Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

15 de novembro de 2011

Modificando: Fallout 3 - De Volta Para Casa

Vault 101 Revisited

Ao contrário do que aconteceu comigo em Morrowind, não tive muita sorte em encontrar mods com novas missões para Fallout 3. Além de raros, eu descubro nos primeiros trinta minutos que eles são mal produzidos, ou insanamente fatais, ou não oferecem a menor pista do que fazer. Ou o G.E.C.K., editor criado pela Bethesda é hostil para a criação de novas aventuras, ou a comunidade modder não se interessou em criar este tipo de conteúdo ou estou procurando nos lugares errados. Próximo de encerrar definitivamente minha jornada pelo jogo, tive a felicidade de encontrar ao menos um mod capaz de estender a trama.

Vault 101 Revisited oferece uma conclusão mais satisfatória para o lugar de origem do protagonista e seus habitantes. No enredo original, existe uma missão opcional que permite ao jogador retornar ao Vault 101 e resolver um conflito interno entre aqueles que desejam manter o abrigo fechado ao mundo exterior e aqueles que desejam abrir as portas. O resultado, independente das decisões tomadas, exclui permanentemente o acesso do Lone Wanderer e tranca o lugar. A partir deste mod, é possível voltar ao lar e contribuir com o crescimento de uma comunidade que deseja restabelecer contato com o resto da civilização.

Durante a missão criada pela Bethesda, ainda que você retorne ao Vault 101, seu interior está destruído, repleto de barricadas e sinais das hostilidades vigentes. Em Vault 101 Revisited, tudo está como antes, novo e imaculado. Não imaginava sentir saudades de um lugar onde estive apenas virtualmente, mas é inegável o peso que bate ao entrar novamente na cafeteria onde meu personagem comemorou seu aniversário de dez anos ou rever seu quarto original, com direito a presente de boas-vindas e quadro de cabeceira com a mítica passagem bíblica que formou a espinha dorsal da narrativa principal. É de arrepiar. Velhos amigos que eu não via há meses cumprimentam e conversam como se fosse um dia de rotina.

Vault 101 Revisited Vault 101 Revisited

Nem só de saudosismo vive o mod. Existem quatro missões que precisam ser completadas e algumas que são inteiramente secundárias. Neste ponto o mod também brilha ao conseguir integrar seus diálogos e seus personagens ao folclore estabelecido em Fallout 3: temos referências ao Enclave, ao Institute, à Vault-Tec, aos horrores de Dunwich, à Little Lamplight... Uma das missões inclusive é uma saudação ao clássico primeiro Fallout e envolve a busca por um novo Water Chip! Felizmente, ou infelizmente, as aventuras são de um grau de dificuldade recomendado somente aos jogadores mais veteranos, com personagens de alto nível. Possivelmente suei mais a camisa com este mod do que com todo o resto do jogo, incluindo o injusto Point Lookout. Se você é daqueles que acham que "Amata morre fácil", prepare-se para descobrir outro significado para a frase.

Apesar de introduzir novos e cativantes personagens e reintroduzir rostos conhecidos, Vault 101 Revisited sofre do mesmo pecado que assola as expansões oficiais da Bethesda: a falta de uma conclusão. Alguns detalhes no funcionamento do Vault 101 se alteram com as ações do jogador e as portas permanecem abertas para novas visitas, mas tudo volta a ser mecânico e vazio depois da última missão. Não há um epílogo ou promessa de futuro.

2011-11-13_00001

Por mais algumas horas, Fallout 3 me manteve cativo, de volta para casa, acolhido. Agora, saindo pela porta aberta, vejo que não há mais motivos para adiar o inevitável: Mothership Zeta e a última aventura.

Ouvindo: Battlestar Galactica - Battle On The Asteroid

10 comentários:

Shadow Geisel disse...

Mais uma oportunidade de falar de um dos games que mais gosto.
Algo que surpreende no seu texto não é nem o conteúdo do mod, mas a sua afirmação de que pretende "abandonar" o jogo definitivamente. Essa não é uma das tarefas mais fáceis pra mim.
assim como o Oblivion, Fallout 3 sempre retorna aos meus pensamentos. Não importa se estou jogando outro jogo dez vezes mais bonito, ou o melhor dos multiplayers online. Sempre sinto falta desse jogo e da sua atmosfera de desolação. Mesmo jogando o New Vegas (que, pra mim, é superior ao 3 em quase todos os quesitos), ainda penso no Fallout 3. Talvez por ter sido meu primeiro contato com a série.
sabe como é: o primeiro amor a gente nunca esquece...

Mdesign disse...

Aquino tem que jogar Skyrim, está simplesmente soberbo, um dos melhores rpgs de sempre. Pode dizer adeus a Morrowind.!

Eder RM disse...

De fato, Mdesign. Concordo com vc, e com um review que li sobre Skyrim: "Sinto muito, Morrowind, mas não preciso mais de você". ;D

Apesar de não ter curtido muito o FO3 (gosto mto mais do New Vegas, que, aliás, só foi supervisionado pela Bethesda, mas dedesnvolvido pela Obsidian) e não ter curtido nada o Oblivion (por favor, não me batam fãs do game!:D), que para mim é um jogo extremamente supervalorizado, que se reduz a três palavras: genérico, repetitivo e mal escrito, não resisti ao hype e comprei o Skyrim.

Passei o feriadão jogando, jogando, jogando. E, para minnha *enorme* surpresa, apesar de não tê-lo finalizado ainda (claro:P), é um jogo excelente, muito, mas muito melhor, mais interessante (e melhor escrito!) que o Oblivion. E diga-se de passagem que eu já estava um tanto pré disposto a a não gostar dele, devido a minha decepção com o O Oblivion.

Os fâs mais xiitas provavelmente vão reclamar por meses da abolição das estatísticas do personagem (que agora se resumem ao essencial - Health, magicka, Stamina), mas isso é tão incidental à jogabilidade que não faz falta nenhuma.

E há tantos pequenos detalhes, que talvez muitos nem dêem lá grande importância, que ajudam a criar a atmosfera do game. Há mini-puzzles! Sim, alguns pequenos "quebra-cabeças" em alguns dungeons, para quebrar a rotina de espada/magia/sneak e loot! Você poide brincar de esconder ou de pegar com algunas crianças!(Sério. É tão simples e tão divertido que me admira que ninguém tenha pensado nisso antes).

Enfim, para mim, é o melhor jogo criado pela Bethesda Game Studio desde o Morrowind, e periga ate entrar para a minha lista de favoritos.

Eder R M disse...

Há, e enceontrei alguns NPCs que eventualmente falam "Watch the skies, stranger"! (Referindo-se aos dragões, claro).

Impossível não lembrar do "mod maldito" de Morrowind... ;-D

C. Aquino disse...

Shadow, ontem com mais de 100 horas de jogo eu descobri Arlington e me deslumbrei com a paisagem. Depois esbarrei naqueles inimigos ímpares na fábrica de comida que não existem em mais lugar nenhum do jogo! Tenho medo de desinstalar Fallout 3 e alguém me falar: "Ei, Aquino, tu descobriu Capilé do Norte? É a única cidade do jogo com temática brasileira e mulas para transporte de carga!". Fallout 3 tem uns segredos muito bem guardados e tudo é possível. Quando eu desinstalar vou guardar todos os meus saves recentes por precaução...

Mdesign e Eder, vocês e vários outros estão me deixando com muita vontade de jogar Skyrim. É compra certa! Mas só depois da GOTY e em promoção. Até lá, ainda tenho que dar uma olhada em Oblivion e pegar a GOTY do New Vegas. Fora a série Mass Effect, The Witcher, Planescape Torment, Might and Magic...

Shadow Geisel disse...

Não acho Oblivion mal escrito. ele é um grande game que foi muito prejudicado por vários fatores, como dublagem, gráficos dos personagens (dos personagens e magias, pois a natureza desse game é incomparável). o combate é um dos piores já feitos.
Pessoal, por favor, encomendei o Skyrim pela pre-venda e ainda não cehgou. Estou p da vida com isso e peço encarecidamente menos spoilers de jogabilidade e surpresas nos elementos do jogo...

Fernando Lorenzon disse...

Estou atualmente jogando Fallout 3 pela segunda vez. Na primeira vez só havia jogado o DLC Broken Steel, e tinha explorado pouco do jogo. Além disso, não tinha conhecimento dos mods existentes.

Agora, jogando pela segunda vez, estou me divertindo muito mais, com mods que melhoram um pouco a jogabilidade, como Sprint, Bullet Time e Iron Sights. Porém, achei os DLCs muito fracos. Dos 5, somente o Broken Steel expande o mundo do jogo.

Jefther disse...

como faz para instalar esse mod e o mais importante é o seguinte, eu tenho que instalar esse mod depois que completar a missão homefront ou antes dela?

C. Aquino disse...

INSTALAÇÃO:

Descompacte o conteúdo do arquivo zip na pasta \Fallout 3\Data.

Como o mod contém elementos que não estão presentes no Fallout 3 original, vai precisar de um utilitário chamado "ArchiveInvalidation Invalidated!" para que funcione direito. Este programa só precisa rodar uma única vez, então é possível que você já o tenha instalado antes para outros mods. Caso contrário:

ArchiveInvalidation Invalidated: http://www.fallout3nexus.com/downloads/file.php?id=944

Através do Fallout 3 Launcher, você deve marcar o "Vault 101 Revisited.esm" para ativar o mod.

É ESSENCIAL completar a missão Homefront antes do mod. Abraços!

Jefther disse...

esta certo muito obrigado, gostei muito do seu blog, estou vendo todas as suas postagens, obrigado pela atenção rapida da resposta ^^

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity