Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

31 de agosto de 2011

Esclarecimento Público

Em 25 de agosto eu analisei o serviço de distribuição digital de jogos Nuuvem e cometi um equívoco ao interpretar incorretamente os procedimentos de segurança de armazenamento de senha. Felizmente, ao retuitar a análise, chamei a atenção dos responsáveis pelo serviço, e o próprio líder do projeto teve o compromisso de esclarecer este ponto por email às 00:15 de hoje. Segue a mensagem:

"Olá Carlos!

Primeiramente gostaria de agradecer em nome da Equipe Nuuvem pela confiança que teve em nosso serviço, mesmo com pouco tempo de vida, ao adquirir os seus games conosco.

Notamos que você publicou em seu Blog Retina Desgastada uma análise de sua experiência de compra e download, o que sem dúvida nos ajuda a melhorar constantemente.

Por outro lado, deste grande destaque a uma informação que está equivocada: as senhas de nossos usuários não são armazenadas sem criptografia no banco de dados do sistema, pelo contrário, utilizamos o que é mais comum e seguro em qualquer tipo de controle de acesso, armazenamos apenas o hash das senhas, sem a possibilidade de descriptografá-las.

Você deve ter entendido o contrário ao receber um email de confirmação contendo sua senha, mas este email é enviado antes de gravarmos sua senha no banco de dados.

Se um dia vier a precisar, poderá perceber, inclusive, que nosso recurso de recuperação de senha não envia sua senha original, por não termos como obtê-la, mas sim uma nova, gerada na hora, que deve ser ativada pelo link de confirmação.

Espero que tenhamos esclarecido a questão e que talvez possas repassar esta informação aos seus leitores.

Grande abraço!

Paulo Schilling"

Da mensagem eu posso concluir três coisas:

  1. O sistema é seguro mesmo. Schilling identificou corretamente o ponto onde eu cometi meu erro.
  2. O Nuuvem demonstrou que tem agilidade no uso das ferramentas sociais. Não apenas retuítaram minha mensagem, como ainda deram importância para um modesto formador (?) de opinião. Tem muita empresa que está a muito mais tempo no mercado que não demonstra este respeito e este dinamismo.
  3. Pelo horário do email, vejo que Schilling se dedica de corpo e alma ao serviço.

Se a carreira do Nuuvem refletir estas primeiras semanas de funcionamento, teremos um gigante nascendo. Bom trabalho, camarada Schilling!

Ouvindo: Battery Cage - Ecstacy

4 comentários:

João Luiz disse...

opa, ótimo saber disso, até postei que não tinha levado fé na segurança.

bom saber mesmo, agora é esperar sobrar dinheiro e alimentar meu vício...

Anônimo disse...

por isso é bom rever 300x o que vamos postar pois é só ver o que o João Luiz escreveu para ver o que faz as influências...
Nuuvem é um excelente site, com excelente segurança e excelente atendimento e é brasileiro(vamos deixar agora a steam um pouco de lado)

João Luiz disse...

???

nossa. o nuuvem ia falir pelo meu comentário?

Valber disse...

João Luiz, a internet é poderosa rsrsrsrsr

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity