Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

12 de março de 2011

Modificando: Morrowind

Morrowind

Aproveitando a oportunidade que o camarada Wasner do Planetóide X voltou a jogar Elder Scrolls III: Morrowind, eu vou compartilhar com vocês alguns dos melhores mods que tive a sorte de experimentar. Vale repetir que eu considero este jogo um dos mais viciantes que existem, não apenas devido ao trabalho mágico da Bethesda mas principalmente devido ao trabalho da comunidade de modders, que continua produzindo conteúdo para o RPG mesmo nove anos depois do seu lançamento!

Mods Oficiais

Existem duas expansões pagas de Morrowind: Tribunal e Bloodmoon, essenciais para a maioria dos mods e indispensáveis para qualquer jogador. De qualquer forma, é muito difícil adquirir o jogo nos dias de hoje sem levar no pacote as duas expansões, a menos que você pegue a versão lançada pela Fullgames tempos atrás. Fuja. É mais compensador comprar a edição GOTY no Steam ou na sua loja favorita do que correr atrás depois das expansões.

Mas a obra-prima da Bethesda foi lançada em uma época em que a empresa ainda não tinha sido atingida pela ganância e antes da febre dos DLC pagos assolar a indústria. Então, existem alguns mods oficiais do jogo gratuitos e disponíveis para download. Entre eles você pode conseguir armaduras especiais (inclusive uma para personagens femininos!), sons melhores para a pantanosa região da Bitter Coast, e uma longa e complicada quest para ativar as câmaras de teleporte das fortalezas dos Dwemer.

The-Elder-Scrolls-III--Morrowind-Siege-at-FiremothO melhor de todos os mods oficiais é, sem sombra de dúvidas, o Siege at Firemoth (arquivo zip). Nesta missão, seu personagem será convocado para limpar a fortaleza imperial de Firemoth de um exército de esqueletos que matou toda a guarnição. Além de ser uma das raras oportunidades em que o título permite oficialmente você ter aliados, também será a única vez em que a Bethesda coloca tantos inimigos simultaneamente na tela. Você e seus companheiros de combate irão enfrentar hordas e hordas de esqueletos debaixo de chuva forte e depois terão que tomar o castelo sala a sala até encontrar o inimigo final. Se você achar que as lutas são fáceis, você irá se surpreender com o poder destruidor do líder da invasão... Em uma única palavra, Siege at Firemoth é épico.

Companions e NPCs

A exemplo de inúmeros RPGs da última década, Morrowind é uma experiência solitária, onde seu personagem enfrenta a maioria dos desafios sem a ajuda de ninguém. A própria Bethesda tentaria mudar isso com a implantação de mercenários contratáveis em Tribunal ou em um outro momento do jogo. Entretanto, coube à comunidade espremer o máximo do código da inteligência artificial do jogo e criar companheiros de aventura e NPCs que dão mais vida ao mundo de Elder Scrolls:

Partners: Este mod adiciona cerca de 100(!) possíveis parceiros de aventuras por toda a ilha-continente de Vvardenfell. Existem guerreiros, ladinos e feiticeiros que podem se aliar ao personagem principal de acordo com suas atitudes e diálogos. Ao contrário de vários mods semelhantes, estes companheiros evoluem junto com o herói e possuem inúmeras opções de interação. Cada um deles tem um nome, personalidade e diário personalizado.

Adventurer NPCs: Com este mod, Vvardenfell irá parecer mais povoada e viva, com dezenas de NPCs adicionados às cidades, às estradas e outras localidades. Você verá mercadores em caravana, peregrinos, bandidos e vampiros a céu aberto e os centros urbanos estarão mais reais com mais pessoas.

Companion Hilda: Hilda foi a primeira aliada que eu testei que não era nem poderosa demais nem inútil. Ao final da minha primeira passagem por Morrowind, Hilda esteve presente com meu herói durante toda a campanha de Bloodmoon. E ela fala pouco, o que, às vezes, é uma virtude.

Gráficos

Sejamos francos: os gráficos de Morrowind não são a oitava maravilha do mundo e nunca foram. Com um design capaz de criar lugares fantásticos como um prédio construído no interior da carapaça de um crustáceo gigante ou o imenso Castelo Ebonheart, faltou um motor gráfico à altura dos cenários deslumbrantes imaginados por seus criadores. Com o passar do tempo e a evolução dos PCs, os modders se sentiram à vontade para criar texturas de alta resolução ou acrescentar elementos às paisagens. Existem pacotes de texturas que tornam as cores mais vibrantes, mais sombrias, mais infantis, mais realistas, existe um mod para cada gosto.

Morrowind Visual Pack: Foi o meu primeiro mod de texturas. O resultado é muito bom e impressionou até a minha mãe!

Vivid Morrowind Repaint: Em minha segunda jornada por Morrowind, decidi experimentar outro pacote de texturas e o resultado também foi satisfatório.

More Trees and Foliage: Se no lançamento o jogo se arrastava em meu computador, anos depois havia processamento e memória sobrando para me permitir acrescentar mais árvores e folhas ao já exuberante mundo de Elder Scrolls.

Vivec Signposts e Vivec Expansion: Quem conhece Vivec sabe que a cidade sagrada é um inferno para navegar, com suas estruturas muito parecidas umas com as outras e poucas pontes aqui e ali. O primeiro mod tem a simples e brilhante idéia de colocar placas nas pontes indicando aonde elas levam! O segundo mod é recomendado apenas para quem tem uma máquina forte, já que acrescenta bastante conteúdo a uma das áreas mais povoadas do jogo: casebres em palafitas, passagens suspensas, navios, lojinhas a céu aberto e toda a parafernália que acompanharia a periferia de uma cidade de verdade.

Morrowind Reload 24

Aventuras

Se depender dos mods, um jogador pode passar anos e anos jogando Morrowind após a conclusão de todas as tramas oficiais. Eu sei disso porque estive lá...

Twin Lamps: A facção Twin Lamps existe oficialmente em Vvardenfell como um grupo secreto de abolicionistas e é possível realizar um par de missões para eles. Com este mod, o jogador poderá se aprofundar na causa com mais de 15 missões, além da possibilidade de liderar uma revolta de escravos e até proibir de vez a escravidão na ilha-continente. Porém, o mod tem poucas lutas e muitas idas e vindas pelo vasto território, o que pode entediar os mais afoitos. Politicamente realista até os mínimos detalhes, este é um download obrigatório para todos aqueles que se sentiram desconfortáveis com a escravidão no jogo.

Illuminated Order: Este é um dos mais intrigantes e bizarros mods de Morrowind já criados e revela uma faceta obscura do universo de Elder Scrolls. Uma organização secreta irá recrutar o personagem do jogador e enviá-lo em uma jornada em direção a grandes mistérios e horrores inéditos: seres de outra dimensão, vampiros, cidades submarinas, liches e tecnologia jamais vista. Depois deste mod, você nunca mais verá Vvardenfell da mesma forma novamente...

Annastia: Uma dedicada e imersiva homenagem aos livros-jogos da série Aventuras Fantásticas, este mod traz uma nova ilha-continente chamada Annastia onde serão reproduzidos os clássicos desafios de Masmorra (ou Calabouço) da Morte, Cidade dos Ladrões e o Feiticeiro da Montanha de Fogo. Você verá algumas funcionalidades inéditas em Morrowind, como armadilhas, eventos que matam você instantaneamente e novas criaturas. Se você não completar este mod sem odiar a cidade de Port Blacksand e seus habitantes, você é um santo de coração de ouro.

Feiticeiro da Montanha de Fogo

The Sixth House: Este mod destrói a missão principal do jogo e permite que seu personagem se junte à famigerada Sixth House e se torne o braço direito de Dagoth Ur. Liberte seu lado negro e espalhe o caos por Vvardenfell! Traia Caius Cossades, conquiste a fortaleza imperial de Ebonheart, construa seu próprio palácio na Red Mountain!

Fauna

Spider Daedra Depois de tanto tempo jogando Morrowind instalando um mod após o outro, nada mais natural que você enjoe de enfrentar sempre as mesmas criaturas e ver sempre os mesmos animais. Pensando nisso, os modders soltaram a imaginação e criaram uma nova fauna para Vvanderfell:

Creatures: Provavelmente é o melhor de todos do gênero, com criaturas balanceadas para todos os níveis de personagem, algumas hostis, outras nem tanto, excelentes modelos em 3D e dentro da mitologia e do tema de Morrowind.

Dogs: Para fãs de cachorros, este simples mod adiciona o melhor amigo do homem em diversas cidades de Vvardenfell, onde eles ficam vagando livremente. E é só isso.

Giants: Esse é talvez o principal concorrente do Creatures acima e também traz uma larga variedade de novos monstros. Infelizmente, nem todos são bem modelados ou se encaixam dentro da atmosfera do jogo. Mas tem dragões e Beholders e um outro mod do mesmo criador permite que você remova qualquer criatura de Giants que te incomode.

Transportes

Vvardenfell é tecnicamente uma ilha e fluvial, ainda por cima. Mas seu território é tão extenso que pode ser chamada de ilha-continente. No jogo você terá que se deslocar por toda sua extensão com cansativa freqüência. Embora as vastidões de Morrowind sejam um dos maiores trunfos deste RPG, chega uma hora em que até o mais apaixonado jogador fica exausto ou ansioso para avançar determinada trama. Para encurtar as distâncias, a Bethesda colocou à disposição vários atalhos como feitiços, teleportes, barcos e os famosos Silt Striders. Para os modders, é claro, não é o suficiente:

Ballon (sic) Transport: Adiciona três portos de balão em Vvardenfell, em Gnisis, Ald Velothi e Ghostgate. Assim como os Silt Striders, você não verá nenhuma animação do balão se deslocando pelo cenário, mas oferece um transporte rápido para Ghostgate, o que é raro.

Balloon

All Strider Ports: Liga todos os portos de Silt Striders uns aos outros, formando uma teia de transporte instantâneo. Este mod é um pouco apelativo, mas pode ser um grande achado para o jogador exaurido!

Dwemer Secret: Este mod oferece um transporte inusitado, mas apenas ao final de uma longa missão envolvendo um grande segredo dos extintos Dwemer. Na verdade, a missão é mais divertida do que a estranha recompensa final...

Outros

Collage Esta lista está longe de oferecer 0,1% dos mods que foram produzidos para Morrowind! Existem aqueles que alteram raças, roupas, rostos, alimentos, feitiços, armas, residências e tudo o mais que se possa imaginar, tornando-o provavelmente o RPG mais customizável da História. Para encontrar outras e interessantes modificações, eu recomendo os seguintes links:

Ouvindo: The Beatles - A Day In The Life

3 comentários:

DIEGO A.L CAETANO disse...

Morrowind é espetacular,está entre os 10 melhores games que já joguei! Comprei ele há um mes(!) e é meu primeiro jogo de PC(!), mas acompanho o blog há um ano. Eu tenho um PS2,mas resolvi expandir meus horizontes e começar a jogar games de PC porque muitos jogos não são lançados para consoles. Agora vou correr atrás dos jogos que perdi,hehehe... vou comprar agora os FALLOUT antigos, que são os únicos jogos em 2d que ainda conseguem me fascínar hoje em dia!Ótimo post!

Pedro Vitor disse...

Você poderia explicar como se instala esses mods? Agradeço desde já.

C. Aquino disse...

Pedro, cada mod pode ter um método diferente e a instalação não caberia apenas em um comentário. Em termos bem básicos é só descomptar os arquivos na pasta de instalação do Morrowind e ativar os módulos usando a ferramenta inicial do jogo. Em termos mais explicados, tem um bom tutorial aqui: http://korana.elricm.com/Tutorials.htm

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity