Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

12 de setembro de 2011

Filho Jogador, Pai Coruja

Pausa para um momento totalmente Facebook de ser:

P1130285 P1130286 P1130287 Ele ainda tem problemas com o direcional, mas está melhorando. Por enquanto, ele também se diverte em me ver jogando, o que me obriga a fugir completamente da minha zona de conforto e experimentar títulos de plataforma com personagens de desenho animado: Pato Donald, Bob Esponja, A Era do Gelo... Estranhamente percebo que estes jogos infantis conseguem ser muito mais divertidos e desencanados que alguns FPS "Game of the Year" focados no jogador adulto.

Voltei a ser criança.

Ouvindo: The Hives - Love In Plaster

6 comentários:

Gustavo Henrique disse...

Parabéns, bom trabalho cara!

Breno disse...

Falando em FPS AAA,ja ouvisse falar na nova "adaptação"do jogo syndicate feito pela EA.Ao que parece,os FPS e os TPS são a linguagem dos grunhidos no mundo dos jogos.Engraçado é que os antigos jogos de fps hoje em dia são adaptados para serem em terceira pessoa com sistemas de cobertura(rainbow six e deus ex).Bom mas vou ficando por aqui antes que os apologistas me chamem de "entitled".

A proposito Aquino,por que vc não baixa o demo de Aquaria para o seu filho dar uma olhada?

C. Aquino disse...

Syndicate e X-COM são o exemplo mais recente de um processo irreversível: todo mundo atrás do ouro "fácil" dos jogos de ação, sem querer se dar ao trabalho de pensar em uma franquia nova. Quantas unidades Syndicate vendeu em sua época? Desdes compradores, quantos ainda jogam e, principalmente, quantos estão interessados em uma versão FPS do jogo de estratégia? Uma quantidade muito pequena para justificar esta "adaptação". Mas as produtoras economizam na pesquisa e desenvolvimento de um universo e ganham publicidade gratuita dos críticos e jornalistas espantados. Triste ver isso. Resta torcer que o jogo, pelo menos, seja um bom FPS.

Aquaria tem demo? Bom saber!

Breno disse...

Mesmo que o jogo seja bom,dar suporte a ele é o mesmo que contribuir para a estagnação de ideias que eles praticam. Eu até entendo a necessidade de sequencias em jogos e o porque destes serem mais sucedidos que novas IPs(jogadores de franquias procuram mais do mesmo,mas sempre refinando a formula!),mas o fato de quererem dar uma nova roupagem ao titulo é simplesmente ridiculo.


Uma decisão de IP melhor seria a tentativa de se fazer "sucessores espirituais"(Algo parecido com Bioshock ou Dragon Age,mas sem o pretenciosismos desses mesmos jogos,que nem conseguem ser superiores aos seus antecessores(Dragon Age mesmo nem em graficos consegue superar baldurs gate 2)).Poderia ser algo como "livremente inspirado".Afinal se vc não consegue fazer melhor,não me venha com conversa de sucessor espiritual.

Breno disse...

Outra coisa que me espanta é o fato de modders entusiastas conseguirem estar a um passo a frente de produtoras milionarias.Se vc pegar por exemplo o mod the nameless one,nota-se que os desenvolvedores conseguiram superar a formula de deus ex,enquanto que a sequencia oficial no maximo consegue emular em uma engine contemporanea o que o original fez a dez anos atras(com muitas ressalvas ao tamanho dos niveis que são menores,cutscenes obrigatorias e chefes de fase tradicionais).Outro exemplo é o jogo Stalker,que possui mods que expandem o mundo do jogo em uns 300%(pena que são um pouco bugados).Em breve teremos o mod Lost Alpha,que pretende deixar o jogo bem mais ambicioso que o original,na tentativa de recriar o projeto original do jogo(torço para que eles consigam)!.

CoxinhaNerd disse...

Olá, tudo bem? Recebi indicação do blog através do CASAL GEEK! Entrevistei o casal para minha coluna (Ser blogueiro é...) que trata da troca de experiências entre blogueiros mais antigos e os marinheiros de primeira viagem. Gostaria de lhe enviar um email explicando um pouquinho melhor o projeto pois gostaria que participasse. Pode me enviar seu email? Não achei aqui no site - [email protected] - meu site é coxinhanerd.net! Obrigada!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity