Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

20 de maio de 2011

Asilo de Loucos

Eu não sabia que Batman: Arkham Asylum precisava de autenticação com o famigerado Games for Windows Live, essa abominação criada pela Microsoft para "promover" os jogos para PC. Eu comprei pelo Steam e queria uma autenticação pelo Steam. Afinal, o Steam pode provar que eu sou um usuário legítimo, pois não? Não foi o que aconteceu. Primeiro, tive que inserir o serial number dentro do SecureROM. Depois tive que inserir de novo no Games for Windows Live. E entrar com minha conta na Live, que, por sinal, está sempre conectada, porque sou o único ser humano no planeta a usar  Windows Live Mail para ver meus emails. Depois tive que atualizar o próprio Games for Windows Live, apesar de ele ter sido fornecido pelo Steam, que deveria ter a versão mais atual no seu arquivo.

E minha conta na Live não serve mais. Segue o loop:

2011-05-20_00005

 2011-05-20_00002  2011-05-20_00006 2011-05-20_00001 2011-05-20_00003 2011-05-20_00004 Rodei por esta sequência umas cinco vezes, em nenhuma delas abriu "uma janela do navegador" e eu voltava para o começo. Chegou ao ponto de eu querer fechar o jogo e não saber como. Dica: o botão vermelho de fechar na parte de cima, ele não fecha, mas abre outra tela para entrar com meus dados da Live. Depois de muito esforço, consegui sair do Games for Windows Live e o jogo me ofereceu a possibilidade de rodar sem ele! Mas aí não salva...

2011-05-20_00007 A opção "No" me devolve para a autenticação. A opção ESC também. Felizmente, descobri que apertando ESC de novo, o jogo me oferece o alívio de ir embora sem precisar do CTRL+ALT+DEL:

2011-05-20_00008 Perceberam que durante todo o processo, o Steam permaneceu ativo, inclusive permitindo a captura de telas? O Steam marca para Batman: Arkham Asylum: "15 minutes played". "Played"? Jogado, Steam? Jogado fui eu, de um lado para o outro feito um louco.

ATUALIZAÇÃO: agora estou com três processo do iexplore.exe abertos sem navegador algum e outros dois do Windows Live que eu não conheço, mesmo depois de ter fechado o jogo, consumindo juntos 55MB de memória, pra nada. O irônico é que eu uso o Windows Live Writer para escrever isto...

Ouvindo: Kirk - Behind the Wheel

4 comentários:

Rodrigo Ghedin disse...

Street Fighter IV e DiRT 2 também tem dessa. Em suma, todos os jogos da GFWL precisam de autenticação, independente de onde são vendidos — caixinha, Steam, D2D...

O segredo para funcionar de boa isso é mudar o seu endereço na conta do Windows Live, para um americano, o mesmo truque que geral fazia antes da chegada da Xbox LIVE ao Brasil para se cadastrar na americana. Feito isso, o login entra de primeira.

Eu não lembro exatamente o processo, mas os tutoriais para a Xbox LIVE servem para a GFWL, já que é tudo feito no PC.

[]'s!

C. Aquino disse...

Consegui rodar o Batman, mas foi um suplício. Ainda não entra na minha cabeça que eu tenho que ter uma conta na XBOX Live para rodar um jogo de PC (que eu comprei no Steam!). Se esse é o conceito da Microsoft para ajudar a plataforma PC... Sei que agora o próximo jogo vai ser menos complicado, mas todo consumidor tem que passar por este parto uma vez. Imagina então aqueles menos familiarizados com tecnologia?

Rodrigo Ghedin disse...

Na teoria é simples. Na real, se você mora nos Estados Unidos, é simples: basta inserir seu email e senha da Windows Live ID e tudo acontece.

Mas, graças às barreiras (virtuais) demográficas, tem toda essa confusão. Eu achava que com a chegada da Xbox LIVE ao Brasil o processo ficaria transparente aqui também, mas pelo visto, errei...

A ideia da Microsoft é que você use uma autenticação única para tudo. Na prática é até legal isso: achievements e outros dados de PC e Xbox se misturam. Dá até para rolar multiplayer multiplataforma, como acontece em Shadowrun. Uma pena a Microsoft não dar ao PC a mesma atenção que concede ao Xbox... Seria uma dupla matadora — em breve, um trio, com smartphones Windows Phone 7.

[]'s!

PS: A propósito, não sei se viu, Aquino, mas "ressuscitei" o Campo Minado.

Hawk disse...

Tem como rodar, usando conta offline, e salvar todo o pregresso normalmente.

Não lembro como faz, mas funciona 100%.

Fiz isso no Fallout 3 e não tive problemas.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity