Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

6 de setembro de 2011

Luz no Fim do Túnel

criatures-dark

Confesso que na primeira vez em que bati os olhos na arte conceitual de A Luz da Escuridão, eu menosprezei o projeto. Com todo o respeito a quem criou as artes, mas elas não me agradaram. Depois teve o problema do título. "A Luz da Escuridão"? Como assim? Não é meio pretensioso? E ainda tem o problema do jogo ser um side-scroller e eu ODEIO side-scrollers.

Isso foi passado.

Hoje eu apóio a iniciativa, já dei minha contribuição e, se tudo der certo, você poderá encontrar o nome do Retina Desgastada nos créditos na lista dos que acreditaram na idéia.

O Dia Mais Claro

A Luz da Escuridão é um jogo desenvolvido no Brasil pela Epifanica, inspirado em séries de sucesso como Castlevania e Legacy of Kain, mas com algumas mecânicas inéditas e um visual rebuscado. É um forte candidato de ser o melhor jogo nacional desenvolvido nos últimos anos. Não é um jogo casual, não é um jogo para navegador, celular, tablet, microondas. É um jogo comercial feito no Brasil querendo competir com o que existe de melhor lá fora. E, pelo o que eu vi, tem chances. Mas ele precisa da ajuda dos jogadores. O problema, como sempre, é o capital inicial.

Para contornar este problema, o projeto está utilizando a ferramenta Kickstarter, um serviço internacional que permite transformar qualquer um em um investidor do projeto. Tem um dólar sobrando? Contribua. Tem cinco? Contribua. Tem dez, vinte, cem? Contribua. O jogo não está passando o chapéu atrás de doações: se tratam de investimentos, com uma meta a cumprir. Se a meta não for alcançada, nenhum centavo sairá do seu bolso. Se a meta for alcançada, todos são cobrados. Mas seu investimento retornará na forma do próprio jogo e outros mimos como artes exclusivas, cartões postais, trilha sonora ou até mesmo o seu rosto gravado em uma estátua dentro da história. Considere isso tudo, então, uma pré-compra de um jogo que ainda será lançado. Para quem gosta de jargão moderno, isso é o tal do crowd funding.

Atributos

O Dori Prata do Meio Bit Games teve a chance de entrevistar Fernando Rabello, o criador do projeto. Destaco algumas partes, mas você deve ler a entrevista completa:

"(...) Jogos nacionais tem um estigma, em parte com motivo, pois temos projetos muito ruins mesmo e outros muitos sem nenhum apelo comercial, mas o público deveria apoiar e incentivar, tendo consciência das dificuldades que estamos discutindo aqui.

Outro problema é a falta de investimento, que é algo que ocorre por muitos motivos. No Brasil o investidor não sabe direito o que é um game, não é o tipo de empreendimento que estão acostumados a investir. Quando investem são geralmente advergames ou social games. Os investidores parecem não saber que o mercado de games é o maior mercado de entretenimento do mundo, isso é uma questão de cultura que precisa mudar. O investidor também não tem muito interesse em investir no médio e longo prazo o que é outra coisa que dificulta. Geralmente ele quer um grande retorno no seu primeiro game o que muitas vezes não funciona assim.

(...) Caso a gente não consiga, a versão para PC deverá ser suspensa por tempo indeterminado e vamos pensar se vamos lançar uma versão demo pública ou não, mas existem outras possibilidades que estamos vendo para que a suspensão não aconteça. Nós sempre temos um plano B, C, D, embora realmente estejamos ficando com poucas possibilidades.

A Noite Mais Densa?

infelizmente, o prazo para atingir a meta de 22 mil dólares termina em apenas cinco dias. Com 61% do valor alcançado, as chances são baixas, a menos que um mega-investidor entre na reta final. A princípio, o próprio sistema do Kickstarter pode ser acusada de servir como um obstáculo para o sucesso. Não aceita Paypal, não aceita cartão de crédito nacional, exige a criação ou a existência de uma conta na Amazon, a interface está toda em inglês, quando a maior parte dos interessados mora, obviamente, no Brasil. Isso não foi problema algum para mim, mas percebo que pode ser um entrave para muitos possíveis contribuintes.

Porém, existe uma página oficial do projeto em português, incluindo informações para depósito bancário e pagamento via Paypal! Suponho que, de alguma forma, estas contribuições devam ser somadas à meta. O projeto não faz distinção em relação à origem do investimento e quem participar terá direito aos mesmos benefícios de quem utilizar o Kickstarter.

Deserto Luz

O blog oficial também traz algumas dicas de como ajudar esta campanha:

  • É possível aumentar suas apostas. O Kickstarter permite que o apoiador gerencie eu apoio a qualquer momento. Por exemplo, quem apoiou com $5.00 pode aumentar sua aposta e receber mais recompensas. As recompensas são acumulativas.
  • Falar com amigos, colegas e pessoas do seu círculo de relacionamento pode ser bastante eficiente em trazer mais apoiadores. Caso não tenham convencido ninguém, insistam. Caso tenham, tentem convencer mais pessoas. Isso é uma grande ajuda para o projeto.
  • Divulguem o projeto em suas redes sociais, emails, twitter, facebook e o que mais for possível. Caso já tenham feito isso, continuem fazendo. Esse tipo de campanha exige muito uma repercussão constante para manter as pessoas se lembrando e apoiando.
  • Enviem emails para sites de games, revistas e outros veículos pedindo matérias sobre o jogo. O suporte dos sites é importantíssimo para esse tipo de campanha.
  • Se trabalham ou tem acesso a alguma empresa ligada a games, falem da oportunidade de ter publicidade dentro do jogo para recompensas acima de $400. A Epifânica inclusive produz uma vinheta animada de sua logo, além de permitir o link do site da empresa no menu do jogo, blog e site.

A Luz da Escuridão em pouco tempo de divulgação já conquistou o apoio da Nuuvem e conseguiu uma parceria com o mesmo estúdio de dublagem profissional que fez a melhor dublagem do próximo Uncharted (entenda a polêmica).

O relógio está correndo agora. A bola está contigo.

Ouvindo: Do Not Dream - Abendrot

3 comentários:

Marcos A. S. Almeida disse...

Bom, não vou me abster de comentar, mas também não vou ficar com hipocrisia:se o produto final sair, tendo um bom preço, eu compro;mas não tenho interêsse em apostar agora.Vou repassar essas informações que você generosamente divulgou, é a minha forma de ajudar.agora , que seria o máximo ter-mos um jogo nacional num serviço também nacional como o Nuuvem, isso seria!
Mas como assim não gosta de side-scroLl? E Terraria?
Quanto á dublagem , nem preciso clicar pra estar á par da polêmica , já estou por dentro.Mas segundo li, a Naughty Dog disse estar atenta á esse assunto.Resta saber se vai tomar a providêcia mais sensata.

Hawk disse...

Eu já ajudei.
Gostei bastante do que vi e acredito que possa ser um jogo muito bom.

Nando disse...

Grande matéria. Como nós queríamos que os sites grandes fossem assim. Faltando apenas 1% da meta agora, tudo teria sido muito mais fácil se alguns sites grandes tivessem ajudado a realmente difundir como funciona o CrowdFunding. Espero que outros projeto no futuro tenham uma jornada mais fácil e ficaremos felizes de termos feito a nossa parte nisso.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity