Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

9 de setembro de 2011

Amnesia: 365 Dias de Horror

Amnesia - Aniversário Hoje completa um ano do lançamento do jogo Amnesia - The Dark Descent. Para comemorar a data, o pessoal da Frictional Games produziu uma postagem especial em seu blog, recapitulando a maré de mudanças que o título proporcionou à produtora e seus planos para o futuro. Em resumo, Amnesia foi a melhor coisa que poderia ter acontecido à pequena empresa independente da Suécia: eles saíram de um estado de constante aperto financeiro para uma condição onde TODOS receberam aumento de salário e ainda sobrou dinheiro para preparar o próximo jogo com segurança.

A quantidade total de unidades vendidas de Amnesia está perto dos 400 mil. Nada mal para uma desenvolvedora independente. Deste total, 75% foi vendido com preço promocional, correspondendo a metade do faturamento do jogo. Atualmente, o simulador de pesadelos está vendendo em torno de 6000 cópias ao mês, mesmo com preço integral. É muita gente perdendo o sono todos os meses. A média atual é o dobro da média de vendas de seis meses atrás, indicando que Amnesia ainda tem muito fôlego pela frente. Esta entrada de capital cobre as despesas de salário, os custos operacionais e ainda gera reserva.

Curiosamente, o sucesso de Amnesia não teve o menor impacto nas vendas de Penumbra, o título anterior da Frictional. Apesar de também explorar o terror e ter uma jogabilidade semelhante, Penumbra não teve aumento de vendas e apenas 500 cópias são comercializadas mensalmente. A desenvolvedora, porém, acredita que a média poderia ter caído ainda mais, se não fosse pelo efeito positivo de Amnesia. Supõe-se que a maioria dos jogadores de Amnesia não associam Penumbra aos mesmos criadores ou não estão interessados em jogar algo contemporâneo, em contraposição ao cenário vitoriano do jogo de sucesso. Eu acho que a maioria dos jogadores de Amnesia ainda está se escondendo em um canto da casa, chorando e tremendo e precisa de mais tempo para se aventurar em outro título da Frictional... pelo menos, eu estou.

Amnesia oferecia ferramentas de desenvolvimento para os candidatos a modders criarem suas próprias histórias. Cerca de 300 projetos de fãs foram iniciados e pelo menos 20 mods foram concluídos. Por conta de Amnesia e o trabalho da comunidade, o fórum da Frictional atinge uma média de 200 postagens por dia.

Futuro "Sombrio"

Para o futuro, a empresa vai mais uma vez explorar o mundo do horror. Eles garantem que o próximo título não será tão focado no terror, mas terá uma atmosfera assustadora mesmo assim. Meus nervos agradecem. "Nossa intenção desta vez é mergulhar em questões mais profundas e intelectualmente desafiadoras". E os consoles serão a próxima fronteira a ser desbravada pela Frictional, a fim de ampliar o alcance do jogo. Isso não significa, porém, que o próximo projeto estará ameaçado pela "consolização" dos jogos de PC:

"Infelizmente consoles estão realmente velhos comparados com o PC agora, então está longe de ser tranquilo desenvolver para as duas plataformas. Nossa idéia atual é fazer com que os consoles tenham uma versão reduzida e garantir que as especificações do console influenciem o mínimo possível a versão para PC."

O próximo título será o primeiro da história da Frictional Games a ser desenvolvido sem preocupação orçamentária, ao contrário dos anteriores onde os recursos eram limitados e uma recepção fria poderia ter significado o fim da empresa. Agora será possível assumir mais riscos e terceirizar a produção de sons, vozes e artes, por exemplo.

Com o talento demonstrado até agora, eu diria que a compra está garantida. A Sombra está próxima.

Amnesia - Wallpaper 

Ouvindo: Chemlab - Chemical Halo

4 comentários:

Hawk disse...

Não gostei de nenhum dos dois jogos. :/

Existe alguma foto mostrando o QG da Frictional?

C. Aquino disse...

Pelo o que eu li no About deles (http://www.frictionalgames.com/site/about), a Frictional Games NÃO tem um escritório! Cada um trabalha em sua respectiva casa e o grupo se comunica pela internet.

Eder R.M. disse...

Sucesso para eles!

Sem querer fazer um mini-review, apesar dos defeitos (bem, coisas que *eu* considero 'defeitos', alguns que poderiam ter sido facilmente evitados) , Amnesia é uma experiência única, um sopro de criatividade e esperança nesse mercado saturado de jogos repetitivos e sem o mínimo de imaginação.

Vida longa Frictional. ;)

Marcos A. S. Almeida disse...

Eder R.M. , seu comentário exemplifica muito bem o porque Amnesia vendeu mais que a série Penumbra;muitos pensam que ele é o precursor de um estilo, e definitivamente não é.Penumbra:Overture e Penumbra:Black Plague , apesar de terem cenários totalmente diferentes do seu irmão mais novo, o clima é o mesmo.Tudo que se iniciou nos dois primeiros, de forma lapidada e polida também encontramos em Amnesia.Se pudesse-mos exemplificar o termo "terror psicológico" com um jogo eu diria que esse jogo é Penumbra:Black Plague.Não quero aqui dizer que Amnesia é ruim,longe disto, seria um absurdo , injusto e de uma ignorância total.Só que pessoalmente fico indignado quando descrevem Amnesia como único, quando não conheceram os seus antecessores.Recomendo que vá aqui >http://www.penumbragame.com/demo.php , baixe as demos e tire suas próprias conclusões.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning