Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

1 de setembro de 2011

Jogando: Fallout 3 - Operation Anchorage

Antes de começar, eu queria um minuto de silêncio. Um minuto de silêncio para todas as vítimas incautas que pagaram o preço integral no DLC Operation Anchorage para Fallout 3. Obrigado.

2011-09-01_00003

Operation Anchorage sintetiza tudo que está errado no RPG moderno e mostra como nem de longe o resto de Fallout 3 pode ser comparado a esta abominação. Em torturantes três a quatro horas de "aventura", você é conduzido por caminhos lineares, onde suas escolhas não tem influência alguma, submetido a um número infinito de combates, com equipamento sem variação, acompanhado de soldados com "burrice artificial", tão fácil que dá para jogar de olhos vendados, mas sem a menor possibilidade de dar uma pausa e experimentar outra coisa dentro do jogo.

Neste DLC (e eu ainda não acredito que alguém pagou dez dólares nisso), você é enviado para uma simulação de um dos maiores eventos militares da história do universo de Fallout: a retomada de Anchorage, no Alasca, ocupada por forças chinesas. Jogadores de pelo menos um título da franquia sabem de cor que o confronto sino-americano levou ao Holocausto atômico e que as Power Armors foram vitais para os primeiros anos do conflito, antes das bombas subirem. A possibilidade de testemunhar "in loco" as forças americanas saindo no tapa com as forças chinesas era um doce sacudido na frente de qualquer fã. Porém, o resultado final é frustrante.

2011-08-31_00003

De positivo, temos a chance de ver paisagens cobertas de neve e belas montanhas, além de alguns equipamentos e mecânicas inéditas. O deslumbre termina em poucos minutos quando você percebe que a trilha é fixa e os inimigos caem como moscas. Tão logo você arranja um aliado (e isto acontece na primeira meia hora), os inimigos caem como moscas sem asas. Mais adiante você tem ajuda de um esquadrão inteiro de até quatro aliados e a batalha nem precisa mais da sua ajuda. Para não cair na monotonia, eu finjo que sou importante e dou suporte. Mesmo insistindo em não me seguir, desaparecer sem motivo aparente ou olhar de forma abobalhada para o inimigo, o excesso de aliados me libera para tomar um café.

2011-09-01_00002

Enquanto você estiver preso na simulação, você não faz mais nada dentro de Fallout 3. Operation Anchorage tem que ser suportado até o fim.

Investi loucamente meus pontos em Big Gun especialmente para esta missão, acreditando que ao final eu me juntaria ao exército blindado de Power Armors, ganharia uma Mini Gun e participaria de uma carnificina, uma reprodução ainda mais insana da luta que antecede o fim da aventura principal. Ledo engano. A batalha final diante de um vasto campo congelado envolve apenas quatro soldados de armadura, sendo que eu não sou um deles. Para evitar prolongar o sofrimento mais minutos do que gostaria, convenci o líder do exército chinês a cometer suicídio. O desastre da simulação se completa quando, de volta ao "mundo real", o DLC oferece um final patético para aqueles que iniciaram todo o processo.

Minhas sinceras saudações aos veteranos de Anchorage, àqueles que pagaram o preço.

2011-08-31_00001

Ouvindo: Neuroticfish - Wakemeup! (Extended)

8 comentários:

Marcos A. S. Almeida disse...

Desculpe,totalmente off topic: Aquino, você conhece uma aba chama ESTATÍSTICAS do Steam?Só consigo acessá-la pelo Steam do browser;ela mostra jogo por jogo o número total de pessoas jogando e o pico que foi alcançado.Uma curiosidade é que Deus Ex: H.R. recém-lançado já está em sétimo como mais jogado.Pra quem gosta de multiplayer on-line é uma boa ferramenta pra auxiliar na compra e se certificar de que terá sempre alguém pra jogar.

Breno disse...

Provavelmente os melhores dlcs de fallout 3 são o the pitt(ali sim vc tem dificuldade na escolha etica de suas escolhas) e point lookout(boa exploração).Agora Aquino eu até aconselho a vc aposentar o jogo se vc estiver se sentindo saturado.Isso pode acontecer quando uma pessoa é exposta a muito tempo a uma determinada engine e determinada direção artistica.Acredito que isso tenha acontecido com vc na sua repulsa a engine source e eu tambem já senti uma vez com a engine unreal em deus ex(por sorte eu tinha acabado de terminar o nameless mod(modasso por sinal))!
Como recomendação de jogo eu deixo,Outcast(trilha sonora,exploração,história e Npcs convincentes)Homeworld(RTS com uma das melhores campanhas principais,trilha sonora e história) e claro Vampire:bloodlines!

João Luiz disse...

esse anchorage é um baita lixo.

o tempo perdido jogando essa dlc não é recompensado pela armadura "instragável" nem pela gauss rifle.

se servir de consolo, as outras são bem melhores...

Breno disse...

So não entendi a questão da "burrice artificial" se a AI usada no DLC é igual a usada no jogo todo:de mediocre a patetico(o que chega a ser uma decepção pelo fato da radiant AI ser uma das "features" mais hypadas nos jogos da bethesda desde Oblivion)!e olhando essas fotos fica dificil compreender como esses artistas exageram no uso de filtros.O jogo desta geração que melhor usou esses filtros foi divinity 2,pelo fato dele variar de acordo com o cenário onde vc está(vale lembrar que eles usam a mesma engine da bethesda e também conseguiram implantar animação de movimentos pela diagonal e animação do personagem subindo em escadas,apesar deles serem uma microempresa)!!

Eder R.M. disse...

Já que estams fallando de FO e também complementando a informação de Marcos sobre o Steam Statistics, vendo o resto da lista dos mais jogados, vê-se que o Fallout - New Vegas está em 14°! O que me dá esperança de um futuro melhor para o estilo do RPG em geral. :-)

Marcos A. S. Almeida disse...

Sabe que eu não tinha reparado neste detalhe, Eder R.M.? Mas por outro lado, Deus EX não é RPG? Ou ao menos têm muito de RPG?

Marcel C. Da Silva disse...

Olha eu joguei e não detestei tanto assim essa expansão, mas parecia que eu não tava no fallout 3(exceto quando eu usava o VATS), eu não comprei(pq eu não tinha mesmo como comprar, ainda bem...), mas o fato de ser linear até que faz algum sentido, levando em conta que foi algo que já aconteceu, então não tem como ter uma grande reviravolta e a china dominar o mundo, mas que deu a impressão de ter sido feitas às pressas, isso deu.
Pra mim as melhores expansões continuam sendo a Broken Steel, Point Lookout e a Mothership Zeta.

Breno disse...

A defesa de Marcel é uma das que mais me incomodam(apesar de ele ser ponderado nos pontos bons e ruins)em respeito as obras de entretenimento.O que eu não entendo nesse DLC é o fato dele ser uma antitese de todo o potencial do jogo(exploração vs linearidede).Basicamente esse DLC e a personificação de fallout 3 em um jogo como Call of Duty(sem as partes interessantes do mesmo). Justificar os problemas de uma obra com base em "fandom" é sempre ruim ao meu ver(questão essa que Aquino pecou ao meu ver na sua defesa de FO3).Engraçado também é o fato do personagem perder karma ao matar os aliados na realidade virtual(mensagem subliminar da bethesda ou preguiça de programar melhor o seu jogo?)!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity