Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

27 de dezembro de 2011

Melhores de 2011 e o que Nos Aguarda em 2012

No início de 2011 tomei uma das decisões profissionais mais arriscadas da minha vida: abandonei um emprego seguro com salário fixo em outra cidade pelo trabalho em casa, em projetos próprios e como freelancer para outras empresas. Tive o apoio financeiro do sistema previdenciário nos primeiros meses, tive o aval da minha esposa (que, felizmente, está em um excelente momento em sua carreira) e tive a sorte de conseguir ter como clientes antigos colegas de trabalho. Ao final de 2011, não posso dizer que tenho a mesma segurança financeira do final de 2010 (13º salário é coisa do passado agora), mas posso dizer que consegui meu objetivo: dedicar mais tempo às minhas idéias e estar mais próximo do meu filho, seja na distância física, seja na distância emocional.

O que isso significou para o Retina Desgastada? Significou que 2011 foi o ano em que mais investi no blog, em número de postagens, em jogatinas e criando o novo layout. Enquanto em 2010, tive a oportunidade de experimentar somente 10 jogos, neste ano que termina consegui a impressionante marca de 18 títulos! A lista completa: Age of Empires II, Amnesia - The Dark Descent, Atom Zombie Smasher, Batman: Arkham Asylum, Delta Force Black Hawk Down, Enclave, Fallout 3, Killing Floor, Mirror's Edge, Portal, Portal 2, Risen, Shellshock 2, Strife, The Lord of the Rings: Battle For Middle-Earth, To The Moon, Unreal e Zombie Driver. Depois de dois anos seguintes sem adicionar nenhum jogo à minha lista de favoritos, em 2011, quatro títulos conquistaram essa honra: Portal, Portal 2, Fallout 3 e To The Moon.

portal-2-turret

Apesar de ter fechado 18 jogos, cometi a insensatez de comprar, somente no Steam, outros 37(!) títulos, aumentando o desequilíbrio já acumulado de anos. Sem contar os jogos adquiridos em pacotes indie. Sem contar minha nova biblioteca no Gamersgate. Sem contar minha nova biblioteca no GOG. Sem contar o que comprei nos serviços nacionais Nuuvem e XOGO. Sem contar os títulos que estou emulando e jogando com meu filho. Sem contar os dois jogos que ganhei em promoções no Xbox Plus. Sem contar os jogos que ganhei de camaradas internautas (valeu, @magaiverpr e @taczbr!). E 2011 ainda não acabou.

Seguindo a tradição iniciada em 2008, segue minha relação dos melhores e piores que joguei em 2011:

  • Melhor Jogo: Portal 2
  • Maior Surpresa: To The Moon e Killing Floor (primeiro empate desde 2008)
  • Maior Decepção: Mirror's Edge
  • Pior Jogo: Zombie Driver

2012 Vem Aí

Em algum ponto perdido da História, um sacerdote maia virou para o seu estagiário e perguntou o que ele estava fazendo. O novato falou que estava fazendo calendários para os próximos anos. "Legal, deixa o estagiário ocupado e longe de encrencas", pensou o sacerdote. Na semana seguinte, o sacerdote viu que o estagiário ainda estava fazendo calendários. Ele resolveu perguntar em que ano o pobre infeliz estava. "Estou fazendo o de 2012 agora, senhor!". 2012. 2012?! "Ficou maluco, moleque?! Isso é daqui a uns setecentos anos! Quem vai usar isso?! Para agora, para agora! 2012 vai ser o último ano que tu vai fazer! Larga isso aí e passa no RH!".

E assim nasceu a "profecia do calendário maia".

Se 2011 foi um ano excepcional para o Retina Desgastada, lamento informar que 2012 provavelmente será um ano mais tranquilo. Não estou anunciando o fim do blog ou uma redução drástica do ritmo de postagens. Estou apenas planejando um retorno ao estilo de 2010, com um pouco menos de postagens por semana. Quem acompanha de longa data sabe que em 2011, "o Aquino estava atacado". Em virtude de um novo projeto criativo que deve me ocupar boa parte do ano que vem (e que será revelado em breve), haverá uma redução de marcha por aqui. Acredito que a maioria de vocês nem perceba. E, por outro lado, se eu conseguir o retorno financeiro que estou aguardando para 2012, pode ser que o ritmo atual nem seja alterado!

Para 2012, eu cogitei fazer um ano "temático": jogar apenas MMOs o ano todo, ou somente títulos indie ou revisitar todos os jogos da minha lista de favoritos. Mas não vai acontecer. Acho que a mistura atual de opções, variando de acordo com a maré, é o mais adequado para mim. Não posso garantir que jogarei este ou aquele jogo no ano que se aproxima, mas gostaria de experimentar a saga Mass Effect, Fallout: New Vegas, o clássico Betrayal at Krondor, outro S.T.A.L.K.E.R., Dead Island, GTA IV, Planescape: Torment...

E Half-Life 3, pode ser?

Onde está Half-Life 3?

Ouvindo: Eduardo de la Iglesia - Main Theme The Lord of the Creatures

19 comentários:

Fagner P. disse...

Uma pena que para mim, as expectativas talvez sejam exatemente o contrário. 2012 promete ser um ano bem cheio pra mim, vai ser trabalho ao dia e faculdade a noite, só sobrando os fds, que provavelmente será usado para estudos e trabalhos. Mas 2011 também foi um ano bem aproveitado por mim, se tratando de jogos.

Segue a minha opinião:
Melhor Jogo: Skyrim e Portal 2
Maior Supresa: também fico com o Killing Floor
Maior decepção: Duke Nukem Forever
Pior Jogo: Men of War Vietnam

Jimmy666 disse...

Mirror's Edge é uma decepção?
Po, pra mim é o jogo que mais deu fôlego ao combalido FPS com novidades, ao lado de portal.

C. Aquino disse...

Maior Decepção é quando a expectativa é muito grande e o jogo não entrega. Não quer dizer necessariamente que o jogo é ruim. Eu acho Mirror's Edge revolucionário em muitos sentidos, mas desperdiçou seu potencial com uma história meia boca, um final frouxo e uma jogabilidade menos fluida do que eu desejava.

Eder R M disse...

Vc ainda NÃO jogou Planescape Torment?! :-O

Herege! Redima-se e corrija seu erro! :-D

Ah, e feliz ano novo !!! :)

Bruno Gurgel disse...

Mass Effect, é? Isso vai dar problema... Você jogará o primeiro e sentirá um impulso incontrolável de comprar o segundo no dia seguinte. E como o terceiro vai sair já no começo do próximo ano, pode ir preparando-se desde já para o rombo no orçamento.

Não desejo que fique endividado, claro, mas espero com certa ansiosidade a sua reação quando for fisgado pela história de Mass Effect.

Shadow Geisel disse...

Bruno, será que só eu não gostei do ME2? comprei ele semana passada, mas não fiquei muito empolgado não. espero que seja só uma primeira má impressão, pois ele é bem bonito e os diálogos são legais. vou fazer um review de primeiras impressões sobre ele no meu blog, mas primeiro preciso sentir vontade de jogá-lo.

Jimmy666 disse...

Mass Effect 2 foi um dos poucos jogos da atual geração que me fizeram ficar de queixo caído!
Isso depois de jogar ME1 e não gostar muito!
Eu só acho que a lista de vcs não devia contar com jogos de outros anos, senão fica meio confuso!
Melhor Jogo: PORTAL 2
Maior Supresa: Portal 2
Maior decepção: Skyrim

Jimmy666 disse...

P.S.:SKYRIM é em excelente jogo, fantástico eu diria... mas depois de 60 horas não sinto mais vontade de joga-lo... e agora?

Breno disse...

No texto diz que Portal 1 e 2 e to the moon ficaram entre os favoritos! Vc não esqueceu de FO3??

C. Aquino disse...

Caraaaaamba! É verdade! Os DLCs me chatearam tanto que esqueci que o Fallout 3 basicão entrou pros favoritos!

Corrigindo...

Bruno Gurgel disse...

@Jimmy666
E agora? Agora é hora da festa!
http://www.youtube.com/watch?v=ZP0GKvNbYTw

Mas falando sério, se não gostou muito de Skyrim, espero pelo lançamento do Creation Kit e fique de olho no Skyrim Nexus. Assim que sair o Creation Kit, você poderá baixar mods para personalizar seu Skyrim da maneira que você bem entender. E como a comunidade modder nunca descansa, teremos conteúdo novo por muitos anos.

@Geisel
Muita gente não gostou de ME 2 por um motivo ou outro. Para mim, é apenas questão de gosto pessoal e não existe mérito em discutir se azul é melhor que preto.
Só uma pergunta: você importou o save do primeiro? Jogar o segundo antes mata quase toda a graça da franquia. Você vê eventos e consequências de decisões que não foram tomadas por você e, portanto, não tem o mesmo impacto e, algumas vezes, perde o sentido. A história acaba ficando desconexa.
Mass Effect é uma série e, como uma série de livros, o jogador deve seguir a sequência para que a história consiga crescer em sua mente. Tendo isto em vista, não faz sentido reclamar da história de um livro que você começou a ler da metade pro fim.

Raphael AirnMusic disse...

Aquino, q tal mais uma melhoria no blog: um sistema de comentarios mais bacanudo tipo o discuss ou coisa parecida ? ta ficando dificil acompanhar agora q tem gente q passa o natal comentando haha =D

boa sorte com o novo projeto e vamo q vamo aumentando as listas de jogos em 50 servicos diferentes!

Shadow Geisel disse...

tô louco pra jogar portal 2. Skyrim também me decepcionou um pouco. achei que ele seria melhor que o oblivion em tudo, mas até agora só no combate (o que não chega a ser uma façanha, superar oblivion no combate) e nos gráficos mesmo (nada mais que sua obrigação). gráficos não conto a natureza, pois a de Oblivion dá banho de qualquer jogo que já foi feito.

-melhor jogo (que eu joguei em 2012): new vegas
-maior surpresa: flower
-maior decepção: skyrim (também sinto o mesmo enjoo que o Jimmy)
-pior jogo: star ocean nem lembro o resto do nome

João Luiz disse...

o shadow veio do futuro? melhor jogo de 2012? hmmm... hehehe

a sensação do skyrim que vocês tiveram é a mesma que eu já tive com morrowind, oblivion e FO3: chega uma hora que jogo aberto acaba enchendo, fica repetitivo demais, sempre a mesma coisa pra fazer (ir até um lugar buscar um objeto e devolver, basicamente).

skyrim ainda não me encheu, mas já acabei ele e tô jogando cada vez menos. mas isso depois de 200 hrs, então tá tranquilo.

esse ano, por vários fatores, acabei jogando muitos jogos bons, foi o melhor ano de jogatina da minha história.

olhem a lista:
ME1 e 2
KOTOR
NBA 2k11 e 12
FM11
skyrim
new vegas (e dlcs)
portal
civ V
morrowind
batman arkham asylum e city
bastion
half-life 2

assim como o aquino, gastei muito no steam com uma penca de jogo que nem sei se vou jogar...

- melhor de 2011 (2011 hein..): new vegas, ME2 e os batman
- surpresa: portal (eu não tinha jogado ainda...) e bastion
- decepção: witcher 2, fifa 12 (um não rodou e o outro roda tão mal que não dá pra jogar, sem explicação aparente)
- pior: red faction guerrilla

Marcus Gonzallez disse...

Pô o Jimmy joga 60 horas de Skyrim e diz que o jogo o decepcionou? Imagina se tivesse gostado... Minha lista:

Melhor Jogo: Deus Ex: Human Revolution

Surpresa: Limbo (Não esperava tanto)

Melhor Shooter: Crysis 2

Melhor Multi: Portal 2

Maior Decepção: Fable 3 (E pensar que comprei essa m***a no lançamento)

Pior Jogo: Fable 3 (Eu esperava muito desse jogo e ele me decepcionou e além disso se mostrou um lixo.)

Poxa, mas além desses houveram muitos jogos bons que eu joguei e destaco:

Witcher 2: Quase ganha meu prêmio de Goty mas havia Deus Ex no caminho.

Batman Arkham City: Tô curtindo muito.

L.A Noire: Comecei e parei, mas promete.

Bulletstorm: Diverte, pacas!

Bah! Que ano!

Jimmy666 disse...

Marcus, o jogo me decepcionou porque achei que ia sei lá, jogar umas 400 horas e ficar com vontade de jogar mais!
Nem zerei, fiquei fazendo side quests e misc objectives pra aproveitar o jogo ao máximo...e chegou uma hora que meio que enjoeei!
Voltarei a jogar com certeza, mas no momento estou me divertindo mais com jogos bem mais baratos!

Marcos A. S. Almeida disse...

Os multiplayer on line tomaram todo o meu tempo - com muito gosto, é claro - que na verdade só fechei 2 jogos: Dead Island e The Suffering: Ties That Bind.
Vou tentar fazer a lista:

Os Melhores: Dead Island e Killing Floor

Decepções: Stalker: Shadow of Chernobyl e Indigo Prophecy

Surpresas: Red Orchestra 1 e Terraria

Jimmy666 disse...

Bom, Chet Faliszek da VALVE parece que finalmente se pronunciou sobre o site Black-Aperture.com:
http://forums.steampowered.com/forums/showpost.php?p=27654778&postcount=30

Poa Kli-Kluu disse...

Acho que não estou apto a fazer uma lista por que joguei muita coisa, muita coisa mesmo. Não cheguei a terminar 1/5 delas. Mas devo ter testado cerca de 150 títulos, joguei mesmo cerca de 40 destes, e terminei cerca de 8 ou 10.

É difícil agora falar de cabeça a relação de títulos, mas com certeza um dos que mais marcaram foi Limbo e Orcs Must Die!.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity