Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

22 de novembro de 2011

Dragão Ferido

Skyrim A Bethesda lançou The Elder Scrolls V: Skyrim com um punhado de bugs. Não seria um jogo da Bethesda se fosse diferente... Mas pouco mais de uma semana depois do lançamento já existe um patch de correção oficial disponível, que baixa automaticamente pelo Steam. Com 18MB de tamanho, não chegaria a incomodar se não fosse um problema: ele quebra mods.

A "correção" vincula o executável do jogo de forma irrevogável ao Steam, seja no modo online ou no modo offline. Modificações criadas por usuários que alteravam o executável de Skyrim agora estão com seus dias contados, incluindo um muito popular que permitia usar mais de 2GB de memória do sistema para rodar o jogo. Parece incrível, mas, em pleno 2011, um jogo não oferece suporte nativo a mais de 2GB de RAM e não aceita perder o foco com um simples ALT-TAB. No lugar de corrigir estes anacronismos, a Bethesda mata o esforço de quem se deu ao trabalho. Já existe uma alternativa para o problema da memória, mas esta não é a questão.

Alterar o executável e oferecer funcionalidades que não estavam disponíveis na versão original era o grande charme de FOSE, o Fallout Script Extender. Sem ele, não teríamos uma série de mods. Incluindo o RTS. Sem o FOSE, meu assentamento no Super Duper Mart não existiria.

O que a Bethesda está fazendo agora é matar toda uma linha de desenvolvimento de mods e enfurecer a comunidade. Considerando que quase dez anos depois ainda temos gente produzindo mods para Morrowind, é o tipo de comunidade que perdura, aumenta o valor de um título e mantém a chama acesa mesmo depois da desenvolvedora seguir em frente. É o tipo de comunidade que deveria estar sendo tratada com mais respeito.

Ouvindo: Iron Maiden - The Legacy

19 comentários:

João Luiz disse...

pra mim, tem o dedo da valve nisso aí.

não é do feitio da bethesda fazer isso.

espere e confie, a valve que inventou essa...

Bruno disse...

Putz... A Bethesda pisou feio na bola... Espero sinceramente que isto seja corrigido no próximo patch. O jogo já é gigantesco, mas estava contando com os mods para fazê-lo durar por alguns anos.

Aliás, Aquino, já comprou o Skyrim? Como alguém que estava de saco cheio de fantasia medieval e fugia de qualquer título de qualquer mídia do gênero, te digo que vale muito à pena. Mesmo pelos R$ 109 que o Steam está cobrando.

Já estou preparando um pacotão com screens do Skyrim e, se quiser, posso mandar para você também quando ficar pronto. Acumulei mais de 10 mil screens do jogo, então vai demorar um tempo até que eu separe as melhores. Minha esperança é que o pacote fique com no máximo 1000 imagens, mas não garanto nada.

C. Aquino disse...

O patch elimina apenas aqueles mods que afetam o executável do jogo. Na época de Morrowind, este tipo de mod era raro (eu mesmo não instalei nenhum). Mas com Fallout 3 e o FOSE, muitos mods se tornaram dependentes deste recurso. O agravante é que um executável alterado com FOSE pode rodar independente de Steam, Windows Live ou qualquer outra coisa. Em outras palavras, uma brecha a ser explorada por piratas. E acredito que eles tenham sido o alvo desta alteração. É a velha história de prejudicar gente honesta e bem-intencionada (modder não ganha um centavo) para TENTAR coibir a pirataria.

C. Aquino disse...

Bruno, vou aguardar ansioso por estas telas!

Poa Kli-Kluu disse...

A ausência do ALT+TAB irrita e muito, sinceramente? Falta de vergonha isso.

Os MOD's matam a comunidade com um tiro bem dado de uma .44. Falta de respeito com aqueles que gastaram seu dinheiro com o jogo e ainda gastam tempo pra manter mais pessoas gastando dinheiro com o jogo.

Espero que tenha realmente sido a Valve movendo os pauzinhos, sou um fanboy manhoso da Bethesda Softworks e prefiro não acreditar que ela faria isso - Também prefiro ficar com a pírula azul.

Já com relação às screens: Bruno do céu, haja print screen's eim? Pretende fazer upload em alguma biblioteca online? Participa de algum grupo de fotografia de games? Podes passar o link quando tiver selecionado as screenshots?

Marcos A. T. Silva disse...

Também acho que o lançamento desse patch no mínimo complicado tem a ver com pirataria. Ou melhor, é uma tentativa de deter a pirataria.

Sinceramente, tudo isso chega a cansar a gente, e se eles lançaram esse patch única e exclusivamente com isso em mente, e acabaram com a criação de mods, acararam é prejudicando a vida útil do game. É claro que Skyrim é enorme, mas...

É sempre triste quando os honestos se ferram por conta dos picaretas, os quais muitas vezes jogam suas versões "alternativas" sem preocupação alguma, nem com aquele DRM da Ubisoft que exige conexão constante à internet.

Shadow Geisel disse...

Meu skyrim para ps3 chegou ontem. ainda não tenho uma opinião muito formada sobre ele, pois só joguei umas duas horas. pretendo fazer um post no meu blog sobre as primeiras impressões do jogo.
Quanto a essa atitude da Bethesda, parece que ela está tentando a todo custo desassociar a imagem da empresa unica e exclusivamente dos jogos para PC, como era até pouco tempo atrás. tive essa impressão depois daquela declaração dela, de dizer que jogos para pc são problemáticos.

Marcos A. S. Almeida disse...

Vamos ás contas: 10.000 dividido por 30 horas ( tempo estimado da história principal) dá 333 screens por hora.Dividindo por 60 (minutos de 1 hora)dá 6 (arredondando pra cima).6 screens por minuto.Minhas contas estão certas ou eu sou um Troll ruim de matemática?

Poa Kli-Kluu disse...

Acho que as divisões não mentem, caro Marcos.
São muitas screens. Muitas. Mesmo.

Só não se limite a pensar que ele jogou apenas 30 horas, eu colocaria umas 100 fácil fácil.

Bruno disse...

Na verdade, tenho 42 horas de jogo no Skyrim. O negócio é que meu FRAPS está programado para tirar uma screen a cada 5 segundos.

Poa Kli-Kluu disse...

Tu comprou o fraps, Bruno?

Se sim, por onde comprou? Quanto pagou?

Bruno disse...

Uso a versão free mesmo. É mais que suficiente para mim. Você pode baixá-lo pelo site oficial ou pelo Baixaki. Dá para comprar a versão full pelo site oficial também caso queira, mas sinceramente não acho que valha à pena.

E obrigado pela idéia de upar as screens numa biblioteca online. Estava pensando em colocar tudo num .rar e upar num Megaupload da vida, o que seria muito mais trabalhoso e complicado.
Se o Aquino permitir, coloco o link do álbum no Photobucket aqui nos comentários quando estiver pronto.

E infelizmente não faço parte de nenhum grupo de fotografia de games. Tirar screens das minhas horas de jogatina é só um hobby mesmo.

Eder Rm disse...

Oh.

Só porque porque eu estava cobrindo de elogios a Bethesda por ter criado uma sequência digna par o Morrowind.

Mas também, de uma empresa que processa o criador do Minecraft pelo trademark "Scroll" do próximo game dele, não é de se admirar.

Aliás, não é de admirar mesmo. Acho que isso foi um "erro" na hora de upar o game pro Steam e ao ser gravado no DVD, pois a Bethesda havia deixadio claro no blog dela que vc precisaria se conectar à net ao menos uma vez para ativar o jogo. Do jeito que estava, nem era preciso se preocupar com o Steam. :P

E, para um game atual não ter nenhum vínculo obrigatório com o Steam, só clicar no executável e jogar sem mesmo o Steam offline, isso seria realmente um milagre.
O New Vegas, distribuído pela Beth tb, sempre precisou do Steam, me pergunto pq o Sjyrim não faria o mesmo.

Poa Kli-Kluu disse...

Bruno, você pode ingressar em algum grupo público de fotografia de games, e fazer o upload.

Tem dois dos quais eu sei que Aquino ja comentou aqui, o Dead End Thrills e outro de brasileiros. E é pelo flickr, então acredito que será fácil armazenar e até mesmo ver as fotos.

Ja Eder, com relação á seu último comentário, meu me perguntou se não é alguma política interna do Steam ou até mesmo acordos feito atrás das cortinas.

Mdesign disse...

Boas Aquino, já experimentou o Jogo?
Esta notícia, principalmente a referência do punhado de bugs até da a ideia que o jogo é apenas isso e que apesar de razoavel os bugs são imensos, nada mais errado, se jogar por longas horas a fio e ler as reviews dos mais variados cantos da net, irá perceber que se trata de um Jogaço com J grande, um dos melhores em muitos anos, não apenas no historial da Bethesda, os bugs que habitam dentro do seu código gigantescoi, não são nada comparados com a qualidade do conteudo que tem para oferecer, nada. Quanto a questão da patch afectar os mods, neste momento tenho o jogo a rodar com mods que alteram o ceu noturno, os corpos, as texturas, os efeitos, as armaduras, terreno, e realmente afectou a estabilidae do jogo, nada mais fácil que desactivar os mods e experar pela correcção gratuita, a bethesda leva tão a sério a sua comunidade que investe o seu tempo a criar um dos kits mais intuitivos e completos de criação para cada jogo seu, onde a mesma comunidade com todo o apoio da Bethesda cria os seus mods. Digo isto não como fanboy agressivo, mas apenas porque o jogo saiu no dia 11,11,11, anda na boca do povo e muito se escreveu sobre ele, e a primeira coisa que vejo escrita no meu blog preferido é uma má noticia, que para quem não está a par de tudo dá uma imagem terrível do mesmo e dos seus criadores.

C. Aquino disse...

Bruno, pode publicar o link de onde quer que estas screenshots acabem sendo publicadas. Estou ansioso!

Eder, não sabia que o New Vegas já trazia o Steam obrigatório. Fallout 3 não tinha isso. São os tempos, enfim.

Mdesign, ainda não experimentei o jogo e com certeza jogarei um dia. Como eu disse, não seria um jogo da Bethesda sem sua dose de bugs e sem um universo imersivo. Minha falta de empolgação vem mais de uma soma de não ter jogado Oblivion ainda e ter saído recentemente de outro gigante da desenvolvedora. Mas é compra certa. Depois dos DLCs, da GOTY e da promo no Steam em 2013. Minha lista de títulos na fila de espera é grande. Enfim, o patch não afeta todos os mods, mas as "modificações criadas por usuários que alteravam o executável de Skyrim". É uma das linhas possíveis de criação de mods (e aquela que costuma expandir mais as funcionalidades), mas o resto segue em frente. Até 2013, muita água gelada ainda vai rolar embaixo desta ponte...

Bruno disse...

Como não precisei fazer um pacote que seria baixado e, portanto, não precisaria me preocupar com o tamanho do arquivo, consegui compilar as screens mais rápido já que poderia deixar mais screens disponíveis. Fiz 2 álbuns no Photobucket com um total de 3402 screens. Coloquei no álbum Skyrim Vanilla (termo usado pelos modders no Skyrim Nexus para o jogo original, sem nenhum tipo de mod) as screens que tirei antes de começar a aplicar os mods de textura e reskins para armaduras, armas e minha forma de lobisomem. A diferença na qualidade é simplesmente impressionante. Sem querer dar uma de Caetano Veloso, Skyrim já é um jogo lindo "de fábrica". Mas quando vi o efeito do mod Enhanced Night Skyrim pela primeira vez, tive que recuar um pouco da tela, encostar a cabeça na cadeira e respirar fundo para dar conta da beleza. Caso queira, aqui está um link com uma compilação dos melhores mods para deixar o Skyrim ainda mais bonito no Skyrim Nexus, que foi de onde baixei os mods que estou usando:

http://skyrimnexus.com/downloads/file.php?id=11

Vocês podem fazer o que quiserem com a screens desde que me dêem os devidos créditos pelas mesmas caso as usem publicamente.

Skyrim Vanilla (2138 screens)
http://photobucket.com/Menegroth_Skyrim_Vanilla

Skyrim Modded (1264 screens)
http://photobucket.com/Menegroth_Skyrim_Modded

E recomendo a todos que comprem o jogo. Aproveitem que a última parcela do 13º está aí, apertem um pouco o cinto, mas comprem. Garanto que não irão se arrepender.

E lembrem-se, crianças: NÃO IRRITEM O MAMUTE!

C. Aquino disse...

Opa, obrigado, Bruno! Acho que agradeço em nome de todos!! Agora é reservar um tempinho para navegar em Skyrim, enquanto não compro o jogo.

C. Aquino disse...

Para quem quiser baixar as 3000 telas do Bruno Menegroth, eu recomendo o PhotoFucket (em http://phatwares.dyndns.org:8080/contentPB.htm) que consegue ripar um álbum inteiro do Photobucket. Só lembrando que se você for usar a imagem para alguma outra coisa do que babar e colocar no desktop, é de bom tom dar o crédito para o rapaz.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity