Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

21 de dezembro de 2011

Gemind - Fofoca de Comadre (Parte 2)

(Publicado originalmente no Gemind)

Na semana seguinte depois da primeira parte do meu artigo criticando o excesso de rumores no jornalismo de jogos eletrônicos, uma nova leva de boatos sem fundamentos surgiu a respeito de Half-Life 3, da Valve. Inicialmente, a máquina da fofoca previa algum tipo de anúncio durante o último VGA. Não aconteceu nada. Mas…

Wheatley no VGA

Portal 2, também da Valve, levou 5 prêmios na noite. Também concorreu, mas não levou, ao prêmio de Personagem do Ano (com o amalucado Wheatley). No vídeo preparado pela empresa, onde o personagem agradece pela indicação, uma série de números e letras randômicos aparentemente guardariam pistas para o próximo Half-Life. Para completar a euforia, a conta de twitter de Doug Rattman, “funcionário” da Aperture Science, empresa fictícia da série Portal, postou uma ininteligível série de números que poderiam ser qualquer coisa. Em toda parte, são avistados sinais da Terceira Vinda de Gordon Freeman.

Profecias sobre Half-Life 3 são idênticas a previsões do fim do mundo: perde-se uma data, logo vem alguém para anunciar a próxima, mas quem sabe mesmo da verdade é o Cara Lá de Cima. Nesse caso, o nome dele é Gabe Newell, o todo-poderoso da Valve.

trollface O mais recente boato informa que o 4chan, o mais infame fórum da internet e berço de todos os memes, teria enviado um e-mail para Newell perguntando a respeito do aguardado jogo. Desafiando toda a lógica do marketing e do bom senso, Newell teria respondido: “Eu conseguiria parar sua fúria se eu contasse a vocês que todos os seus jogos favoritos serão anunciados na E3 2012? (…) Sim, nós vamos anunciar algo com um 3 nele”. Na pressa de se conseguir uma notícia bombástica, a imprensa dita especializada esquece ou finge esquecer que o ícone oficial do troll nasceu no 4chan…

Recordar é Viver

Call of Duty - Future Warfare Boatos e rumores para atrair público não são um fenômeno recente. O site Gamespot tem uma seção específica para isto, chamada de Rumor Control. O que não é má ideia já que separa o conteúdo noticioso do site das especulações conspiratórias e fofocas sem base. Através dos arquivos da seção é possível relembrar as crendices que já passaram pela indústria em datas passadas.

Há pouco mais de um ano atrás, falava-se em um Call of Duty futurista. A boataria começara com o registro por parte da Activision de uma série de domínios “suspeitos”: callofdutyfuturewarfare.com, advancedwarfare.com, spacewarfare2.com. Segundo a análise da Gamespot, o rumor tinha fundamento. Um ano depois, temos Modern Warfare 3 vendendo mais que pão quente de manhã, mas ambientado nos dias atuais.

Na mesma época, era anunciado que o próximo Elder Scrolls seria uma “continuação direta” dos eventos vistos na parte IV, Oblivion. A origem do boato era a divisão dinamarquesa da Eurogamer, cuja fonte garantia a informação. Um ano depois, The Elder Scrolls V: Skyrim é lançado e sua história se passa 200 anos após o jogo anterior. O Império e tudo aquilo que o jogador defendeu em Oblivion não existem mais.

Recuando mais no tempo, temos alguns boatos de 2009: Duke Nukem D-Day, o outro jogo de Duke Nukem, insinuado por uma única tela, roubada de Duke Nukem Forever; Bully 2, “confirmado” por seu compositor a um obscuro site irlandês; e um dos primeiros rumores sobre GTA V, indicando que o jogo se passaria em… Vice City. Ninguém lembra mais, mas devem ter causado furor em sua época.

E a Apple?

Na primeira parte deste artigo, comentaram que não é possível fazer uma matéria sobre boatos sem mencionar a Apple. E, ainda que esta seja uma coluna de jogos, não dá mesmo para deixar a Apple de fora. Há cinco anos o Rumor Control já propagava o boato sobre o mítico console da empresa. É possivelmente um dos rumores mais persistentes que existem e que, mesmo não dando em nada, volta e meia renasce. “Especialistas” em Apple indicavam que o suporte a  jogos no iPod (?!) era apenas o começo de sua estratégia.

Apple iPlay? O iPhone só mostraria sua cara no mês seguinte, então a máquina de rumores estava a pleno vapor. Supunha-se inclusive que a Apple tinha uma “supersecreta” divisão de jogos montada internamente. Segundo o analista Jesse Tortora, “O console de jogos poderia sair de uma combinação entre o MacMini e o iTV, enquanto o console portátil poderia ser desenvolvido como uma evolução de uma futura versão do iPod widescreen“.

Desta vez, o próprio Gamespot classificou a especulação como improvável. Ironicamente, a Apple conseguiu transformar tanto o iPhone quanto o iPad em bem-sucedidas plataformas de jogos, sem precisar criar um dispositivo específico para tal. Talvez alguém lá dentro ainda tenha pesadelos com o fiasco do Pippin

Nada disso impede que o rumor do console específico da Apple ressurja ano após ano. Até mesmo Gabe Newell, que não abre a boca em público para falar de Half-Life 3, alimentou as expectativas em outubro deste ano: “Eu suspeito que a Apple lançará um produto para as salas de estar que redefinirá as expectativas das pessoas de forma realmente forte, e a noção de uma plataforma de console separada irá desaparecer“.

E talvez ele saia mesmo. E talvez vejamos Gordon Freeman salvando o mundo nele. Com a ajuda de Niko Bellic, Duke Nukem e Elvis Presley.

Ouvindo: Midnight Syndicate - Ebony Shroud

10 comentários:

Jimmy666 disse...

A comunidade Gamer estava em polvorosa ontem!
Primeiro foi a twitada que o twitter do @steamcast deu à tarde:
"Go ahead given by Gabe to start dropping hints relating to the next Half Life game"
-
Depois encontraram um suposto site com o logo do HALF LIFE 3 intitulado: www.black-aperture.com
Eu mesmo fui checar em nome de quem estava registrado o domínio e a discussão foi grande hoje na comunidade do orkut do HL.
Depois acharam alguns easter eggs nem comic do Team Fortress 2:
http://www.facepunch.com/threads/1148401
-
A coisa começou a ganhar volume depois que um funcionário da Valve foi fotografado usando uma camisa do HL3 e uns dias depois Gabe Newell declarou que iriam anunciar alguma coisa relacionada ao nº3 na próxima E3...
Pra mim, onde tem fumaça, tem fogo!

C. Aquino disse...

Eu ainda acho que é boataria. Vamos por partes:

O steamcast é não-oficial. E fontes não-oficiais já erraram feio no passado.

O Black Aperture não tem nenhuma indicação de ser autêntico, seja pelo registro do domínio, seja pelo IP de hospedagem.

A pista do Team Fortress 2 é quase paranóia. Mas pode ser explicada por paraidolia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pareidolia).

O que não tem explicação ainda é a quantidade de boatos surgindo de uma vez só... então, talvez, talvez, desta vez essa fumaça seja um incêndio de verdade (cruzando os dedos... de novo).

Jimmy666 disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

Jimmy666 disse...

Eu também acho o site fake e o negócio do TF2 paranóia, mas o tweet do steamcast não!Tipo, os caras já deram um monte de bola dentro e apenas tweetaram que o Gabe disse para eles irem em frente com as especulações sobre o próximo HALF LIFE...
-
No mais, sou fã de HALF LIFE e digo uma coisa:Não estou com o mínimo de pressa!
HL e HL2 apresentaram e difundiram o gênero shooter, foram revolucionários, pioneiros na introdução de diversos elementos nos jogos incluindo a física...
O próximo Half Life não pode ser apenas um bom jogo, tem que ser revolucionário de novo, tem que fazer o pessoal cair o queixo!Se o preço a se pagar por isso é a demora, eu espero!
Só que a minha teoria é a de que a VALVE precisa de HL3, eles não tem mais pra onde correr, já explico:
Todos os jogos da VALVE nascem de HL, a VALVE precisa lançar um HL3 pra justificar um L4D3, Team Fortress 3, Portal 3 e por aí vai...
CS:GO é a ultima cartada e só se justifica porque levará o CS aos consoles... a VALVE não tem mais nada pra lançar e não vai poder atropelar o HL3 com outro lançamento.
L4D2 já encerrou seu ciclo de vendas, TF2 é de graça e o próprio PORTAL 2 já está em sua 3ª promoção a menos de U$15,00.
A VALVE precisa urgente de HL3 se pretende lançar outros jogos no futuro!
Eu comparo a VALVE com a Blizzard, ambas as empresas sobrevivem sem novos lançamentos se quiserem... a Blizzard ainda sobrevive às custas do capenga World of Warcraft e a Valve do STEAM...A diferença é que a Blizzard não depende de nenhum jogo pra lançar outro, já a VALVE depende de HL3.
Half life e Half life 2 compartilham a mesma média no metacritic:96
Eu não vou aceitar nada que não se aproxime disso, demore o quanto demorar!
Mas como falei, demorar não pode mais!

Jimmy666 disse...

O site techmundo faz uma nota sobre esse site obscuro: http://www.tecmundo.com.br/jogos/16911-site-de-half-life-3-surge-na-rede-e-deixa-fas-em-alerta.htm
-
Mas o que me chamou a atenção foi essa notícia do dia 9 que eu não tinha ouvido falar:
http://www.tecmundo.com.br/jogos/16442-dublador-estaria-trabalhando-em-half-life-2-episode-3.htm

Fagner P. disse...

Concordo inteiramente com o Jimmy.
Sou muito fã de Half Life também, quase um fanboy.

Mas não tenho a minima pressa em Half Life 3, por que não quero ficar decepcionado, mas não da pra aguentar mais nenhum rastro sobre EP3, nem mesmo confirmado que está desenvolvimento foi ainda. Acho que a Valve exagerou um pouco sobre seus mistérios. Alguns dizem que EP3 não vai vir mais, e sim o Half Life 3, eu já não concordo.

É bem possível também que o Half Life 3 esteja em desenvolvimento simultaneamente com o EP3, o que seria uma coisa ótima.

Jimmy666 disse...

Em 2009 Gabe Newell afirmou que HL3 estava em desenvolvimento!

C. Aquino disse...

Eu lembro de ter lido em algum lugar que o sistema de episódios não saiu como a Valve queria e por isso não haveria um Episode 3, pulando logo para Half-Life 3.

E concordo com o Jimmy: que seja bem-feito, leve o tempo que for. E também acho que será o carro-chefe para o próximo salto evolutivo da engine interna da Valve. Depois de Half-Life 3, teremos com certeza Portal 3, Left 4 Dead 3 e novas franquias.

Como todo fã, estou ansioso. Mas essa onda de rumores não chega a me animar. Agora, quando a Valve atualizar o Episode 2 e umas coisinhas novas aparecerem por lá, aí sim teremos uma pista concreta. Até lá, acho que é tudo fumaça.

C. Aquino disse...

Só pra constar: Half-Life 3 eu compro no lançamento.

Jimmy666 disse...

Outra coisa é a engine SOURCE!
Mesmo tendo dado uma garibada legal em PORTAL 2 e ter ficado um excelente jogo, nota-se que a engine já está muito ultrapassada e a VALVE precisa de uma engine nova pra acompanhar a concorrencia... Nem tanto pela questão grafica, mas também para a jogabilidade!
Também duvido que saia um Episode 3, agora vai ser HL3 mesmo!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity