem produzir.
Antes que saiam do ar.
Festa de Arromba
É melhor não dizer muita coisa antes do vídeo, mas se prepare para uma... reviravolta.
O Airsoft GI é uma cadeia de lojas de Airsoft criada e mantida por praticantes do esporte/hobby. Já vimos por aqui que estes apaixonados por tiroteios muitas vezes são também apaixonados por jogos eletrônicos. Para a produção deste fan film, eles não mediram esforços e contataram os profissionais da produtora Northern Five, que já havia criado alguns comerciais e videoclipes. O resultado final tem cara de megaprodução, com uma equipe de mais de vinte pessoas envolvidas nas filmagens. Mas foi tudo feito na camaradagem, sem cobrar salário ou equipamento e filmado em apenas duas noites de frio!
No final de tudo, fica claro que foi mesmo uma grande festa e uma grande homenagem aos jogos eletrônicos.
Começo do Fim do Começo
Roman Yavorsky, como tantos antes dele, escolheu o universo de Half-Life 2 para produzir sua primeira investida cinematográfica. Aos 16 anos, ele criou esta pequena mas impressionante peça sobre os primeiros momentos da invasão Combine à Terra. Com 16 anos, eu gastava meu tempo passeando no shopping e reclamando do tédio. Yavorsky fazia um helicóptero ser destruído usando somente o laptop. Ele ainda não abandonou o projeto, mas o avanço é lento.
Pulando no Inferno
Se existe um forte candidato a receber a visita de advogados, com ou sem SOPA, é o projeto Halo: Helljumper. A ideia por trás do trailer, ao contrário de outros fan films, não é parar por aí, mas efetivamente criar uma série de webisodes não-oficiais em live action narrando a ascensão e queda de um soldado do ODST (Orbital Drop Shock Trooper) durante a guerra entre humanos e a Covenant. A série é inspirada no excelente conto Dirt, de Tobias Buckell e publicado na coletânea Halo: Evolutions. É um dos melhores e mais humanos textos do livro e merece uma adaptação à altura. Surpreendentemente, esta adaptação à altura está chegando pelas mãos de gente não-autorizada e sem fins comerciais!
O diretor e produtor Dan Wang já produziu dois curta-metragens em 2011 e parte do elenco tem experiência em curtas e televisão. Halo: Helljumper tem data de estreia marcada para hoje, 26 de Janeiro. O primeiro episódio estará disponível no canal do YouTube. Se tudo der certo e os advogados não aparecerem, Wang pensa em outra série, envolvendo os Spartans-III.
E Para Não Dizer Que Não Falei de Killing Floor...
Killing Floor pode não ter a mesma fama de medalhões da Valve ou da Microsoft, mas isso não torna seus fãs menos fervorosos. O pessoal da Resistant Films se dedica a trazer para o mundo do cinema as criaturas e personagens do jogo. Ainda que seu curta mais longo e mais bem produzido seja Dead Silence - Law and Order, ele peca pelo excesso de drama e realismo e acredito que o Siren's Song acima capture melhor a galhofa existente no jogo, sem tantas pretensões. O grupo promete para breve mais um curta, A Day in the Life of a Trader, que, pelo título, promete enveredar novamente pelo lado cômico.
Veja também:
- Cinema para Sexta-Feira à Noite!
- Cinema para Sexta-Feira á Noite! Parte 2
- Implodindo Hollywood
- Adrian Shephard: Missão Cumprida
11 comentários:
Só deu pra ver o do Left 4 Dead. a noite eu vejo o resto. muito bem feito o vídeo, melhor que muitos filmes oficiais que estão saindo por aí.
Eu particularmente não gosto de Fan Films que têm apenas a "essência" do jogo.A liberdade artística permite a inclusão de apenas alguns poucos elementos do jogo ou até pelas limitações de produção.Mas eu gosto realmente quando vemos TODOS os elementos do jogo inseridos ali, principalmente os personagens principais, e o filme do Killing Floor trouxe isso.Nos identificamos rápidamente com o filme exatamente por isso, o clima , o cenário , os personagens tranportados do jogo, a caracterização do protagonista, tudo realmente é do KF.
Agora um teste para a galera que é fã de Killing Floor:alguém sabe dizer - ou apenas deduz , como eu -quais são os perks dos protagonistas dos 2 filmes?Eles nos dão algumas pistas...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ja vi um post aqui no blog sobre o Machinae Supremacy... podia fazer uma série como essa mas de musica! Falando de bandas como "MEga drive" e "Anamanaguchi" por exemplo, que usam temas e sons inspirados em games!
toda vez que eu lembro de halo eu me lembro dos reviews do UOL jogos do jogo!o "critico" da versão xbox colocou a nota em 5 estrelas,enquanto o critico da versão PC avaliou em 3 estrelas,pelo fato do port não ter nenhuma melhoria tecnica e conter os mesmos defeitos do produto original. Como eu tinha observado anteriormente, leva-se 1 ano ou mais para os "criticos" perceberem os defeitos de um jogo!
Agora falando em halo,vc ja jogou algum mod para halo?
Marcos, eu diria que o personagem do vídeo mais longo do KF é um Sharpshooter e o do vídeo da Siren é um Commando.
Sugestão anotada, Jimmy. Eu já comentei por alto sobre alguns grupos em http://blog.retinadesgastada.com.br/2008/11/jogo-para-os-ouvidos-parte-5-bandas-e.html, mas lá se vão quase quatro anos.
Breno, esperava-se uma melhoria gráfica na versão PC do Halo, já que demorou tanto pra sair. Para mim, Halo continua sendo um ilustre membro da minha lista de favoritos e uma das minhas maiores broncas com a Microsoft foi o lançamento forçado de Halo 2 EXCLUSIVO para Windows Vista, quando o jogo não usa nenhum recurso do DirectX 10. E mesmo que eu tivesse Windows Vista instalado agora, a grande pergunta é: onde encontrar pra comprar? Sumiu, ninguém sabe, ninguém viu. Depois, a atitude da Microsoft piorou, não lançando mais nenhum jogo da franquia para PC. Costumo dizer que sou um fã atípico de Halo, que nunca jogou multiplayer, leu 7 livros e só jogou um único título... Nem sabia que tinha mods para Halo. Será que tem pra single-player?
Halo é um caso engraçado. acho o enredo muito interessante, mas o jogo em si...
joguei um pouco do 3 (eu acho)e não entendo o porquê de tanto alarde. achei ele meio tosquinho. pode ser só uma impressão errada, mas gostei muito mais do acabamento do Gears of War.
Shadow, na minha humilde opinião, Halo 3 não é um jogo que cativa quem nunca jogou nenhum jogo da série Halo, não é tipo um Gears of War 3 ou Skyrim, que deixa maluco até quem nunca ouviu falar nos jogos da série. Acho que os fãs de Halo 3 são os mesmos fãs de Halo 1 e 2...
Halo 3 é o game que mais jogo com meus amigos no Xbox, pra mim o melhor multiplayer pra ser jogado com a galera (no console). E que também, acho que é o que mais chama atenção nesse jogo.
Eheheheehe, na mosca Aquino!O Commando é fácil , pelo barulho da arma dá pra perceber.Já o Sharp percebi porque recarrega a arma muito rápido!Commando com certeza não é porque não viu a Stalker.
"não é tipo um Gears of War 3 ou Skyrim, que deixa maluco até quem nunca ouviu falar nos jogos da série."
Bom eu conheco ambos os jogos e nenhum deles me deixa maluco lol!
Aquino: Se não tem onde comprar,pirateie! Parece que tem um hack que faz ele rodar em XP! Consulte o site do moddb que vc acha mods singleplayer de halo!Eu até achei o primeiro jogo um shotter OK.Ele foi o Alan Wake de 2001: Uma grande promessa que falhou em expectativas,mas ainda assim da pra jogar!E o multiplayer não empolga em nada quem é veterano em multiplayer para PC
Agora,mesmo que o jogo esteja datado em graficos,porque isso diminuiria a nota de um jogo! Sera que os graficos eram tão exepcionais na epoca que eles não chegaram a perceber os cenarios repetitivos entre tantos outros defeitos do jogo?Incompetencia é a unica resposta!
E Falando em Alan Wake...Parece que A Microsoft gosta de manter a tradição quando se trata de ports para PC!
No segundo video do KF eu acho que o cara era um sharp shooter, depois mudou pra berserker. E que porcaria de sharp ele era. Atirou até no chão.
Postar um comentário