Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

19 de fevereiro de 2011

Hollywood Instável

Hollywood segue nos devendo um filme baseado em um jogo que seja bom, uma adaptação que consiga ao mesmo tempo agradar aos fãs e ser um sucesso para o grande público. Na maioria dos casos, o que aparece na tela não agrada ninguém ou provoca graves casos de alergia aos jogadores. Nos últimos anos, muitos projetos foram anunciados e apareceram por aqui no Retina Desgastada. Estranhamente, quase nenhum deles viu a luz do dia. Está se estabelecendo uma triste tendência das adaptações sequer saírem do papel... Alguns poderão argumentar que esta tendência nem é de todo ruim.

Bioshock

Um dos casos mais exemplares foi o engavetamento da versão cinematográfica de Bioshock. O filme, inicialmente, seria dirigido por Gore Verbinski, que fez carreira com Piratas do Caribe, mas também dirigiu O Chamado. Verbinski chegou a negar participar do quarto filme dos piratas em prol de sua vontade de adaptar o jogo da Irrational Games. Em vão. Pressionado pelo estúdio que não dava sinal verde para Bioshock, rendeu-se a mais uma bilheteria milionária. E quem pode culpar os estúdios? Recentemente, o diretor explicou com todas as letras porque o projeto morreu:

"Eu não consegui ninguém disposto a gastar dinheiro necessário para um filme que os menores de 17 anos só poderiam ver se acompanhados por responsáveis. Por outro lado, eu não estava interessado em uma versão para maiores de 13 anos, porque a censura para maiores de 17 anos é inerente as Little Sisters, as injeções e todo o resto. Eu simplesmente queria fazer um filme que quatro dias depois de assistí-lo, ainda lhe faria tremer. É um filme que deveria ser realmente assustador, mas também teríamos que criar todo um mundo subaquático, então o custo seria alto e não conseguimos investidores para um filme nesse valor e com censura tão alta.

Seu substituto na cadeira de diretor seria o espanhol Juan Carlos Fresnadillo, que cometeu Extermínio 2. O IMDB ainda lista o filme para 2013, o que é uma forma polida de dizer que nunca será feito.

Entretanto, Hollywood não aprende com seus erros passados. O incensado Dead Island só tem um (magnífico) trailer e um punhado de telas reveladas, mas já garantiu o interesse dos figurões do mundo do cinema. Ainda que Bioshock tenha sido engavetado pelo seu conteúdo, há quem acredite que um filme baseado em um jogo onde famílias são destruídas, zumbis são mutilados e garotinhas loiras tem um trágico fim pode ser uma idéia com futuro.

Dead Island

Que Fim Levou?

Gears of Wars - Poster Alguém se lembra do filme russo Gamers, onde jogadores descobrem ter na vida real os mesmos poderes que seus avatares nos jogos? Ninguém sabe, ninguém viu. O site oficial saiu do ar e não tenho qualquer informação se o filme foi lançado na Rússia ou não.

The Defenders era um projeto do ator/produtor/nerd Masi Oka, onde um grupo de adolescentes jogadores de MMORPG precisa se unir no mundo real para combater um Mal autêntico. Apesar de ser noticiado em 2009 e ter permanecido no limbo desde então, sua existência foi confirmada pelo diretor D.J. Caruso, que será responsável pela produção. Infelizmente, Caruso também está ligado à adaptação dos quadrinhos Y: The Last Man, ao filme The Art of Making Money e a continuação do seu mais recente trabalho I Am Number Four (inédito no Brasil). E a controversa versão de Dead Space para os cinemas. Algum destes filmes vai ter que ser adiado eternamente.

A adaptação de Gears of War foi anunciada em 2009, teria Len Wiseman na direção e seria o primeiro capítulo de uma trilogia épica, "uma versão barra-pesada de Senhor dos Anéis". Em julho do ano passado, porém, foi calculado que a produção custaria, por baixo, 150 milhões de dólares. A New Line Cinema estava atravessando uma fase difícil de suas finanças e decidiu enxugar os custos. Enxugar muito. Incapaz de realizar sua visão com baixo orçamento, Wiseman pulou fora do projeto. Rumores indicavam que o roteiro outrora épico iria seguir os passos de um grupo de estudantes durante os primeiros momentos da invasão dos Locusts, de um ponto de vista mais intimista.

Em 2008, Brett Ratner declarou que dirigiria uma versão para os cinemas de God of War. Também afirmou que iria fazer Um Tira da Pesada IV. Nenhum dos títulos viu a luz do dia.

Em 2008, também, Ari Arad anunciou que iria produzir uma avalanche de adaptações de jogos. De todos os títulos listados, o único em andamento é a versão cinematográfica de Uncharted. Que não tem nada a ver com o jogo...

O site IGN tem uma excelente compilação de todos os jogos em que existem rumores de adaptação. O material não é exatamente atualizado e faltam datas para os status, mas é a mais completa lista que consegui encontrar. Você sabia que houve uma tentativa de fazer uma versão para o cinema de Deus Ex em 2003? Nem eu.

Ouvindo: Nobuo Uematsu - Walz

8 comentários:

Cézar Felício disse...

Se eu não me engano Gamer fez relativo sucesso, eu vi e não achei tão ruim foi até bem melhor do que eu esperava e foi produzido com atores conhecidos.

Quero ver se o filme baseado no Bioshock e Dead Space vão fazer pelo menos o mesmo "sucesso" de Gamer.

C. Aquino disse...

Cézar, você está confundindo o filme russo com o filme do Gerard Butler. E eu esperaria pelos filmes de Bioshock e Dead Space sentado, porque as chances de produção são remotas.

Bruno disse...

Também já foi confirmado uma versão de Mass Effect pros cinemas. Se conseguissem fazer um bom filme, capaz de capturar toda a intensidade, profundidade e todo aquele feeling épico, seria ótimo. O problema é que duvido muto que consigam fazer isso, caso o filme realmente veja a luz do dia.
Mesmo que saia, recomendo a todos que jogem antes de assistir o filme.

Marcos A. S. Almeida disse...

Esse caso do filme Bioshock ilustra bem um dos dilemas á que sofrem os que produzem um filme sobre jogos: queremos que ele seja fiel ao jogo ou que seja campeão de bilheteria?Sucesso de público ou sucesso de crítica?Que ele satisfaça aos fãs do jogo ou ao público em geral?Sabendo que sempre haverão dúvidas na cabeça dos envolvidos nesse tipo de produção, acredito que nunca teremos um filme sobre jogo de qualidade ( e fiel, principalmente). Aliás, o que a maioria dos gamers quer? Que o filme tenha qualidade ou seja fiel?Não, os dois não vale.Provavelmente nunca veremos os dois quesitos num mesmo filme.

Hawk disse...

O diretor tem de ser James Cameron. Ele consegue dinheiro para produzir o tipo de filme que sempre sonhou. Titanic, Avatar, Jurassic Park, ET, AI, etc etc...

C. Aquino disse...

Cameron? Mas os três últimos são do Spielberg: Jurassic Park, ET e AI! De qualquer forma, depois de dirigir os DOIS filmes mais bem-sucedidos da história das bilheterias, se James Cameron quiser criar um filme de três horas de duração sobre seu hamster de estimação, ainda assim ele vai conseguir financiamento. Porém, se Cameron entende de filmagens submarinas como ninguém mais em Hollywood, falta-lhe o estômago para encarar Bioshock.

Marcos A. S. Almeida disse...

Entendi a parte de "entender de filmagens submarinas como ninguém mais em Hollywood" , vide O SEGREDO DO ABISMO, mas a parte de " falta-lhe estômago para encarar Bioshock" eu não entendi.

C. Aquino disse...

O último filme tenso e sujo de Cameron foi Aliens, de 1986. Depois disso ele passou a optar por uma estética mais limpa e filmes para toda a família, sem querer desmerecer suas qualidades. Sobre filmagens submarinas, ele usou o mesmo tanque gigante do Segredo do Abismo com as cenas do naufrágio do Titanic, voltou a produzir um documentário sobre o Titanic real e ainda é produtor de um filme sobre mergulho que está em cartaz agora. Por um tempo ele esteve ligado até a um possível filme do Namor, mas o projeto afundou (ehehe).

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity