Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

9 de fevereiro de 2011

Van Gogh ou Maquete?

Tilt-Shifted é o nome dado a um efeito visual onde cenas do mundo real são alteradas a ponto de parecerem com miniaturas vistas de longe. Existem três formas de se obter este efeito: através de uma lente especial acoplada à câmera fotográfica, através de ajustes de cor e foco no seu editor de imagens favorito, ou quando os desenvolvedores erram a mão na Depth of Field e produzem o que eu chamo de Efeito Maquete.

Fora dos jogos eletrônicos, o resultado final é bastante interessante. Tão interessante que Serena Malyon, uma estudante de Artes Plásticas, resolveu aplicar o efeito Tilt-Shifted em obras clássicas de Van Gogh. Confira abaixo algumas das manipulações e não deixe de ver a galeria completa, com 16 imagens:

tilt-shift-van-gogh-pont-de-langlois

tilt-shift-van-gogh-sunset-wheat

tilt-shift-van-gogh-the-harvest

tilt-shift-van-gogh-view

Não me diga que isto não lembra o Efeito Maquete, como visto nas telas abaixo (S.T.A.L.K.E.R. e Gears of War):

STALKERGears of War

Agora eu sei que existem pessoas que não enxergam exagero algum no Depth of Field de alguns jogos e já me convenci de que existem títulos que empregam o efeito com muito bom gosto (Uncharted 2 é um excelente exemplo). Mas minhas retinas desgastadas ainda precisam se adaptar e convencer meu cérebro de que não estou diante de um diorama...

Ouvindo: Marc de Hoogh - Glory to the Many (Remix)

Um comentário:

Marcos A. S. Almeida disse...

Independente de gostar de Van Gogh ou não, o que a menina fez foi de tal forma mal feito que agride nossa visão, literalmente.Descaracterizou completamente a imagem desfocando partes importantíssimas mutilando a imagem.O efeito utilizado nos games só focaliza o que é importante na ação e o resto que fica desfocado é cenário sem grande importância.Esse efeito é bem mais perceptível na imagem de uma arma em um post que você comentou sobre gráficos que te irritam.Agora, é claro que quem paga R$ 2.000,00 em uma placa de vídeo e a pluga num monitor de 29" quer a imagem cheia, sem efeitos desfocando o fundo.E até concordo, mas não acho que prejudique a diversão e a jogabilidade como um todo.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity