Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

21 de novembro de 2011

Modificando: Fallout 3 - Blocos de Construção

Meu assentamento no Super-Duper Mart foi construído com muita paciência e dedicação, usando o mod Real-Time Settler, ou RTS. E é apenas um dentre centenas de vilarejos montados a partir da criação de Arcoolka e Ripvanwinkle111. O brilhante mod já foi matéria até na revista PC Gamer e meu assentamento é modesto se comparado com o que já foi produzido pelos apaixonados.

RTS na PC GamerBasicamente, o mod consegue colocar em tempo real nas mãos do protagonista a possibilidade de erguer construções, recrutar seguidores (incluindo personagens famosos de Fallout 3), criar um sistema de segurança, produzir alimentos para o consumo interno e outras habilidades necessárias para o perfeito funcionamento de uma comunidade autêntica nas Terras Devastadas.  Sua curva de aprendizado é acentuada no começo, mas logo se estabiliza. E construir vira um vício.

A construção de minha vila consumiu algumas dezenas de horas, não necessariamente contínuas. Cada objeto do cenário de Fallout 3 pode ser copiado em um blueprint, que precisa ser levado ao ferreiro local e transformado em um objeto, que é armazenado no Storage. Removendo o objeto do Storage, seja do lado externo da vila ou no interior de uma das casas, este pode ser posicionado com relativa precisão no ambiente. Pode-se girar o objeto nas três dimensões antes de torná-lo fixo. Não gostou? Remova o objeto e tente novamente.  Quando você menos perceber, você estará novamente percorrendo as Terras Devastadas atrás de elementos do cenário que deseja ter em sua colônia: escadas, passarelas, caixas, barricadas, mesas, cadeiras, camas, rádios, tudo que você viu em algum lugar, provavelmente poderá ser reproduzido.

Seguidores anônimos podem ser recrutados em qualquer lugar e, mantendo a fogueira acesa em seu assentamento, um novo wastelander surgirá em busca de calor todas as noites, podendo ser recrutado também. Na teoria, os seguidores funcionam como operários e soldados e seguem o protagonista para qualquer lugar. Mas, na prática, suas capacidades de combate são muito limitadas e provavelmente serão melhor aproveitados no interior da vila. Cada seguidor pode então assumir um papel definitivo na comunidade: lenhador, guarda, ferreiro, mercador, mineiro, pesquisador ou fazendeiro. Ou não assumir função alguma e se tornar apenas um morador. Definido seu lugar no grande esquema, este não pode ser modificado. Com o nível certo de desenvolvimento de seu vilarejo se torna possível o recrutamento de NPCs importantes do jogo: Moira, Elder Lyons, Shrapnel, Red, faça sua escolha (tendo cuidado com possíveis missões em aberto).

RTS - Flutuante
O mod pelo seu tamanho e sua ambição traz consigo uma carga de bugs. O framerate próximo às muralhas ocasionalmente cai. O jogo ocasionalmente cai. Às vezes o ferreiro se recusa a criar novos itens. O fluxo de novos migrantes diários parou completamente em minha vila depois de um certo ponto. Não é possível recrutar NPCs dos DLCs. Porém, para o trabalho não-remunerado de duas pessoas com uma visão ímpar, é um incômodo pequeno. Para complementar a perfeita criação do assentamento do Super-Duper Mart, eu também utilizei o plugin Faces and Names, que adiciona variedade e nomes exclusivos para os visitantes que aparecem. O mod Placeable Lights coloca diferentes tipos de lanternas e fontes de iluminação à venda em alguns mercadores do jogo e é uma excelente forma de iluminar os pontos escuros da vila. O mod Portable Fire Barrels serve ao mesmo propósito e é mais prático do que copiar um barril com fogo e reproduzi-lo. RTS em seu estágio atual não permite a construção de Torres Automáticas que funcionem. Para cobrir esta deficiência e aumentar a segurança, utilizei o mod Portable Turrets and Sandbags, que ainda fornece algumas barricadas.

RTS - Metrópole
Outro problema é o respawning de inimigos: existe uma função opcional em RTS para ativar levas constantes de invasores. Mas, em muitos casos, a função é redundante. Dependendo do lugar onde seu vilarejo seja construído, os arredores podem ter seus próprios oponentes reaparecendo naturalmente, conforme programado pela Bethesda! Devo acrescentar que o Super-Duper Mart é cercado por estes pontos, recebendo ocasionais visitas da Enclave, Raiders e até Super-Mutantes. E, se no vídeo, eu não entro em momento algum dentro do supermercado, é porque lá está sempre cheio de raiders. Na área do estacionamento, sem passar pelas muralhas, de tempos em tempos dois saqueadores surgem do nada, quando você não está olhando... RTS permite criar um sistema de segurança baseado em nove postos de guarda, alguns deles fixos e outros com rotas de patrulha. Com o número certo de guardas, as invasões se tornam menos traumáticas. Mas geram uma grande quantidade de cadáveres. A maioria dos corpos em Fallout 3 podem levar dias para se "decompor". Outros não se decompõem nunca. Para que meu assentamento não parecesse um matadouro, usei o mod Zap-Away, que introduz no jogo uma arma com a única função de desintegrar cadáveres!

Zap-Away
Real-Time Settler exemplifica, ainda que de forma crua e limitada, aquilo que poderia ter sido oferecido desde o começo no jogo: a possibilidade de se criar um futuro, de se fazer a diferença. O trabalho de Arcoolka e Ripvanwinkle111 segue a tradição do assentamento em Solstheim da expansão Bloodmoon para Elder Scrolls III: Morrowind, mas amplifica o escopo. Em outras palavras, a própria Bethesda já produziu algo vagamente semelhante mas não conseguiu dar o pulo necessário para a próxima etapa. Com uma ferramenta oficial, associada a missões integradas e funcionalidades extras que apenas um time dedicado de programadores poderia produzir, Fallout 3 teria forjado um marco nos jogos de RPG. Uma simples seleção de temas para uma casa que não gera empatia foi uma opção muito frágil para um imenso potencial.

Alterar a paisagem com a liberdade de escolher o local e a forma de sua própria cidade, defendê-la de seus inimigos, forjar rotas comerciais e alianças militares, as possibilidades seriam ilimitadas. Cada nova vila divulgada na internet funcionaria como propaganda para manter acesso o interesse no jogo, gerando ao redor de Fallout 3 o mesmo senso de criação comunitária de Little Big Planet, sucesso da Sony. E se fosse possível visitar a vila de outros jogadores? E se fosse possível reconfigurar tudo, de Norte a Sul? Limpar as ruínas da ameaça mutante, sem chance de respawn? Forjar seu próprio destino, se associar ao Enclave e remover a Brotherhood do mapa ou expandir Underworld e criar um paraíso Ghoul? Tantos caminhos para uma história dinâmica, que nunca vai existir.

RTS - Fortaleza
Infelizmente, Arcoolka e Ripvanwinkle111 pararam o desenvolvimento do mod. Felizmente, existe uma versão para New Vegas.

Ouvindo: Kasabian - Club Foot

7 comentários:

Shadow Geisel disse...

Aquino, o assentamento do outro post foi você que fez? Se sim, quero te congratular pela paciência e criatividade.
Sempre que um jogo tem essas ferramentas de edição de alguma coisa, eu travo e não consigo fazer nada de criativo. sou um desastre na criação de personagens em rpgs, e no little big planet eu nem cheguei a editar uma fase sequer. só terminei o jogo no modo história mesmo. What a shame...

Hawk disse...

Seu mapa ficou muito bem feito.

Gostaria de construir algo assim, mas minha paciência é muito limitada.


Ps.: Seu corretor ortográfico automático está com um pequeno problema, ele está corrigindo, erroneamente, "aceso" para "acesso".

C. Aquino disse...

Shadow, eu fiz com meu suor e minhas próprias mãos! eheheheh

Hawk, vou corrigir o "aceso". O problema sou eu mesmo e como "acesso" existe, não acusa no corretor.

Poa Kli-Kluu disse...

E ainda vou baixar todos os mods que apontou, e testar um por um. Mas as vastas terras gélidas de Skyrim tem me mantido cativado ao ponto de não conseguir dormir.

Finalmente voltei a ativa, comentei em alguns posts que não pude, e Aquino, sei que é meio fora de lugar, mas... Comprei Killing Floor pelo steam, gostaria de saber se você o tem pelo steam, e se sim, se podemos jogar junto qualquer dia, seria uma honra o/

C. Aquino disse...

Poa, eu sou o fantasma dos jogos passados: quando todos vocês estiverem jogando Fallout 4 eu vou assombrá-los com mods fantásticos de Skyrim que irei descobrir...

Sobre o Killing Floor, para mim está ótimo. Eu já tenho você na minha lista de friends do Steam? Vou dar uma olhada...

Poa Kli-Kluu disse...

Acredito que não têm, pois não me lembro de tê-lo na minha.

Meu nick no steam é iguuu_Poa.

Desde já, posso ver que será super emocionante jogar (:

OBS: Sou nubaço, comprei o jogo semana passada D:

C. Aquino disse...

Não achei você! Tenta me encontrar: retinadesgastada.

E quanto a ser newbie, a regra é: se vir um monstro, atire. Se possível, na cabeça. O resto se aprende depois.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity