Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

27 de setembro de 2011

Dez Anos de Anachronox e Dez Anos para Anachronox

Que espécie de fã sou eu que deixo passar o aniversário de dez anos de Anachronox em brancas nuvens?! Dois meses depois da data de 27 de julho, aqui estou humildemente pedindo desculpas e escrevendo congratulações no post oficial de aniversário do criador Tom Hall. E nem sei se ele vai aprovar o comentário depois de tanto tempo. Minha culpa...

Para celebrar a data, Tom Hall reuniu parte do time original de criação e, durante o último GDC, foi para o único lugar possível para honrar a memória do jogo: um bar. Uma pequena homenagem em vídeo mostra o pessoal, mais ou menos simulando a cena de abertura do jogo onde o bar do Rowdy aparece pela primeira vez. Confira abaixo:

Em uma entrevista publicada em 2009, Hall tenta esclarecer as razões do fracasso comercial do jogo. Segundo ele, a Eidos investiu milhões de dólares no desenvolvimento do jogo, mas apenas 50 mil na divulgação, uma soma considerada ridícula para os padrões da época e que mal paga os canapés do lançamento, nos padrões de hoje. "Eu acho que nós não éramos exatamente uma prioridade".

PAL-18 foi dublado por Tom HallAnachronox sabidamente também foi prejudicado pela farra da grana promovida dentro da finada desenvolvedora Ion Storm, comandada por John Romero e seu séquito de candidatos a celebridades. Muito dinheiro foi literalmente torrado na criação do execrado Daikatana e a má-administração terminou deixando a equipe de Anachronox sobrecarregada: "Nós éramos cerca de 20 pessoas fazendo um jogo que deveria ter usado 50-60. Foi insano", conclui Hall.

O resultado final foi atraso em cima de atraso e um título baseado na engine de Quake 2 lançado depois de Quake 3! E várias partes do jogo foram cortadas, incluindo material suficiente para uma continuação. Perguntas ficaram sem respostas, a Ion Storm foi dissolvida, Tom Hall perdeu os direitos da marca "Anachronox" e o mundo seguiu em frente esquecendo-se do jogo. Mas o velho criador não. E tampouco perdeu as esperanças em Anachronox 2. Na postagem de aniversário, ele foi categórico: "Bem, nunca se sabe". E em 2009, ele prometeu: "Se eu não fizer este jogo nos próximos 10 anos, eu vou simplesmente escrever o resto da história e colocar no meu site, que tal?".

Até 2019, nós esperaremos.

Ouvindo: Tones on Tail - Twist

2 comentários:

Eder RM disse...

Vida longa Anachronox!!!

JC disse...

Puxa Aquino, bem lembrado! Sem bem que vc é o único blogger de games que ainda lembra de Anachronox...mas 10 anos...passam rápido né?

Mas tenho trauma com esse jogo. Tenho a versão em caixa da greeleaf até hoje, mas nunca consegui termina-lo. Na época em que comprei, o PC que tinha rodava ele em câmera lenta irritantemente impossível de jogar. Depois com um PC mais novo tentei jogar no Win Xp e não consegui devido a incompatibilidade. Quando consegui acabar com os crashs ele ficou sem salvar...muito sadU_U. Se souber um jeito de faze-lo rodar legal no XP ou 7 me conte please!Hehe

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity