Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

25 de setembro de 2011

O Outro Lado

Orc

Matamos Orcs. Desde que começamos nossas vidas como jogadores, nós matamos Orcs. Matamos Orcs em Elder Scrolls III: Morrowind, em Dark Messiah of Might and Magic, em Warcraft, em qualquer Lord of the Rings, em Warhammer (no passado e no distante futuro do ano 40.000), em Enclave, em Shadowrun, em quase 90% de todos os RPGs de fantasia que existem. Eu mesmo matei Orcs em três jogos da série Gothic, em número suficiente para preencher o horizonte. Para muita gente, Orcs tem que morrer! Mas o que será que eles pensam disso tudo?

Orcs O escritor Stan Nicholls até tenta mostrar o mundo de fantasia do ponto de vista destes violentos e esverdeados seres através da série de livros Orcs: First Blood. A despeito do sucesso de crítica e de público, a primeira trilogia de livros, reunida em um único volume, não me agradou nem um pouco. Uma obsessão por cenas de combate onde seus protagonistas sempre vencem apesar das chances e um roteiro repleto de furos transformaram a leitura em um sofrimento. Se existe o gênero Action RPG dentro do universo dos jogos eletrônicos, Stan Nicholls pode ter criado o gênero Action Fantasy dentro da literatura.

Quando a primeira trilogia termina sem concluir a trama, é seguida pelo anúncio de um novo livro e você não se sente com forças para comprar, é porque a história não vale mesmo a pena.

Uma nova tentativa de compreensão do mundo dos Orcs pode estar a caminho através do jogo Of Orcs and Men, da Cyanide. Se este nome não acende uma luz em seu cérebro, vale lembrar que é a mesma desenvolvedora por trás da adaptação de A Game of Thrones. De Orcs, aparentemente, eles entendem, já que tem o jogo Bloodbowl no currículo, um bizarro cruzamento de Warhammer e futebol americano.

of-orcs-and-men-01

Of Orcs and Men colocará o jogador mais uma vez no meio de uma guerra sangrenta entre o Império dos Homens e os clãs de Orcs, em um universo de fantasia brutal onde a vida tem pouco valor. Porém, a grande sacada é que o protagonista será um soldado de elite Orc e caberá a ele colocar um fim no conflito destruindo o seu maior fomentador: o Imperador dos humanos. Neste cenário, Orcs que não caem em batalha são escravizados para sinistros propósitos e os Goblins são perseguidos e executados sem clemência. Em seu caminho, este inusitado veterano de guerra terá o auxílio de um Goblin letal e sorrateiro, e a dupla imperfeita será forçada a comungar com magos, enfrentar assassinos e se opor às poderosas Irmãs dos Lamentos.

of-orcs-and-men-02

O jogo promete mostrar a raça humana como uma força cruel e impiedosa, dedicada ao extermínio das outras raças inteligentes. Se bem executada, esta mudança de perspectiva pode dar uma sacudida em um cenário estagnado. Se conseguir colocar a dúvida em meu mouse na próxima vez em que um Orc estiver exposto em meu monitor, ficarei mais do que satisfeito. Of Orcs and Men tem previsão de lançamento para o o segundo trimestre de 2012, para as principais plataformas.

of-orcs-and-men-04

ATUALIZAÇÃO: Leia a segunda parte da postagem em  O Outro Lado - Em Quadrinhos!

Ouvindo: Sacha Baron Cohen - I Like To Move It

5 comentários:

Mdesign disse...

No mesmo tema...
inspirado pelos orcs criados por tolkien, James Stokoe criou "orc stain" uma novela gráfica muito bem escrita, original e com um humor fenomenal, no qual transporta o leitor para o mundo estranho e grotesco dos orcs, onde a moeda de troca mais valiosa é o pénis de orc ou gronch. A obra foi escrita, publicada e brilhantemente ilustrada pelo autor, vale a pena conferir.

http://orcstain.wordpress.com/

C. Aquino disse...

Muito grato pela dica! Vou expandir a postagem daqui a pouco!

Marcos A. S. Almeida disse...

Se é bom ou ruim você decide, mas não custa dar uma olhada neste: http://brunocontosdeterror.blogspot.com/2010/05/vinganca-do-orc.html
Quanto ao GUN, no comentário ao lado, é um jogo muito bom.Mas é pura e simples ação, sem muitos rodeios e mundo aberto " estilo GTA" .Pra quem quer diversão sem "profundidade" é perfeito.Tiroteios , perseguição montado á cavalo, em diligências, é como estar dentro de um antigo Bang-Bang.Recomendo.

Breno disse...

Faltou citar Fallout 3 e seus super mutantes,que são tão orcs genericos quanto o flood são zumbis para Halo.

O jogo Arcanum mostra uma perspectiva interessante para os orcs,onde eles são em sua maioria trabalhadores semi-escravizados e ladrões.Sinistro também são as raças dos half-ogres,que na verdade são cruzamentos forçados(leia-se estrupo) entre ogres e humanas.

Valber disse...

Engraçado que ha poucos dias tava pensando em como seria jogar um RPG no papel de um orc. Vamos aguardar pra ver como of Orcs and Men vai ser.

Ja que falaram sobre GUN, alguns detalhes: o jogo tem um mundo aberto, mas é pequeno demais pra comparar com GTAs. Gostei muito da missão principal, e é a melhor parte do jogo, mas tambem é muito curta. Se os desenvolvedores tivessem expandido mais essa historia e cortado as missões repetitivas, teria sido um jogo excelente. Ainda assim, dou uma nota 8,0 pro jogo. So nao tem muito valor de replay.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity