Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

11 de agosto de 2011

Supremacia da Máquina

O que acontece quando você mistura Heavy Metal com chiptunes? Você consegue o inusitado (e único) SID Metal! Esta combinação matadora foi gerada na Suécia, a partir dos experimentos da banda Machinae Supremacy com um SidStation, um sintetizador que traz um um chip SID do saudoso computador Commodore 64.

Machinae Supremacy Scratch Wallpaper O grupo surgiu em 2000 quando Robert Stjärnström (guitarra e voz), Kahl Hellmer (baixo), Jonas Rörling (guitarra), Andreas Gerdin (sintetizador) e Tobbe (bateria) se juntaram para fazer um som. Ainda que a Suécia seja famosa no cenário do metal pesado graças a grupos como Opeth, In Flames, Dark Tranquility e diversos outros, o Machinae Supremacy se diferenciou ao aliar a sonoridade típica do gênero com algo... inesperado. Fãs do velho Commodore 64 e das músicas em chiptunes geradas pelos primeiros computadores domésticos, os integrantes da banda resolveram se arriscar em criar algo que juntasse os dois mundos.

A primeira repercussão do trabalho da banda veio com a regravação da música tema do jogo Great Giana Sisters, composta originalmente por Chris Hülsbeck. A faixa estourou entre os sites dos aficionados por remixes do Commodore 64 e foi a porta de entrada para a mistura do Machinae Supremacy. O primeiro disco comercial só viria 4 anos depois. Deus Ex Machinae teve uma tiragem inicial de apenas mil cópias, que se esgotaram no mesmo ano, levando a uma nova prensagem em 2005. O grupo também se tornaria responsável pela  trilha sonora do jogo Jets'n'Guns e teria três músicas incluídas na franquia de jogos In the Groove.

A View From the End of the World Atualmente, o grupo está em seu quarto disco de estúdio, sempre através de selos independentes. Com músicas como "Nova Prospekt", "Persona" e "Force Feedback", o álbum A View From the End of the World reforça a paixão do grupo pelo universo dos jogos eletrônicos. Recentemente, o Machinae Supremacy excursionou pela Europa abrindo a "The Ugly World Tour", do Children of Bodom. Durante esta turnê, a banda teve a oportunidade de tocar em 43 cidades e 23 países durante 2 meses entre Março e Maio de 2011.

Desde o começo, o Machinae Supremacy viu a internet como um canal para atingir seu público. De imediato, o site oficial foi lançado com nove faixas liberadas para baixar. Hoje, a página de downloads do grupo já conta com dezenas de músicas gratuitas para quem quiser conhecer seu trabalho, em formato .MP3 ou .FLAC ou agrupadas em arquivos .ZIP como álbuns virtuais. Em 2006, o site já contabilizava três milhões de downloads.

Confira abaixo:

  1. Through the Looking Glass - Primeiro videoclipe do Machinae Supremacy (2007).
  2. Nova Prospekt - do disco mais recente (2010).
  3. Winterstorm - Favorita da casa (2001)!

Ouvindo: Machinae Supremacy - Winterstorm

2 comentários:

Poa Kli-Kluu disse...

Sempre me interessei bastante por bandas com este premissa gamer.
Conferi algumas músicas da banda, e o trabalho deles é interessante.

Produtoras musicais (acho que o termo 'banda' não se encaixa) como SoundTEMP( que fez a trilha sonora do MMORPG Granado Espada e Ragnarök Online ), assim como DJ Tisto que também trabalhou em Grando Espada[a trilha sonora deste game é incrível! Remixes de músicas clássicas com batidas eletrônicas combinaram perfeitamente].

Outra trilha sonora que é impressionante, é a trilha sonora de Machinarium, um puzzle feito em flash. O responsável por ela é Tomáš Dvořák. E se gosta de trilhas sonoras, definitivamente deveria procurar sobre o jogo e sobre este compositor.

C. Aquino disse...

Valeu pelas dicas! Vou procurar estas trilhas.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity