Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

19 de abril de 2011

Fechando o Portal... Por Enquanto

Uma hora da manhã e eu ainda estava acordado. Minha esposa, do meu lado, preparando um evento de literatura para hoje até seus últimos minutos. Eu, jogando Delta Force Black Hawk Down (análise a caminho). Um disparo inesperado de um miliciano e Mongoose foi ao chão. Aceitei aquilo como um sinal de que era hora de fechar o jogo e dar uma olhada para ver se GLaDOS tinha alguma novidade para mim. Para meu espanto, a contagem de reinicialização marcava 37 minutos. Decidi esperar para ver o que ia acontecer. Voltei à Somália. Saí de lá quinze minutos depois, novamente abatido pela milícia. Resolvi visitar a página do Steam, para não perder o hábito. Portal 2 já havia sido lançado! A equipe de desenvolvimento resolveu sair mais cedo e lançou logo de uma vez? Voltei pra página do GLaDOS@Home e nada ali. Alguém queimara a largada. Fui trocar a fralda do meu filho. Três anos e meio e ainda usa fraldas. O desfralde é um lance complicado, sabia? Aproveitei para dar uma mamadeira caprichada com Sustagen de baunilha. Três anos e meio e ainda toma mamadeira de noite. Dormindo, ainda por cima. Como um pai geek, a mamadeira é servida à luz do monitor, Firefox aberto na página do GLaDOS@Home. Faltavam sete minutos. E eu vi a página atualizando sozinha. Zerada. GLaDOS estava entre nós.

gladosathome

Para minha frustração, nada de mensagens misteriosas ou anúncios bombásticos. Nem mesmo uma mudança de layout. O minuto em que Portal 2 foi lançado teve menos pompa que a antecipação. Mas, tudo bem, certo? Gostei da brincadeira, Valve.

Mas, quem disse que morreu o assunto?

Ratos, Papéis de Parede e... J.J. Abrams?

Para os interessados, os quadrinhos que fazem a transição entre o primeiro e o segundo Portal foram oficialmente traduzidos para o português do Brasil! Recomendadíssimo!

Hoje, eu publiquei três papéis de parede em 1024x768 sobre Portal 2 no site Meu Papel de Parede Grátis. Como eu sei que essa não é a resolução preferida dos leitores do Retina Desgastada, segue abaixo o mesmo material em suas resoluções originais (clica que amplia):

Portal 2 - Cube (1920x1200) Portal 2 (1920x1080) Chell (1200x756) E, finalmente, existe sim uma surpresa escondida dentro de Portal 2 e que não tem relação com Portal... Não se trata de spoiler. Um dos extras do jogo é um trailer interativo do filme Super 8 de J.J.Abrams. Não espere encontrar nenhuma pista secreta, nem sobre o universo valveano e nem sobre o filme, que também é envolvido em mistérios. Na verdade, a única pista aqui pode ser resumida em uma única pergunta: por quê? Com tantos jogos em produção ou sendo lançados, por que J.J. Abrams escolheu esta nova forma de marketing com Portal 2? Com tantos filmes em produção ou sendo lançados, por que a Valve escolheu Super 8? Dinheiro? Amizade? Respeito mútuo? Ligações insuspeitas?

Estou farto destas especulações, por enquanto. Existe algo mais concreto no meu horizonte. Segue um trecho da crítica de Portal 2 por Shamus Young, um dos blogueiros que eu mais confio na web:

"Então, eu completei Portal 2. Eu não vou dizer nada a respeito do conteúdo do jogo. Não deixe ninguém estragá-lo para você. Se alguém tentar lhe contar a respeito do jogo – a respeito de qualquer parte dele – você deve lhe enfiar um chute direto no rosto e sair correndo com suas orelhas tampadas para o caso deles murmurarem spoilers enquanto estão caindo no chão.

(...) O Portal original foi um triunfo, mas Portal 2 supera seu predecessor de todas as formas possíveis. Os desafios são mais diversificados. Os ambientes são fantásticos, excitantes e variados. Os diálogos são mais engraçados e a história é mais envolvente. Já foi dito por aí que eu gosto de espinafrar jogos. Talvez. Mas eu não tenho nada para espinafrar em Portal 2. Nada. Eu não consigo pensar em uma única falha ou decepção neste jogo."

É isso. Pela primeira vez, irei quebrar o meu voto secreto de nunca comprar um jogo no lançamento. Não vou esperar por uma promoção. Não vou esperar um ano, não vou esperar seis meses. Eu vou comprar agora e depois eu penso no meu Paypal. Não quero ler acidentalmente nada sobre Portal 2. Que Deus tenha piedade de minha alma, e que eu não me torne uma vítima do hype. GLaDOS, estou voltando também.

Recibo

Ouvindo: The Cure - The End of the World

12 comentários:

JC disse...

Nossa C. Aquino, a GLaDOS te pegou de jeito dessa vez hein? A Valve "tarda mas num faia"!heheheh.

Jogue por mim. Tô sem créditos e sem PC que aguente o tranco.^^

Magaiver disse...

Só por curiosidade: Qual seu steam ID?

C. Aquino disse...

Ainda não acredito no que eu fiz!! Vai demorar pra cair a ficha que gastei o equivalente a cinco jogos em promoção em um único título. E, ainda por cima, só poderei jogar Portal 2 na semana que vem! Vou formatar a máquina no feriado porque o espaço está crítico e o Windows já está com 3 anos de instalado.
Magaiver, o steam id do Retina Desgastada é... retinadesgastada!

Bruno disse...

Aquino, vc fez o que estou me controlando p/ não fazer. E está difícil de segurar a vontade.
Só poderei comprar o Portal 2 daqui 2 meses ou se baixar o preço. =/

Marcos A. S. Almeida disse...

Pra vocês que estão sendo subjugados pelo "Hype" recomendo a leitura deste texto do MEIO BIT : http://meiobit.com/82986/early-adopter-so-se-f-erra-economize-muito-comprando-produtos-velhos/#more-82986
e se não for o suficiente leia este aqui do GAME.BR : http://colunistas.ig.com.br/gamerbr/2011/03/17/nao-gaste-seu-dinheiro-em-qualquer-porcaria/
Agora pra você Aquino as notícias são as seguintes: - "Portal 2 é o primeiro forte candidato ao GOTY de 2011, com media de 95% no site do metacritic"; -" A mind-bending marvel." - IGN; - "Portal 2 is an accessible, clever, and downright hilarious adventure into the eccentric world of Aperture Science" - GAMESPOT.
Portanto, APROVEITE!

Marcos A. S. Almeida disse...

Ué, meu comentário anterior sumiu?Disse algo impróprio?

C. Aquino disse...

Seu comentário tinha caído no filtro de spam! Estranho, né? Aprovei e agora voltou.

Anônimo disse...

Eu não estou tão animado assim a ponto de compra-lo no lançamento, depois que tiver passado o hype e já terminado, se lembrar manda um review falando se valeu a pena. :)

Marcus Gonzallez disse...

Temendo acontecer comigo o que aconteceu com vc, comprei o meu dois dias antes do lançamento com os 10% de desconto. Comecei a jogar ontem, joguei pouco, mas o pouco que joguei já não saem da minha cabeça, e sim, os diálogos estão fantásticos.

Bruno disse...

Caí em tentação. Simplesmente não deu p/ segurar.
Gastei 50 dólares em Portal 2 e sabe de uma coisa? VALEU CADA CENTAVO!

Aproveitando que hoje e amanhã não trabalho, joguei praticamente sem parar desde ontem.
O jogo é simplesmente sensacional. E diferente do primeiro, é longo o suficiente p/ não te deixar babando por mais. Sem falar do final... Que final!

Fico no aguardo da review do Retina p/ comparar impressões.

NevesZerg disse...

Tambem estou jogando. E que jogo!!
Deixa eu voltar pra la.
E... Batatas pra vcs.

NevesZerg disse...

Tambem estou jogando. E que jogo!!
Deixa eu voltar pra la.
E... Batatas pra vcs.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity