Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

12 de agosto de 2011

Valve: Coletivo de Idéias?

Em quinze anos uma das mais queridas empresas de desenvolvimento de jogos criou apenas dois títulos. Tudo mais lançado sob a marca Valve surgiu em outras empresas ou derivou de idéias criadas em outro lugar:

Team Fortress Classic (1999): Criado originalmente por Robin Walker, John Cook e Ian Caughley, três desenvolvedores independentes, como um mod para o primeiro Quake. Todas as principais características da franquia nasceram aqui. A equipe original foi contratada pela Valve.

Half-Life: Opposing Force (1999): Desenvolvido externamente pela Gearbox Software. Em 2001, a mesma empresa lançaria Half-Life: Blue Shift.

Deathmatch Classic (2000): Recriação do modo multiplayer do Quake original.

Counter-Strike (2000): Nasceu como um mod gratuito criado por Minh "Gooseman" Le e Jess "Cliffe" Cliffe, logo depois assimilado e transformado em produto comercial. Condition Zero (2004) passou pela mão de todo mundo: Rogue Entertainment, Ritual Entertainment, Gearbox Software e a Turtle Rock Studios, que criou a inteligência artificial dos bots. À Valve, coube a tarefa de gerenciar o desenvolvimento complicado. Counter-Strike: Source é essencialmente uma adaptação do jogo original para uma nova engine. E, finalmente, Counter-Strike: Global Offensive está sendo desenvolvido com a "ajuda" da Hidden Path Entertainment, uma desenvolvedora até então independente.

Counter-Strike: Global Offensive

Day of Defeat (2003): Surgiu como um mod desenvolvido por terceiros. O time foi contratado pela Valve e o título se tornou um jogo comercial.

Portal (2007): Nascido como Narbacular Drop, todo o time de desenvolvimento foi contratado pela Valve e o projeto foi reformulado, adaptado para o universo de Half-Life e relançado.

Left 4 Dead (2008): Projeto original da Turtle Rock Studios, que utilizou a experiência adquirida com inteligência artificial em CS: Condition Zero para criar os bots do apocalipse zumbi cooperativo. A empresa foi adquirida pela Valve com mais de um ano de desenvolvimento do jogo. E depois foi dissolvida. Alguns remanescentes refundaram a empresa, mas boa parte da equipe original continua atuando na franquia.

Alien Swarm (2010): Recriação de um mod originalmente produzido para Unreal Tournament 2004. A equipe de desenvolvimento foi contratada pela Valve.

Dota 2 (2011): Continuação de um mod gratuito criado originalmente para Warcraft III.Seu principal criador, o anônimo "IceFrog", foi contrato pela Valve.

Ninguém pode negar que a empresa fundada por Gabe Newell e Mike Harrington, dois ex-funcionários da Microsoft, tem o toque de Midas. Nascida dentro da comunidade modder, a Valve Corporation nunca cortou os vínculos com o passado e se alimenta continuamente dos talentos e da criatividade que emerge do setor. Enquanto empresas maiores na indústria desdenham dos independentes e gastam anos e um bilhão de dólares para correr atrás do prejuízo, a Valve identifica o potencial ainda no berço e o absorve para si, polindo as arestas e transformando pérolas indie em produtos rentáveis.

Valve 1998

Em quinze anos uma das mais queridas empresas de desenvolvimento de jogos criou apenas dois títulos. Half-Life e Half-Life 2. A cada novo título anunciado pela Valve, os fãs se perguntam onde está o terceiro capítulo da saga. Com tantos talentos vindos de toda parte, não falta equipe para a empresa. Talvez o que esteja faltando agora seja um pouco mais de coragem para tentar acertar no alvo uma terceira vez por conta própria. Ou uma idéia surpreendente, que pode estar surgindo agora mesmo na cena indie.

Fiquem de olho nas próximas contratações...

Ouvindo: Michael Hoenig - Mountain Battle I

2 comentários:

Fagner P. disse...

Muito boa matéria! Faltou só do Ricochet que foi desenvolvido pela Valve e que não conheço muito, e do Half Life Decay, que foi feito por desenvolvedores independentes também, e foram contratados logo depois pela Valve, se não me engano.

breno disse...

Aquino apontou uma caracteristica da valve bem peculiar...Que é a falta de criatividade interna da empresa!Afinal,a unica propriedade intelectual deles é half life!Todos os outros produtos lancados por eles foram terceirizados.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning