Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

22 de dezembro de 2011

Rápido e Rasteiro

Lost Planet

Apesar de existir a tag "jogando" aqui no Retina Desgastada, seu conteúdo não é 100% honesto em relação a todos os jogos que experimento. Existem alguns títulos que não sobrevivem a quinze minutos de jogatina e que eu deixo de lado logo em seguida para um hipotético futuro onde terei mais disposição para analisá-los. Conversa mole para mim mesmo porque, com a fila de jogos crescendo a cada mês, as chances de eu voltar atrás para um jogo que a princípio não me cativou são praticamente nulas... A seguir estão os jogos que instalei e joguei um pouco este ano e que jamais mencionei para ninguém:

Lost Planet: Extreme Condition foi o primeiro título que comprei no Steam. Sério! Depois de suspirar pelos trailers do jogo, uma promoção me chamou atenção e comprei. Demorei anos para instalar. E me decepcionei: gráficos rasteiros que conseguiam colocar minha máquina no chão, sistema de combate sem brilho, uma história que não me impressionou. Fiquei com o gosto de uma adaptação de console mal-feita na boca. Dois a zero para a Capcom, depois de Resident Evil 4.

Fate of the World: Excel Edition?

Fate of the World foi muito elogiado por aí como um simulador dos problemas do mundo e das forças macro-econômicas e sociais que fazem a sociedade girar. É bem possível que seja verdade, porque é um dos jogos de estratégia mais complicados que já joguei. Recomendado para quem tem diploma em Ciências Humanas, Economia ou trabalha como consultor da ONU. Depois de quinze minutos sem saber direito o que estava fazendo, consegui piorar a situação da África, desinstalei e deixei a Humanidade por sua própria conta.

Evil Genius

Evil Genius curiosamente levou mais de quinze minutos para eu desistir. Levou umas boas 4 horas de jogatina até eu perceber que não tinha arranhado a superfície de sua complexidade e que tinha ferrado tudo na construção da minha Base Secreta Maligna. Mas o tipo de micro-gerenciamento envolvido, onde você controla até a posição das cadeiras no local e o humor de cada servo, é um pouco demais para meus anseios. O clima de anos 70 e a galhofa me mantiveram entretido e este é definitivamente um título que eu queria ter gostado, mas a jogabilidade virou um entrave. 

Nature Treks - Healing with Color é gratuito, demora doze minutos para baixar em um conexão razoável e quinze minutos para ser completado. Quinze minutos para ser completado e nunca mais voltar. Graficamente magnífico, o jogo sem stress não tem inimigos, não tem marcador de tempo, não tem NPCs, não tem estatísticas. Você caminha pelo campo verdejante, coletando cores pulsantes, enquanto uma voz com forte sotaque britânico explica os poderes "medicinais" de cada cor. Juntou 100 pontos em cores, acabou o jogo. Apesar de fingir ser um mundo aberto e vasto, as paredes invisíveis estão logo ali e estragam a imersão rapidamente. Se simuladores de passeios pela natureza são o nosso futuro, parem o planeta que eu quero descer.Nature Treks

Nature Treks - O Pacote de Wallpapers é melhor que o "jogo"

Não serei petulante a ponto de fornecer uma resenha definitiva ou nota para algo que praticamente não dei tempo para mostrar a que veio. Mas espero que as poucas linhas acima possam servir de um começo de guia para quem está na dúvida sobre estes jogos.

Ouvindo: Midnight Syndicate - Gates of Delirium

14 comentários:

Jimmy666 disse...

Destes joguei Lost Planet, apesar da pompa é realmente um joguinho meia-sola....
Tenho alguns jogos aqui no meu STEAM que nunca joguei.Muitos eu já tinha zerado o pirata, e por serem bons comprei em uma promoção pra dar a minha contribuição tardia.
Certa vez comprei GTA4+EFLC por U$7,50 e FEAR collection por também U$7,50
Nunca toquei neles, mas ja tinha jogado o sificiente no piratão!
Tenho também alguns indies que joguei uma meia-hora e desinstalei, jogos sem nada de impressionante!
Por isso mesmo decidi não comprar MASS EFFECT 1 e 2 ontem por 9,98... apesar de ter zerado e amado, com certeza iria demorar pra mim jogar ou quem sabe nunca!

Fagner P. disse...

Não gostou do Lost Planet 1? Hahaha, então não jogue nunca o 2. Uma bela de uma porcaria.

Magaiver disse...

O Lost Planet também foi o primeiro jogo que eu comprei pelo steam. Mas o primeiro no steam foi o Orange Box Retail!

PS: E o giants pelo jeito não durou nem 15 minutos...

Shadow Geisel disse...

"...desinstalei e deixei a humanidade por sua própria conta". kkkkkkkk
Nature Treks me lembra o Flower. Uma coisa que me intriga nesse tipo de jogo é o objetivo principal. até onde o jogador pode chegar num jogo de coletar cores ou controlar uma brisa matinal?
Acho que é o mesmo caso de jogos como mirror's edge. um ótimo jogo. o problema é que os criadores acabam esquecendo que os jogadores precisam de certos elementos, como boa jogabilidade e fator replay.
e depois ficam com mimimi porque m.e. não fez tanto sucesso quanto c.o.d, que os jogadores só querem saber de estourar cabeças de zumbis.
mesmo caso também do shadow of the colossus. uma jogo incrível que não sai da minha memória, pela experiência em si e pela música soberba. pena que eu só joguei ele uma vez, por falta de incentivos do replay.

Jimmy666 disse...

Estava vendo no meu STEAM:
ALien Vs Predator: Bom jogo da SEGA, mas joguei pouco o multiplayer e nada do single Player
-
Alpha Protocol: Jogo interessante mesmo não sendo tudo o que prometia, ainda pretendo zerar
-
Assassins Creed:Comprei em uma promoção irresistível, não gosto muito da série e jogay bem pouco o pirata

-
Call of Juarez:Veio na promoção junto com o Assassins Creed, zerei o pirata mas nunca toquei no original
-
Company of Heroes: Excelente jogo mas ainda não criei coragem de jogar, paguei menos de 2 dolares nele
-
Darksiders:Outro que peguei em uma promoção incrivel mas nunca joguei(só um pouco do piarata)
-
DIRT3:Ganhei da AMD, joguei um pouco, bom jogo mas não curto muito corridas
-
Far Cry2: Joguei o pirata e não gostei, ganhei junto com AC e Call of juarez
-
Half Life 2 EP2:Comprei por menos de 2 dolares depois de zerar o pirata, ainda jogarei pelos achievements e por ser um grande jogo!
-
Mafia 2:Promoção irresistivel, não me cativou mas pretendo jogar um dia
-
Magicka:Esteve em inumeras promoções mas paguei caro pra jogar com o meu filho... não gostei muito
-
STAR WARS KOTOR:Comprei em uma promoção, pretendo jogar ainda, excelente jogo!
-
Tom Clancy Rainbow Six Vegas 2:Veio num pacote, talvez jogue um dia
-
Isso que não contei os Humble bundles e Indie Royales que comprei e vieram jogos indie sofriveis que não consegui jogar...

C. Aquino disse...

O problema mesmo do Nature Treks é o "open world" limitado. Dois minutos andando em linha reta e você esbarra em uma parede invisível.

Magaiver, Giants passou fácil no teste dos 15 minutos! Estou jogando e curtindo bastante. Devo ter uma resenha preliminar na semana que vem. O jogo me surpreendeu pelo humor: não sabia que era engraçado!

Jimmy666 disse...

Não vejo como incentivar o replay de um jogo single player.
Mirror's Edge é um excelenmte jogo, um "shooter" que "não é shooter"... pra mim deu uma revigorada no gênero, mas por não ser casual e gerar montanhas de dinheiro a EA deixou de lado.
Shadow of the colossus é um daqueles mistérios...
Enquanto produtoras tentam "inventar" franquias novas pra entrar na briga do mercado, certas franquias consagradas são ganham uma continuação, tipo Rock n'roll racing, top gear e outros...

Marcos A. S. Almeida disse...

Shadow , replay num jogo como Shadow of the Colossus realmente é difícil.Como não há combate , exceto os contra os Colossus - em que a graça consiste exatamente em descobrir como abatê-los - fica difícil voltar e fazer novamente o que já descobrimos numa jogatina anterior.Mas eu já dei "replay nele". A música não saía da cabeça , e posso atestar que quem ouve a trilha sonora FORA do jogo certamente irá gostar, mas ouvi-la DENTRO do jogo e especialmente dentro do combate, é uma sensação TOTALMENTE diferente!O confronto final é um show á parte.
Aquino, toda vez que você fala mal de Resident Evil 4 dá vontade de convencê-lo do contrário.Mas repito o que disse antes:jogue-o com joystick.Sei que a Capcom fez um PP ( Port Porco ), tanto nos gráficos quanto na jogabilidade ao tornar IMPOSSÌVEL - ou quase isso - jogá-lo pelo mouse+teclado.Mas com patch que melhora muito o gráfico (como o feito para Stalker) e com um joystick bem configurado , acredito que terá uma experiência inesquecível.
Amigos, já joguei - e gostei - do Mass Effect 2. Alguém me recomenda comprar o ME 1? Ou me decepcionarei? E Stalker Call of Prypiat? Já joguei o Shadow of Chernobyl e desisti quase no final ( não aguentava mais sofrer).Alguém recomenda o segundo?
PS: putz, quanta palavra SHADOW junta!

Magaiver disse...

Eu parei pra pensar ontem, quando estava navegando no meu steam: Quando entrei na aba de jogos jogados, ele contava 68. Depois vi os jogos que possuo e tenho 144!!!

Ou seja, comprei o jogo mas nunca joguei.

Acho que pelos preços baixos, você compra naquela expectativa de jogar no futuro, mas esse futuro nunca chegou (e nem vai chegar pelo jeito).

Nobody_joe disse...

Achei Lost Planet bacana na época, ele não é nada de mais, mas chegou a me divertir. Gosto de jogos com inimigos gigantes.

Breno disse...

"gráficos rasteiros que conseguiam colocar minha máquina no chão, sistema de combate sem brilho, uma história que não me impressionou".

Sem querer ser chato,mas essas caracteristicas não são indicativo de adaptação de console para PC ou PC para console e sim as caracteristicas que o jogo possui,se forem validas as reclamações claro! A maior queixa que se pode ser feito contra Lost Planet no quesito port é a interface preferencial para controles de XBOX.

Quanto aos graficos,é bom ter cuidado na validade do argumento,visto que Lost Planet tem varias opções de configuração para maquinas low-end e high-end.Tem muita gente que diz que Crysis é mal otimizado,porque ficam tentando consegir fazer o jogo rodar no high com um Pentium 4 da vida e uma gforce 8500!!

Enfim ambos os jogos,RE 4 e Lost Planet podem divertir,caso alguem queira suportar a história retardada de ambos!

Lucs disse...

Eu sei como é tentar gostar de um jogo...tentei gostar de algum de estratégia,mas não deu certo(talvez Rise of Nations?esse eu tenho que jogar mais).

Encalhado eu tenho o Ghost Recon Advanced Warfighter e o ArmA 2.

Faço parte dos que ficam com um aperto no coração quando o Aquino fala mal de Resident Evil 4.
O port do PC é porco e requer gamepad e patches gráficos,mas graças a esse port eu tive acesso a um dos melhores jogos lançados.
Um dos poucos que mais me cativou,destravando tudo,procurando segredos,aperfeiçoando minha forma de jogar e com a aventura principal completa (de cabo a rabo) umas 4 vezes.

Jimmy666 disse...

Joga o starcraft de 1998 e seja feliz!

Raphael AirnMusic disse...

puxa, estava com lost planet na wishlist, agora jah nem sei mais hehe

o evil genius eu tenho na lista do gog, que como a do steam, teima em crescer a cada mes. um dia jogarei, mas parece bacana na linha dungeon keeper: tem seus problemas mas a diversao vale a pena.

alguem ai falou do darksiders. apesar de visivelmente adaptado do videogame, estou gostando do jogo pq parece muito com god of war q eu nao posso jogar por nao ter ps2/ps3.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity