Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

17 de novembro de 2011

O Silêncio da Valve

Há exatos sete dias atrás, na quinta-feira (10) um comunicado de Gabe Newell fez gelar o coração de todo mundo que já comprou no Steam. Uma invasão de hackers ao sistema de fórum do serviço teria garantido acesso a um banco de dados contendo informações de usuários, com possibilidade de vazamento de números de cartão de crédito. O comunicado oficial não confirmava o roubo, não confirmava a quebra da criptografia, não confirmava o uso indevido das informações, não confirmava nada.  "Não temos evidências de que esses números de cartão de crédito criptografados ou informações pessoais tenham sido roubadas, ou se a proteção dos números de cartão e senhas tenham sido quebradas, mas estamos investigando". Uma semana depois, a Valve retorna ao silêncio. Em nenhum momento, o Steam foi desligado.

Quatro dias antes, os fóruns do serviço foram desligados, no Domingo (6), sem nenhuma explicação ou alerta. A única mensagem era: "Os Fóruns do Steam Forums estão temporariamente off-line para manutenção. Sua paciência é apreciada". Apesar da ausência de um comunicado, muitos usuários e a mídia já sabiam do verdadeiro motivo do fechamento. Havia algo errado no Steam. Mas a Valve guardou silêncio. Enquanto veículos de imprensa responsáveis sugeriam a mudança imediata de senha para os usuários, a Valve nada dizia. E manteve o Steam funcionando normalmente.

steam-forumDez dias antes, na terça-feira (1) uma lista com 45 contas de steam, incluindo e-mail e senha, vazou no site Pastebin. Há pelo menos dez dias atrás já estava circulando a prova de que hackers não tiveram acesso somente a dados do fórum, mas também a outras informações. Ainda assim, segundo Gabe Newell: "Nós não temos conhecimento de nenhuma conta Steam comprometida".

steam-pastebin

Se os ataques estão relacionados ou não é impossível dizer, mas a proximidade implica que as chances são muito grandes. E dez dias depois, Gabe Newell apenas sugere que não seria uma má idéia alterar sua senha de usuário. Apesar dos terríveis paralelos com o caso da PSN, há quem defenda a posição da Valve com unhas e dentes.

Quando a EA Games removeu Crysis 2 do serviço, para desgosto de muitos usuários, justificou sua decisão a princípio alegando que a iniciativa havia sido da Valve: "É lamentável que o Steam tenha removido Crysis 2 de seu serviço. Esta não foi uma decisão da EA ou o resultado de qualquer ação tomada pela EA". O caso é um pouco mais complexo do que isso, mas a versão da EA jamais foi desmentida. Em nenhum momento, a Valve emitiu qualquer declaração.

Para uma empresa cujo personagem-ícone não emite uma única palavra, o silêncio tem sido a estratégia mais adotada.

Ouvindo: Battlestar Galactica - Boomer Flees

14 comentários:

Anônimo disse...

Aqiuno, tem como remover os dados do cartao de credito da conta Steam? sempre comprei sem digitar de novo nada, maior burrada minha, na app store e na apple store tb, nunca me atentei a essas paradas :(

C. Aquino disse...

Acredito que não seja possível, mas vou investigar. Durante muito tempo usei só minha conta do Paypal lá (que não compartilha dados com ninguém e tem uma das melhores seguranças do mundo). Mas cometi o erro de usar meu cartão de crédito no Steam uma época e agora estou no mesmo dilema...

Marcos A. S. Almeida disse...

Anônimo, não sei se é possível usar esse termo no momento mas fique tranquilo , pois o Steam já apagou a informação do cartão (ao menos pra nossa visualização).Simulei uma nova compra logo após o ocorrido e meu número não apareceu automáticamente.Aliás , teria que preencher todo o formulário para finalizar a compra.Só espero que não tenha sido tarde demais...
Na verdade o silêncio é pra não propagar más notícias , pois se tivessem boas notícias (ou menos ruins) viriam rapidamente á público.Como as notícias são péssimas o silêncio é o melhor...pra ELES!Imagine a evasão de contas que está acontecendo?Ou do número de vendas perdidas?Ou até o número de pessoas que ainda não sabem ou não se importaram?Se estivessem divulgando notas alarmantes tudo isso seria amplificado.O Paypal agradece.

Anônimo disse...

Eu sou o Anônimo ai de cima, valeu Marcos, mas enfim ele quando efetua nova compra nao aparece mesmo ontem quase comprei o Oblivion por 4,99 mas desisti(ainda bem joguinho de mais 200hrs to fora), depois de postar aqui fui na apple store e consegui tirar cartao, eh so ir la account e selecionar NONE como se fosse um cartao ai fica sem nada e toda vez que vai comprar digita de novo nao fica salvo, Steam podia dar esta opcao.
Ps.: eu to postando Anônimo porque qdo tento logar pela conta do google me pedem pra fazer um blog :P ai desisto.

Marcos A. S. Almeida disse...

Se não quiser postar como Anônimo, clique na opção Nome/URL e ponha seu nick, ou o nome , como eu faço.
Realmente 200 hrs pode ser prazeiroso pra alguns mas pra mim também não dá.Eu tenho em mente que quando começo um jogo o meu objetivo principal é fechá-lo , me divertindo, é claro.Ficar passeando pelo cenário, conversando, coletando itens, cumprindo missões secundárias não é pra mim.

C. Aquino disse...

Marcos, comprei ontem um jogo indie (Aquaria) e posso confirmar que o Steam não guarda mais os dados que tinha antes: tive que digitar tudo de novo. Não sei se já existia, mas agora tem uma opção de "salvar os dados para compra futura", que eu, naturalmente, deixei desmarcado.

Sobre jogos muito grandes, desanima um pouco no começo, e quando você se dá conta já fechou mais de 100 horas em Fallout 3. Vai dar tristeza na hora de desinstalar. Um jogo deste tamanho, só um por ano!

C. Aquino disse...

Eu ficaria mais tranquilo se a Valve declarasse: "Por motivos de segurança, não armazenamos mais as informações de compra do usuário". Mas segue o silêncio.

Raphael AirNMusic disse...

Poxa, reação doida do Fábio ao seu comentário Aquino haha.

Respondendo sua dúvida, tenho quase certeza que a opção 'salvar dados para compra futura' no steam já existia, pelo menos desde a primeira vez que comprei algo por lá em 2009, creio.

Dpaz disse...

Eu o Anônimo, então acho que esta opcao de compras futuras tambem ja tinha, mas enfim, como falei antes podia ter opcao de mexer na conta, como falei da apple store, pois assim n tenho certeza nem garantia de como ficou a mesma com meus dados, na apple detonei meus dados de cartao e selecionei None la, agora qdo for comprar digitarei sempre tudo de novo.
Ps.: Valeu pela dica Marcos, eu sou meio topera mesmo

Marcos A. S. Almeida disse...

Raphael AirNMusic tive de ir ver e só tenho duas palavras pro fato :desnecessário e despropositado.

C. Aquino disse...

Calma, galera! Apesar do surto defensivo do Sooner, tudo se esclareceu e estamos de boa. Não vamos reacender esse debate...

Breno disse...

Fabio te desbloqueiou do twitter Aquino?huahuahuahua!!

Ad hominem deveria ser o sobrenome dele,serio! Para quem quiser irritar o cumpanheiro Fabio é só argumentar que controles não tem precisão para controlar jogos como unreal tournament ou quake,que ele fica tão irritado que nem publica o teu comentario.

So não concordei na instancia onde vc falou que as franquias evoluem!A não ser que simplificação seja uma evolução!

Hawk disse...

Esta opção de salvar os dados para compras futuras existe desde 2007 - ano que me cadastrei na Steam.

E a opção para excluir os dados de cartões, também.

Vou começar a comprar na Steam utilizando o PayPal, até o dia em que ele também for invadido.

breno disse...

Eu me inspirei pra dar uma comentada sobre os comentarios de fabio. Como ele não vai publicar o comentario eu colo ele aqui:

"Na defesa das ditaduras socialitas,deve se levar em consideração que os territorios e as diversidades etnicas são de proporções gigantescas,vide a URSS e a China.Por isso é que eles conseguiram matar mais gente que os Nazi(agora se usarem a interpretação dos frutos podres,pode-se dizer que o capitalismo mata muita gente indiretamente).

Um exemplo de jogo que comprova em parte a tese de Aquino é Dragon Age 2.O jogo conseguio ser de tão baixa qualidade que até os maiores fanboys da Bioware,que pre-crompraram o jogo por confiança cega e tudo mais, mostraram insatisfação com o produto.Os fanboys sempre irão defender seus produtos com base na satisfação pessoal.O problema é que os "standarts" deles são muito baixos,a ponto de eles defenderem a empresa mesmo sendo estrupados e empalados por eles(lol).

Mesmo sabendo que vc não ira publicar meu comentario(ou mesmo editar as partes que não lhe convem)eu comento aqui só pela satisfação de te irritar.E sobre ccontroles e fps quando tu vai responder?U mad BRO"

Achei interessante o update que ele fez depois no post,acho que ele não ta tão amistoso com vc não aquino:"UPDATED: Ou, como disseram em um comentário abaixo, “todo mundo é fanboy de si mesmo”. Parafraseando o protagonista de Bulletstorm, ”what the fuck does that even mean”?"

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity