Dada a limitação de espaço físico e recursos humanos dos jogos eletrônicos, é impossível conceder liberdade absoluta aos jogadores. Mesmo jogos no estilo sandbox, onde é teoricamente possível ir para onde se queira, precisam de limites no cenário. Geralmente este limite é aquela cadeia intransponível de montanhas, um abismo no meio da estrada, um muro mais alto que o normal, uma porta "pintada" na parede ou mesmo o ridículo e inexplicável campo de força invisível. Mas o que fazer quando o bom-senso geográfico exige uma grande massa de água? Transformar o personagem em uma criatura de açúcar, que é destruída pela força das águas em três segundos? Muito datado. Deixar o jogador livre para nadar até o horizonte e rir em segredo enquanto ele se vê forçado a nadar tudo de volta para continuar a aventura? Talvez. Porém, alguns desenvolvedores sádicos tem inventado sinistros métodos para manter o jogador fora da água ou para deixar as criaturas marinhas em paz...
Gothic 2 tinha apenas quatro cutscenes. Uma delas dedicada exclusivamente ao jogador que enfiasse na cabeça que seria uma boa idéia abandonar a ilha de Khorinis a nado:
Os mesmos desenvolvedores repetiriam o truque em Risen, ainda que o resultado final não seja a morte:
Fora do gênero da fantasia, o mundo "real" também reserva surpresas para os jogadores que gostam de nadar, mesmo que estejam comandando um super-soldado, como qualquer veterano de Crysis pode lembrar:
Em Half-Life 2, os oceanos foram dominados por pequenos peixes que devoram um homem em questão de segundos. Infelizmente, ninguém sobreviveu para gravar um vídeo...
Em outros casos, o jogador nem mesmo precisa entrar na água. De tudo que conseguimos aprender hoje, lembre-se pelo menos disso: não atire nos peixes em Resident Evil 4!
Esta postagem nasceu quase um ano atrás, dos comentários da postagem "Vazio Quilométrico". O tempo de resposta do Retina Desgastada é meio lento...
8 comentários:
Eu adoro essa de RE 4 :)
Em inFAMOUS, cair na água é morte quase instantânea. Mas faz sentido, já que o personagem é um super-herói que conduz eletricidade.
O que nunca engoli foi o primeiro Assassin's Creed.
No game do SCARFACE:THE WORLD IS YOURS, se voçe ficasse um certo tempo na parado na água um tubarão abocanhava TONY MONTANA. Essa do RESIDENT EVIL 4 eu não sabia, eu já atirei algumas vezes nos peixes daquele lago antes mesmo de enfrentar a criatura, mas ela nunca apareceu para abocanhar LEON, vou tentar mais vezes para fazer isso acontecer e é claro levar um bom susto!
E Crysis, já ganhou uma segunda chance? Antes de trocar o processador (saí de um Athlon X2 6000+ para um Core i5 2500), tinha os mesmos problemas que você relatou no post linkado nesse. E a VGA é boa, uma ATI Radeon HD 4850.
Depois da atualização, meu amigo... Que jogo fantástico, que gráficos de cair o queixo. O roteiro é clichê, mas como todo bom blockbuster hollywoodiano, é bem contado. Estou contando a experiência com o primeiro Crysis no Joguinho, está sendo muito legal.
[]'s!
Eu tenho acompanhado sua saga no Crysis com indisfarçada inveja. Mas, por enquanto, ele foi para o fundo da prateleira para mim. Só vou voltar a testar quando trocar de máquina, o que eu espero não precisar até 2012...
Em Lost Coast acontece o mesmo , se entrar-mos na água peixes "invisíveis" acabam nos devorando.Finalizei o episódio sem vasculhá-lo completamente, achando que exatamente os peixes impediam a travessia para o outro lado do cenário.Mas não é que é possível atravessá-lo? Conforme esse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=ET8b9L_6_jk não existe nada demais, apenas cenário inacabado ,mas vendo ele lembrei de outro post aqui do Retina que fala justamente sobre fotografia de cenários inacabados.
levei um susto com a porra da minhoca gigante do resident evil
Já atirei nos peixes nesta fase e este monstro nunca apareceu. Será que isto ocorre por causa da versão? A minha é do PC.
A minha versão de Resident Evil 4 é do PS2 e isso também numca aconteceu, mas creio que em ambas a versões é preciso tentar muitas vezes para fazer o monstro aparecer, a não ser que isso seja exclusivo da versão de Game Cube...
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