Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

10 de novembro de 2011

Alerta Vermelho: Steam Hackeado

Este é o tipo de informação que quanto mais gente repassar, melhor para todos:

Uma mensagem, enviada na noite desta quinta-feira (10) pelo presidente da Valve Gabe Newell, afirma que números de cartão de crédito e outras informações pessoais podem ter sido comprometidas durante um ataque aos fóruns do Steam, que ocorreu neste domingo.

A Valve está pedindo a todos os clientes do Steam para que fiquem atentos às suas atividades de cartão de crédito, já que os números dos cartões estavam dentro de um banco de dados que os hackers penetraram durante o ataque, disse Newell. Os Fóruns do Steam estão fechados para manutenção desde domingo, e você pode conferir a mensagem de Gabe sobre o ataque por lá.

“Nós não temos evidência de que os números de cartão de crédito criptografados ou informações pessoais foram roubadas pelos invasores, ou que a proteção sobre esse dados tenha sido quebrada. Ainda estamos investigando”, explica Newell. “Não temos provas do uso indevido de cartões de crédito neste momento. No entanto, você deve prestar atenção à sua atividade de cartão de crédito.”

O banco de dados exposto durante o ataque “continha informações como nomes de usuários, senhas criptografadas, histórico de compras de jogos, endereços de email, endereços de cobrança e informações de cartões de crédito criptografadas”, Newell afirma no comunicado.

Fonte: Kotaku Brasil

Para trocar sua senha de Steam, só mesmo através do cliente, não adianta procurar no site. Com o cliente aberto, vá em Steam | Settings | Change Password or Secret Question. Você terá que entrar com sua senha atual, digitar duas vezes a nova senha e entrar com a chave de segurança enviada para o seu email cadastrado (se você usa o sistema Steam Guard, e você seria maluco se não estivesse usando).

Boa sorte a todos e que o stress renda um jogo grátis ou outro de cortesia da Valve, ou um voucher.

Ouvindo: The Posies - Going, Going, Gone

10 comentários:

Shadow Geisel disse...

Caramba. Depois da invasão da PSN em abril parece que virou moda. Eu não sei como funciona o steam ainda, mas se for utilizar o serviço algum dia terei cuidado. aliás, uma precaução que eu já tomo é não utilizar a minha conta onde é depositado o salário pra acessar nenhum tipo de rede de jogos.
pra isso, vou tirar um outro cartão de limite baixo, pro caso de acontecer algo do tipo. Estejamos atentos, então...

Poa Kli-Kluu disse...

Eu nunca imaginei esse tipo de coisa acontecendo, e agora que estou encarando a realidade dos fatos, é bom lembrar que mesmo a segurança masi bem elaborada tem suas brechas.

Sabemos como você mesmo disse Aquino, em outro post de sua única e exclusiva autoria que o Steam detém mais da metade do comércio digital de games; E ver uma segurança nesse nível sendo quebrado é no mínimo apocalíptica.

Mas esse tipo de coisa acontece, e sinceramente Shadow, independente se é uma empresa de games, de carros, de banco ou de mercadinho, todas são susceptíveis as mesmas invasões, isso é comum e natural. Quantas vezes não ouvimos falar de roubos(tanto assaltos quando invasões hackers) em empresas multinacionais bilhonárias?

É a primeira vez que ouço sobre um ataque bem sucedido no Steam, e não é por isso que vou desvalorizar o trabalho deles. Eles são profissionais prestativos e muito importantes no nicho em que atuam : Os números de vendas deles não mentem.

Portanto Shadow, não desvalorize o Steam ou redes de jogos de grande porte. Sei que nunca o usou, mas esse tipo de invasão pode acontecer com qualquer outra empresa que detém em sigilo os números de suas contas de cartão de crédito, senhas bancárias e qualquer outra informação pessoal.

O risco está em todos lugares, em todas as pessoas, em todo o momento. Viver é correr riscos, não? o/

Carlos Wilson disse...

Geisel, não é questão de "moda", isso acontece mais do que podemos imaginar. Informar a quebra de segurança aos clientes é o minimo que a Sony ou Steam devem fazer. Trabalhei em uma empresa de TI anos atras onde dados tambem foram "vazados" por um ataque. Todo mundo foi instruído de ficar com bico calado, nenhum cliente ficou sabendo. Minha duvida: quem usa Paypal nas compras dos jogos não tem os dados do cartao gravado na base do Steam, certo?

Marcos A. S. Almeida disse...

Apesar de passar boa parte do meu dia em frente ao computador , nunca fiz uma ÚNICA operação bancária pela internet,pra não correr o risco de ter meu dados acessados por terceiros.Agora os hackers podem conseguir isto pelo meu "Calcanhar de Aquiles": O STEAM ...

Shadow Geisel disse...

"Portanto Shadow, não desvalorize o Steam ou redes de jogos de grande porte..."
Poa, quem disse que eu desvalorizo as redes de distribuição digital de jogos? Só citei o fato ocorrido com a Sony pelo fato de dizer respeito ao entretenimento que está sendo discutido no post.
Como você mesmo disse, eu nunca utilizei nenhum desses serviços, então não poderia dizer se é ruim ou bom.
Pretendo utilizar a PSN num futuro bem próximo, e os ataques só serviram pra provar que ninguém é inatingível. Se não a Sony não teria disponibilizado download gratuito de jogos completos como "pedido de desculpas".

Shadow Geisel disse...

"Geisel, não é questão de "moda", isso acontece mais do que podemos imaginar."
Carlos, não leve ao pé-da-letra as minhas palavras. Sei que esse tipo de ataque já acontece a bastante tempo.
Se sites e sistemas de órgãos como Pentágono americano, NASA, grandes redes de bancos e cartões de crédito não escapam da ação desses criminosos, por que algo relacionado a games escaparia? Gerar receita já é motivo bastante pra virar alvo.

Hawk disse...

Agora eu fiquei com medo. :O

JackEstacado disse...

Justo essa semana que fiz meu primeiro cadastro no Steam para comprar o KillingFloor que o Aquino falou bem por aqui...

espero que nao tenha problemas para nós.

Anônimo disse...

Esse Fabio Sooner é um sujeito neurado. Ele escreve artigos interessantes, mas é só apresentar argumentos de um ponto de vista
diferente que o sujeito fica todo afoito e contrariado. E ainda parte pro ataque pessoal.

" Desculpe-me, não compartilho dessa visão falsamente concialiatória que tapa os olhos para a diferença abissal de
comportamento entre dois grupos em nome de um suposto “tratamento igualitário”. É como quando vem alguém
e diz que entre esquerda e direita existem extremos dos dois lados; existem sim, mas só as ideologias de
esquerda mataram mais do que o nazismo – isto é um fato histórico, as contagens de mortos dos regimes
bolchevique, no Cambodja e na China estão aí, e isso mesmo depois de maquiados pelo revisionismo histórico,
amplamente guiado pelos acadêmicos marxistas ."

Que merda vc dizer com isso ?
Quanta divagação, quanta dramaticidade.
Só da pra rir desse parágrafo mesmo.

" Pode dizer o que quiser, mas eu DUVIDO que os fanboys do Steam queimassem o Gabe Newell na estaca
se o Steam ficasse fora do ar, a não ser que passasse mais do que um mês.
Mas, de qualquer maneira, isso é suposição e não argumento. "

Também duvido. Mas ainda bem que você reconheceu que é suposição sua, e não fato;
não é uma coisa que vc faz com frequência.

" Eu, que não sou formado em jornalismo e portanto não estou acostumado a esse tipo de besteira velada,
digo na cara mesmo: todo mundo que te acompanha no Twitter e no seu blog sabe que você é fã do Steam, faltava saber se era fanboy.
Como a carapuça serviu, a dúvida acabou. Tentar ir pra tangentes, usar suposições que você não tem como comprovar (o que aconteceria se…)
e usar exemplos estapafúrdios de jogos que acabei de comentar comprovam isso, não importa o quanto o texto seja bonitinho.
Me engana que eu gosto! "

Partiu pro ataque pessoal. Apelou, perdeu.

C. Aquino disse...

Anônimo, aqui não é o blog do Fábio Sooner, esta não é a postagem do Fábio Sooner. Segundo, a gente já se entendeu, não precisa jogar lenha na fogueira. Terceiro, partiu pro anonimato, perdeu.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity