Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

8 de julho de 2011

Sinfonia para o Mestre

Nobuo Uematsu é um dos mais conhecidos e mais talentosos compositores de músicas para jogos eletrônicos de todos os tempos. Na minha lista, ele ocupa a terceira posição mas sem nada a dever aos dois primeiros lugares. Tanto talento merece a admiração dos fãs e foi isso que ele teve neste sábado (9 de julho) na cidade de Cologne, na Alemanha. A Sala Filarmônica da cidade estava com todos os ingressos esgotados há semanas para duas apresentações históricas de uma seleção de suas melhores composições.

Symphonic Odysseys Nobuo Uematsu O evento Symphonic Odysseys - Tributo a Nobuo Uematsu contou com a participação da Orquestra da WDR Radio e o Coral da WDR Radio, tudo conduzido pelo maestro Arnie Roth e com a presença do homenageado. O melhor de tudo para quem não foi um dos felizardos donos de um ingresso é que o espetáculo foi transmitido online.

Foram ao todo dez segmentos, apresentando músicas de jogos da série Final Fantasy, Chrono Trigger, Lost Odyssey e outros (conforme visto no Hadouken). A segunda apresentação que aconteceu às 20 horas na Alemanha, pode ser acompanhada em tempo real pela internet. Confira os vídeos abaixo:

01 – "Opening Fanfare by Nobuo Uematsu"

Arranjo: Jonne Valtonen

02 – "Final Fantasy (Concerto for Piano and Orchestra)"

I. Grave – Allegro
II. Adagio Cantabile
III. Allegro Molto

Arranjo: Roger Wanamo

03 – "King’s Knight (A Pretty Day Out)"

Arranjo: Jonne Valtonen
Letra: Mikko Laine

04 – "Chrono Trigger (Silent Light)"

Arranjo: Jonne Valtonen
Letra: Mikko Laine

05 – "The Final Fantasy Legend and Final Fantasy Legend II (Main Theme and Save the World)"

Arranjo: Jonne Valtonen

06 – "Final Fantasy X (A Fleeting Dream)"

Arranjo: Roger Wanamo
Letra: Mikko Laine

Intervalo

07 – "The Last Story (Spreading Your Wings)"

Arranjo: Jani Laaksonen

08 – "Final Fantasy XIV (On Windy Meadows)"

Arranjo: Jonne Valtonen

09 – "Blue Dragon (Waterside)"

Arranjo: Jonne Valtonen

10 – "Lost Odyssey (Suite)"

I. Prologue (Main Theme)
II. A Formidable Enemy Appears!
III. A Sad Tolten
IV. Dark Saint
V. Light of Blessing ~ A Letter
VI. Epilogue (Main Theme Reprise)

Arranjo: Jonne Valtonen
Letra: Mikko Laine

Encores:

A fanfarra de abertura, uma composição original do mestre Nobuo Uematsu em parceria com Jonne Valtonen, está disponível para download. Mais detalhes, incluindo comentários sobre as faixas podem ser lidos no Hadouken, que chamou minha atenção sobre a notícia.

Ouvindo: P.J. Harvey - Water (Demo)

5 comentários:

Alexei Barros disse...

Fala C. Aquino,

Faz um tempo que acompanho o seu blogue e, apesar de nunca ter comentado, admiro os seus posts, sempre muito bem escritos. Tanto é verdade que coloquei um link para o Retina Desgastada no Hadouken há alguns meses.

Fico feliz que você também esteja noticiando a transmissão online do Symphonic Odysseys por aqui, para que mais pessoas assistam ao espetáculo. Evidente que eu não fui o único que falei sobre isso, porém, vendo a forma com que você escreveu, a maneira com que publicou o programa e principalmente por usar a mesma foto do Nobuo Uematsu do meu post, é patente que você soube do concerto por meio do Hadouken. Longe de eu querer me achar o dono da notícia, eu apenas pergunto: o que custava você falar que viu a novidade no Hadouken, colocando um link para o post? Acho que nada.

Pode ter certeza que se eu fizesse um post acerca de um tema que tivesse descoberto no Retina Desgastada eu daria o crédito sem hesitar. Desculpe se fui mal-humorado no comentário, não foi a minha intenção.

Abraço!

C. Aquino disse...

Caro Alexei, a falha foi minha, foi grave e foi corrigida. A menção ao Hadouken foi limada na última hora da postagem, uma vez que a matéria também seria exibida no Revista Cifras, que não costuma linkar para outros sites. Auto-censura boba da minha parte, uma vez que no meu blog eu posso escrever o que quiser. Enfim, está consertado o post e peço desculpas por qualquer aborrecimento.

Alexei Barros disse...

Imagina, nem esquenta, C. Aquino!

Eu que agradeço a rápida resposta e peço desculpa pela reclamação.

Valeu!

Marcos A. S. Almeida disse...

Por falar em música, o que está achando da trilha do Killing Floor , Aquino? Pessoalmente não gosto de rock muito pesado , mas algumas faixas não saiam da minha cabeça após jogar a primeira vez e baixei a trilha.Cheguei ao extremo de colocar uma delas como ringtone!

C. Aquino disse...

Eu achei a trilha muito baixinha. Estava lembrando que você havia comentado e resolvi prestar atenção, mas estava baixo demais! Vou configurar para ficar mais alto (se for possível) e aí te digo.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity