Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

13 de maio de 2011

O "Bruxo" Chegou

O Último Desejo Eu não sabia, mas em 19 de abril foi lançado no Brasil a tradução do livro The Last Wish, o primeiro volume com a saga de Geralt de Rivia a ser publicado por aqui. Com o título de "O Último Desejo", a WMF Martins Fontes trouxe para o nosso idioma o clássico moderno de fantasia do polonês Andrzej Sapkowski. O livro deu origem ao jogo The Witcher, cuja continuação chega na próxima semana. Segue a sinopse oficial da editora:

"Geralt de Rívia é um bruxo. Um feiticeiro cheio de astúcia. Um matador impiedoso. Um assassino de sangue-frio treinado, desde a infância, para caçar e eliminar monstros. Seu único objetivo: destruir as criaturas do mal que assolam o mundo. Um mundo fantástico criado por Sapkowski com claras influências da mitologia eslava. Um mundo em que nem todos os que parecem monstros são maus nem todos os que parecem anjos são bons.
Este é o primeiro livro da saga do bruxo Geralt de Rívia, que terá continuidade com A Espada do Destino e O Sangue dos Elfos. "

A lamentar apenas o erro hediondo de tradução que transforma o "Witcher" em um mero bruxo ("Witch"). A palavra original polonesa ("Wiedzmin") não tinha tradução no inglês, então os primeiros editores da língua inglesa inventaram o termo "Witcher". Na falta de criatividade para um neologismo, a WMF Martins Fontes acredita que "bruxo" serve, quando o termo, na verdade, está muito longe das atribuições e poderes de Geralt. Simplificando bastante, teria sido melhor traduzir para o português como "caçador de bruxos" mesmo. De bom, fica a promessa de que os outros livros da mitologia de Sapkowski também virão para o Brasil.

Aqueles que estão acostumados com a fantasia épica de Tolkien ou os intensos combates de Dungeons and Dragons podem se decepcionar. Aqueles que já passaram pelo jogo, não vão se arrepender da compra. Minha análise da versão inglesa do livro está disponível na postagem cujo nome mais atrai para-quedistas do Google: "Histórias que Nossas Babás Não Contavam". Com uma pesquisa rápida, encontrei "O Último Desejo" em promoção na FNAC, por R$27,90 (e já esgotou no Submarino!).

Ouvindo: Banco De Gaia - Amber

10 comentários:

José Guilherme Wasner Machado disse...

Sensacional! Há MUITO queria ler esse livro. Finalmente terei a oportunidade! Vou comprar já nesse final de semana.

Vale lembrar que o primeiro jogo baseado na criação de Sapkowski é excelente. Recomendo a todos que gostam de um bom CRPG. E o segundo está chegando dentro de poucos dias. Já pré-comprei o meu!

Aquino, quando tiver um tempo, confira o livro "Game of Thrones" (no Brasil, Guerra dos Tronos). Para você que aprecia o gênero, é um prato cheio. Recomendo que leia antes de assistir a série da HBO.

Abraços!

C. Aquino disse...

George R.R. Martin é um dos meus três autores favoritos, mas agora, com o seriado na TV, os livros do "Game of Thrones" ganharam destaque e subiram de preço. Vou esperar a febre abaixar (quando o Submarino vai acabar vendendo o pacote completo por qualquer vinte reais...).

Marcos A. S. Almeida disse...

Até alguns anos atrás a fonte de inspiração para o cinema e para a literatura de ficção era a cultura Grega e Romana;Hoje a inspiração é a cultura Nórdica ou Escandinava.Gosto de todas , sobretudo se forem bem contadas.Mas sempre que aparece a adaptação para a telinha ou para a telona uma história dos livros, sempre aparece algué que nos diz pra "ler antes de ver".Não estou querendo dizer que o camarada Wasner está errado neste caso , muito pelo contrário , tenho certeza que ele é muito mais informado do que eu,em qualquer assunto.Quando tentei ler O SENHOR DOS ANÉIS ( depois de ver o filme) sinceramente me deu sono.Simplesmente a leitura não fluía.Já a trilogia cinematográfica não, perdi a conta de quantas vêzes já vi (na verdade é um dos poucos filmes que não canso de ver).A dúvida que aparece é :será que toda adaptação desvirtua a literatura?Senhor dos Anéis é uma excessão?
Outra dúvida pertinente, Aquino:comentários sumiram ou é impressão minha?

C. Aquino disse...

Quase toda adaptação desvirtua sua obra original e, quando não o faz, geralmente fracassa! Por que motivo? Porque cada mídia tem suas próprias características que precisam ser respeitadas. Para ficar em apenas um exemplo, temos os pensamentos dos personagens, muito comuns na literatura e fora de lugar no cinema.
Sobre os comentários, o Blogger saiu do ar por vinte horas e quando voltou apagou alguns comentários e postagens. Isso não aconteceu apenas com o Retina Desgastada, mas com TODOS os sites que usam o serviço. Eu perdi vários comentários e uma postagem de ontem. Eles prometeram recuperar todos os dados nas próximas horas, mas continuo no aguardo...

Anônimo disse...

Ouvi dizer que a versão de Portugal traduziu Geralt pra Geraldo. "Geraldão de Rivia" rsrsrsrsr

C. Aquino disse...

É verdade. Ele atende por Geraldo em Portugal!

José Guilherme Wasner Machado disse...

Bem, no caso de Game of Thrones, a HBO está fazendo um ótimo trabalho, mas é simplesmente IMPOSSÍVEL fazer um trabalho fiel ao original. São apenas 10 episódios para mais de 600 páginas de história. E, para mim, o mais forte do livro é justamente o desenvolvimento dos personagens. Lá conhecemos seus pensamentos, motivações, medos, desejos, rivalidades. Na minissérie, fica tudo muito atropelado, e o desenvolvimento dos personagens vai para as cucuias. Acho que quem leu o livro vai apreciar bem mais a minissérie do que aqueles que não leram.

Eu simplesmente adoro o livro "O Senhor dos Anéis", mas gosto é gosto e sei que ele não é para qualquer paladar - nenhum julgamento de valor aqui, bem entendido. Sei que ele pode ser bem chato para muitos, e não há nada de errado com isso. Pessoalmente, considero o livro muito superior aos filmes, mas acho os filmes ótimos também.

Marcos, tenho certeza que seu conhecimento é maior do que meu em uma renca de assuntos! :)

Abração!

Douglas Pagoto disse...

E só pra lembrar, o jogo The Witcher ta em promoção no GOG.com, saindo por apenas $4,99.

(Aha, primeiro comentario em um blog, momento historico.
E Aquino, parabens pelo blog,com certeza é um dos melhores [se não o melhor] e mais inteligentes que conheço, continue com o exelente trabalho.)

C. Aquino disse...

Seja bem-vindo, Douglas! Valeu pela dica e obrigado pelos elogios!

Bruno disse...

Então foi por isso. Tentei várias vezes deixar um comentário no post abaixo (Matando Crianças) e sempre voltava o erro do blogger "Não foi possível completar sua solicitação", ou algo do tipo.

Já pensou em mudar pro Wordpress, Aquino? Não entendo patavinas de blogs mas sempre ouvi a briga entre usuários do Blogger e do Wordpress e os argumentos dos "wordpressianos" sempre me pareceu mais convincente de que o serviço é realmente melhor.

E realmente, Wasner, Senhor dos Anéis não é p/ qualquer um. Não sei se é apenas o fato de há muitos anos não ter saco nenhum p/ fantasia medieval, mas nunca consegui passar da primeira hora do primeiro filme ou do primeiro capítulo do primeiro livro. Aliás, já li o primeiro capítulo do livro e vi a primeira hora do filme trocentas vezes em tentativas frustradas de ir até o final.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity