Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

6 de fevereiro de 2011

Zumbis, Monstros e... Carros-Zumbi?

Todo mundo conhece a Irrational Games pela série Bioshock. Alguns veteranos podem se lembrar de System Shock 2 ou SWAT. E uns poucos esquisitões vão se recordar de Freedom Force. Mas, e se a Irrational Games tivesse criado Left 4 Dead? Se a pergunta pode parecer estranho, a verdade é que este fato chegou perto de acontecer. Anos antes do apocalipse zumbi da Valve, a Irrational Games estava desenvolvendo Division 9, um jogo cooperativo que colocaria um punhado de sobreviventes contra um infinito exército de mortos-vivos.

Inspirado nos filmes de George Romero, Division 9 envolveria tiroteio e gerenciamento de recursos, como munição, comida, água, medicamentos. Além disso, os sobreviventes se dedicariam à construção de um refúgio, tendo que se preocupar com barricadas, energia elétrica e segurança. De tempos em tempos o grupo seria obrigado a sair de sua fortaleza, em busca de suprimentos ou para resgatar novos aliados.

Division 9

Division 9 nasceu da fusão de um projeto de SWAT 5 com outro projeto interno da Irrational Games, chamado The Infected. Mas, dentro da própria desenvolvedora, havia muita gente descrente. Ken Levine, diretor criativo da Irrational Games, lembra que circulava pelos corredores sondando as pessoas e ouvia constantemente: "zumbis? Quem quer jogar um jogo com zumbis?". O demo do jogo seria apresentado à Vivendi, que havia encomendado um SWAT 5 e seria surpreendida com uma proposta bem diferente... No último minuto, porém, a desenvolvedora foi vendida para a Take Two e o projeto foi definitivamente engavetado. Segundo Levine, Division 9 estava praticamente acertado com a Vivendi e teria saído um pouco antes de Bioshock.

A única coisa que sobrou do arriscado pioneirismo de Levine e seu time pode ser assistida na demonstração abaixo:

Saído dos Pesadelos

Todo mundo conhece a prática do cosplay. A maioria das pessoas irá se lembrar das constantes caracterizações de Final Fantasy ou Street Fighter. Aqueles com maior carga hormonal vão se lembrar das moças de saia curta ou roupa apertada, pouco ligando para os personagens. Os mais antenados podem curtir os trabalhos mais artísticos de gente que emula Mirror's Edge ou Bioshock. Mas garanto que todo mundo terá pesadelos com a produção do grupo Shinka Studios.

Este coletivo de artistas se especializou em recriações do universo de Silent Hill, quanto mais grotescas, melhor. Cada uma das roupas pode demorar até dois meses para ficar pronta, mas o resultado compensa:

Silent Hill 3Mandarin Lurker Vai Pegar Você

Alguns integrantes do Shinka Studios também fazem parte do coletivo 405th, devotado a recriar elementos do universo de Halo, principalmente armaduras. Existe uma galeria exclusiva para este trabalho no perfil do Shinka Studios.

Christine, o Carro Assassino

Todo mundo conhece jogos de corrida. Para alguns, a perfeição no gênero pertence à série Need for Speed. Para outros, Burnout reina suprema. Alguns deslocados vão de Test Drive ou Gran Turismo. Para outros, a velocidade não é suficiente, é necessário um pouco de poeira, de sujeira, de rally. Para estes, a série DiRT é número um. Para estes, algumas surpresas estão sendo preparadas... surpresas que envolvem zumbis!

DiRT 3, o próximo capítulo da franquia, promete trazer um modo especial multiplayer com mortos-vivos. Ao contrário de títulos como Zombie Driver ou a versão censurada de Carmageddon, você não irá atropelar as criaturas pelo caminho. Aparentemente, os fabricantes de veículos que cederam o uso de imagem de suas marcas para o jogo não aprovaram a idéia de usar seus carros para passar por cima de qualquer coisa que parece um ser humano. Para contornar o embargo, DiRT 3 terá o primeiro carro-zumbi da história dos jogos eletrônicos! No comando do carro infectado, o jogador deverá correr atrás dos outros participantes da partida para passar a contaminação pra frente, até que não sobre nenhum carro "vivo" em cena. Segundo Paul Coleman, designer do jogo, o motorista de um carro que passou para o lado dos mortos-vivos irá perceber a zumbificação através de uma mudança de tom na tela, que se tornará esverdeada como se o pára-brisa estivesse coberto de gosma.

Christine - O Primeiro Carro Zumbi da Literatura e do Cinema

Depois de cowboys zumbis, Pateta zumbi (de madeira), stormtroopers zumbis e Yakuzas zumbi, eu agora posso dizer que já vi de tudo!

Ouvindo: Lacrimosa - Darkness

Um comentário:

Bruno disse...

Caramba... Cansei de ver esse filme no SBT quando era pivete. Boas lembranças de Christine, o Carro Assassino.

Esse modo multiplayer do DiRT 3 até parece interessante, divertido. Mas se não for implementado perfeitamente, será uma bomba. Sinceramente não levo muita fé nele. Vamos ver se vai ser bom mesmo.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity