Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

26 de outubro de 2011

Profeta Cego

id Um ano depois, quando todo mundo provavelmente já esqueceu, eu venho à público para dar a cara pra bater. Errei e errei feio em meu patético exercício de clarividência chamado "QuakeCon: Sacudindo os Alicerces". Primeiro porque a aquisição da id software pela Zenimax até agora não tem sido muito positiva. Segundo, mais especificamente, fiz três previsões furadas:

"A Zenimax pretende focar no público de RPG mais casual, capturando fatias de mercado da Bioware. Não me espantaria ver a Arkane desenvolvendo algo dentro do universo Elder Scrolls, da Bethesda, mas não o aguardado Elder Scrolls V."

Tirando o mal-recebido Hunted: The Demon's Forge, a Zenimax não focou ainda no público RPG-light (se bem que há quem diga que isso já foi feito com a franquia Fallout...). Para queimar de vez minha língua, a Arkane se associou com alguns talentos de outras empresas para criar Dishonored, que não tem absolutamente nada a ver com Elder Scrolls.

"Não me espantaria ver um Fallout 4 ou Elder Scrolls V anunciado no próximo ano, rodando em id tech 5."

Fallout 4 (Fake)Fallout 4 não foi anunciado e não  será enquanto New Vegas continuar rendendo DLCs. Por outro lado, Elder Scrolls V está chegando. Mas sem rodar em id tech 5. A saga de Skyrim vai utilizar a Creation Engine, um derivado da Gamebryo usada anteriormente em Fallout 3 e Oblivion. Segundo Pete Hines, porta-voz da Bethesda, o próximo produto da empresa também utilizará a Creation Engine, "tirando vantagem da tecnologia que foi desenvolvida".

Doom 4 está oficialmente adiado para o próximo ano e ninguém fala nada mais além disso. (...)

O que eu acho desse anúncio: Doom 4 se perdeu dentro da nova estratégia da Zenimax. Se a idéia inicial era transformar o jogo em uma vitrine para eventuais compradores da nova engine, como foi seu antecessor, isso agora caiu por terra. (...) O mundo dos jogos de tiro em primeira pessoa mudou muito... E Doom 4 ainda enfrentará concorrência interna com outros dois FPSs da Zenimax: Rage e Brink.

Doom 4 continua desaparecido em ação. Houve rumores (já desmentidos) de seu cancelamento, mas seu futuro é incerto. Errei ao supor que ele iria competir com Rage e Brink: ele será lançado (se for mesmo lançado) muito tempo demais que a areia pós-apocalíptica do deserto já tiver coberto os dois títulos. Na melhor das hipóteses, Doom 4 irá bater de frente com Prey 2, mas não arrisco a fazer novas previsões.

A lição que posso tirar disso tudo é ficar de boca fechada e não explorar mais o pantanoso terreno das especulações...

Ouvindo: God Forbid - The End Of The World

4 comentários:

Poa Kli-Kluu disse...

Poxa Aquino, mesmo que tu possas errar em tuas previsões, eu ainda acho que tu deverias especular.

É divertido, ficar ponderando o que pode acontecer, e isso poderia gerar uma thread de cmoentários sobre o assunto e seria emocionante ficar fazendo previsões periodicas e ver qual delas acertamos e qual erramos.

E vou ainda além, poderiamos até mesmo, inaugurar um marcador novo só para estas marcações.

Acho que seria o máximo, afinal de contas, não sabemos quanto tempo teremos de sociedade em paz até que as nukes caiam ;/

Breno disse...

Ei alguem ai sabe que danado é aquele fallout warfare da enquete que Eder postou?

Esse conceito de RPG light é interessante,pois o que uma pessoa pode achar que é casual,outra ira achar hardcore.Mas pode existir um meio de quantificar objetivamente esses aspectos. O lado hardcore de fallout 3,para mim,está apenas na duração do jogo.O combate e resolução de quests fica no campo casual.

Eder R M disse...

Bom, o New Vegas está oficialmente encerrado, segundo Jason Bergman da Beth (entre outras pessoas), após 4 DLCs "de verdade" (mais conteúdo mesmo) e dois DLCs "cosméticos" que só querem o seu dinheiro (o que adiciona mais armas e outro com os items do pre-order - que eram de graça na pre-ordem... pelo menos você fica com os 4 pre-oder packs de uma vez). Mas como fã(nboy) é fã, é óbvio que comprei esses DLCs de itens tb . ;D

Estranho que mesmo confirmado pela Beth que o NV chegou ao fim, não foi anunciada (ainda?) a edição ultimate, jogo do ano, complete edition ou o equivalente. O jogo qualifica para a tal "GOTY" já que foi escolhido pela PC Gamer US e o site gamebanshee como jogo de RPG do ano. E agora no Golden Joystick Awards tb! ;)

Imagino que, mesmo que esteja trabalhando em um Fallout 4 (o que me parece bastante possível), ainda seja um tanto cedo para anunciar. Só espero que contratem a Obsidian para trabalhar em um FO "4.5", assim como fizeram com o FO 3.5 (leia-se New Vegas).

Quanto ao "RPG light", o que não falta na internet em discussões sobre RPG "hardcore" é o tal leveling do Skyrim. Até onde sei, você não escolhe nada no início! (a não ser nome, raça, sexo). A classe você define pelas habilidades que usa no decorrer do jogo... Vamos ver no que dá e o quão esperto esse sistema será.

C. Aquino disse...

Poa, eu ousaria dizer então que veremos um DLC para Rage anunciado ainda este ano. E não veremos sinal de Doom 4 ou Quake V até o meio do ano que vem.

Breno, Fallout: Warfare é uma versão de tabuleiro (!) de Fallout: Tactics, lançado oficialmente apenas na Inglaterra.

Eder, a Bethesda não vai anunciar New Vegas GOTY tão perto do último DLC, para não comprometer as vendas. Mas seu lançamento é garantido e eu estou na fila de espera. É provável que Fallout 4 fica aos cuidados da Obsidian, já que boa parte do time interno da Bethesda estará envolvido com os inevitáveis DLCs de Skyrim: Elder Scrolls é o xodó da desenvolvedora. Agora, Fallout 4 encerra o acordo feito com a Interplay, que previa três jogos com a marca: Fallout 3, New Vegas (3.5, mas ainda assim um stand-alone) e o vindouro Fallout 4. Depois, só os tribunais sabem.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity