Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

9 de dezembro de 2011

Zona Fechada a Visitantes

stalker-2-02

É irônico escrever uma postagem sobre uma notícia que ainda não foi 100% confirmada imediatamente após escrever sobre a indústria dos rumores, mas... os sinais não podem ser ignorados. A GSC Game World, responsável pela série S.T.A.L.K.E.R. fechou as portas. A mais famosa e bem-sucedida empresa de jogos da Ucrânia não está mais operando.

Inicialmente, um artigo na imprensa ucraniana declarou que o dono da GSC Game World, Sergei Grigorovich, fechou a desenvolvedora por razões pessoais. Como meu conhecimento do idioma nativo é nulo, preciso confiar no que foi republicado/traduzido no Google por outros.

Mas, pouco depois, a notícia foi desmentida pelo Twitter oficial da série S.T.A.L.K.E.R.. Outra reviravolta veio a seguir com o sumiço do tweet negando o fechamento.

O Rock Paper Shotgun entrou em contato com a GSC Game World em busca de respostas e recebeu uma mensagem de "Sinto muito, sem comentários no momento", o que é o tipo de resposta que assusta. Um simples "bullshit" já teria matado o assunto.

Joe Mullin, o tal responsável pelo Twitter oficial, publicou em sua própria conta de Twitter que estava procurando um novo emprego. "Por favor RT: Se alguma empresa precisa de um gerente de Mídia Social eu agora estou disponível para trabalhar - Remotamente ou Realocado' Eu preciso de um novo emprego".

Sergey Galenkin, da produtora ucraniana 1C (uma das maiores publicadoras de jogos da região da Europa Oriental), escreveu em seu blog que após conversar com vários membros da GSC, podia afirmar que a empresa fechou mesmo. Tudo indica que o custo de produção de S.T.A.L.K.E.R. 2 mais a falha em conseguir fechar um contrato de distribuição para consoles teriam causado um profundo desgosto em Grigorivich, convencendo-o do fechamento. Galenkin ainda explica que o tweet negando o fim da GSC teria sido uma iniciativa do gerente Joe Mullin, que, trabalhando a partir da África do Sul, não havia sido informado dos rumos da empresa.

E isso é tudo. Dando crédito a quem merece, a sequência de fatos acima veio do Rock Paper Shotgun.

stalker-2

Por enquanto, não há uma confirmação oficial, com negrito, mas Joe Mullin segue tuitando sobre como está desnorteado e respondendo propostas de emprego. Alguém pergunta: "Quando você recebeu a notícia de que a GSC foi fechada?". Mullin responde: "Aconteceu hoje. Para todos".

Um fórum similar ao 4chan, o krautchan.net/, recebeu uma avalanche de imagens conceituais de S.T.A.L.K.E.R. 2 com a mensagem "GSC fechada, todos os empregados demitidos". Como acontece com toda a informação que aparece nesses lugares, ela foi rapidamente questionada. Mas um dos moderadores do fórum confirmou que a mensagem não apenas veio da Ucrânia, mas também de dentro de um domínio da GSC Game World. Todas as telas estão reunidas aqui, em um ambiente mais familiar que um chan.

Com tantas evidências, resta agora apenas lamentar o fim de uma das mais revolucionárias desenvolvedoras de FPS deste século, uma empresa que ousou recriar um pesadelo real, mapear uma região onde ninguém mais entra e criar uma experiência inigualável.

Ouvindo: Orbital - Initiation

28 comentários:

Jimmy666 disse...

Joguei um pouco dos dois STALKERS, não me impressionaram na época mas eram produtos bem originais...
O que fica estranho nessa notícia são os motivos, nenhum deles alega prejuízo em manter o estúdio.
Enfim, faz falta mais grandes estúdios de games no mundo para não sermos reféns de consumir apenas games estadunidenses...

Nulagem disse...

TAQUEPARIU! :/

Bruno disse...

Sinto cheiro de golpe de marketing no estilo GOG (lembram?)...
Na verdade, não sei qual das alternativas é pior: a empresa fechar mesmo ou fãs fiéis "ouvindo" um "RÁÁÁÁ! Pegadinha do malandro!" no tal twitter.

Digo isso porque imagino como seria se a Bioware fizesse isso antes de lançar Mass Effect 3. Se duvidar, causaria até ataque terrorista em sua sede.

Jimmy666 disse...

Bom, diferentemente da Bioware, não sei se a GSC gozava de tanta estabilidade financeira...
Apesar de ter seus fãs, não me lembro de STALKER ser um fenômeno de vendas.
Mas vai saber?

Shadow Geisel disse...

ao mesmo tempo que fico triste com essa notícia, aumenta a minha curiosidade de jogar Stalker. ainda não tive essa chance, mas percebi que a série se destaca num aspecto que valorizo demais num jogo: astmosfera e ambientação de terror. vou correr atrás desse jogo e ver se me agrada. se um dos colegas do blog puder me dar alguma informação sobre a proposta do jogo eu agradeço.

Marcos A.T. Silva disse...

Se tudo isto for confirmado, é realmente lamentável. A série é fantástica, e a empresa realmente foi muito corajosa, ao lidar com uma tragédia como aquela. E em diversos sentidos.

Fosse a GSC Game World uma empresa brasileira, por exemplo, ela teria sérios problemas para desenvolver um jogo assim, mesmo tentando lidar "apenas" com qualquer uma das diversas mazelas de nosso país, por exemplo.

E, até mesmo as gigantes Activision e EA tiveram problemas com suas séries Call of Duty e Medal of Honor, mais recentemente, justamente devido à representação de "elementos chocantes".

Que dizer então da GSC Game World e uma série como S.T.A.L.K.E.R.? Triste, tudo isso.

Jimmy666 disse...

Ah sim, agora até a Ucrânia é um país melhor do que o Brasil...

Valber disse...

Shadow Geisel, se vc valoriza atmosfera e ambientação de terror, entao vc vai adorar! Vc nao vai levar susto o tempo todo, mas os jogos mantem um clima sombrio ate o fim.

Ainda torço pra que isso seja uma piada (se lembram do GOG?), mas ta dificil de acreditar.

Valber disse...

https://twitter.com/gscstalker

Última mensagem no twitter. Pq esperar até segunda feira pra confirmar??

C. Aquino disse...

Bruno, o truque do GOG foi tão imbecil, tão imbecil, que só acontece uma vez no século e já é muito. Lamentavelmente, acho que o caso é mais grave.

Shadow, também acho que você vai curtir muito... se superar a curva de aprendizado das primeiras duas horas. Pegue algumas dicas aqui: http://blog.retinadesgastada.com.br/2009/04/jogando-stalker-shadow-of-chernobyl.html

Marcos, pelo o que eu li, a GSC teve total cooperação das autoridades ucranianas, incluindo visitas acompanhadas às locações reais de Chernobyl e arredores. Em qualquer país ocidental a opinião pública iria querer que o assunto fosse esquecido.

Jimmy, pelo menos no quesito desenvolvimento de jogos, a Ucrânia está na frente... mas a gente chega lá!

Valber, eu vi esse tweet. Passei a seguir a conta em busca de novidades. Tem algo grande acontecendo nos bastidores e eu espero que seja uma solução para manter a GSC aberta.

Jimmy666 disse...

Sim, mas a indústria de jogos não é parâmetro para avaliar a economia de um país.
Aqui em meu estado, na cidade de Florianópolis por exemplo existe um pólo muito forte de desenvolvimento de jogos para celular em java.Não aparece na mídia, mas movimenta muita grana.
Mas eu não quis tumultuar o tópico, apenas não gosto dessa idéia de que lá fora tudo é melhor do que aqui no Brasil.

Marcos A.T. Silva disse...

@Jimmy666,

Não disse em lugar algum que a Ucrânia é um lugar melhor que o Brasil. Aliás, jamais afirmaria tal coisa, em relação a país algum.

@ C. Aquino,

Interessante, Carlos. Imagino os caras visitando os arredores de Chernobyl. Além de uma experiência e tanto, deve ter sido algo bem assustador.

Breno disse...

Enquanto isso, modern warfares da vida seguem vendendo seus milhões a cada lançamento! Quem mata a industria de games são os gamers e jornalistas iletrados!

Mesmo assim,ainda tenho esperança na comunidade modder! Se o mod Lost Alpha ou S.M.R.T.E.R for lançado ja se equivale a um STALKER 2 para mim!

Shadow Geisel disse...

Valeu pessoal.
vou dar uma lida, Aquino.
Stalker já estava sob a mira dos meus holofotes mas, como só tenho um PS3, acho que não vou poder jogá-lo. não encontrei outra versão que não pra pc.
uma pena. vou dar uma olhada de novo pra ver se acho.

Shadow Geisel disse...

realmente, não tem Stalker pra ps3, e meu pc não roda, pois nem placa de vídeo tenho instalada. que pena...

Valber disse...

So tem pra PC mesmo, Shadow Geisel. Quais as configurações do teu PC? Nos 3 Stalkers, tem uma opção no menu dos gráficos chamada "Static Lighting", que equivale a Directx 8, e entao faz com que rode em praticamente qualquer PC. Basta que vc tenha memoria suficiente na placa de video, que deve ser integrada, no seuc caso.

Shadow Geisel disse...

Caramba, Aquino. desceu uma lágrima quando li o seu post sobre Stalker.
eu sei que foto engana, mas esse jogo é impressionante mesmo para os padrões de hoje. vou acender uma vela em memória das vítimas de Chernobyl (e da GSC) rsrsrs

Shadow Geisel disse...

Aquino, tava lendo teu post sobre RE4. é incrível como uma decisão imbecil pode estragar um jogo incrível como Resident Evil 4. cara, eu joguei esse jogo tantas vezes que nem tem espaço aqui pra falar, mas os jogadores de pc ficaram prejudicados com a preguiça da capcom de só querer ganhar mais um troquinho com um game que já tinha se pagado vezes e vezes. triste. espero que isso não tenha estragado a sua experiência com o game.

Shadow Geisel disse...

Valber, meu computador é um notebook dual core de 2.1 gh, com 2gb de memória. acho que não serve pra jogar com fluência

Douglas disse...

Caramba, q noticia triste, Stalker é um dos meus FPS favoritos, e eu sempre estou vizitando a zona (com mods ou não).

Shadow, da uma olhada se sua placa onboard é uma Intel 82945, se for roda, eu msmo zerei o SoC pela primeira vez em uma maquina com essa placa, e ainda com menos memoria (apenas 1gb), mas acredito q seu note roda sim.

Jimmy666 disse...

Eu mesmo sou crítico da série Call of Duty, e como disse, jamais daria 1 dolar pelo Black Ops.
Mas me diverti muito com Mw2 no modo multiplayer(251 horas até hoje), isso que já tinha BF Bad Company 2 e recentemente comprei BF3.
Podem me condenar se quiserem, mas jogar um COD pode e é muito divertido!

Shadow Geisel disse...

beleza, vou ver se consigo uma cópia (original)do game

Jimmy666 disse...

Bom, pra lembrar que hoje L4D2 está a míseros U$4,99...
Comprei o meu L4D2 a uns 2 anos e não paro de recebaer DLCs de mapas e campanhas...e isso sem gastar 1 centavo a mais!
Por isso é um produto que recomendo!

Valber disse...

Que estranho... ultima do twitter deles: "We will do our best to continue. However, at this moment, nothing is certain". Entao, ainda há esperança de que o desenvolvimento de Stalker 2 continue??

C. Aquino disse...

O mais estranho, Valber, é esperar o final de semana inteiro por um "comunicado oficial" como eles anunciaram e o comunicado ser um tweet ambíguo desses... Acho que ainda podemos ter esperanças, mas a coisa está feia lá: eles nem sabem se estão fechados ou não!

Valber disse...

Aquino, ou eles nao sabem, ou sabem de tudo e tao aprontando uma malandragem no estilo "GOG". O que pegaria muito mal, na minha opinião,mas serviria pra difundir o jogo ainda mais. Mas acho que tao indo pra falencia mesmo.

Valber disse...

Voltando à dúvida do Shadow Geisel, se o jogo roda ou nao no Note dele: Existe Benchmark pra baixar e testar!

Benchmark do call of pripyat ( o ultimo jogo):
http://www.fileplanet.com/207443/200000/fileinfo/STALKER:-Call-of-Pripyat-Benchmark-

C. Aquino disse...

Infelizmente a GSC tweetou outra vez e falou que vai manter o fórum e o suporte online, assim como a loja enquanto durarem os estoques. O que é uma forma MUITO discreta de dizer que todo o resto vai parar, ou seja, nada mais de produção de jogos...

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity