Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

1 de fevereiro de 2011

Fallout 6?! E Mais!

Fallout

Se depender de Eric Caen e da Interplay, pode acreditar que a série irá longe: "Nós adoraremos se tivermos que fazer Fallout 6 e continuações". Eric Caen é o presidente da Interplay desde 1999 e persegue atualmente o sonho de lançar o MMO baseado no universo cuja criação ele patrocinou. Mas, tanto o destino de Fallout Online quanto dos outros capítulos da franquia estão nas mãos da Justiça e do resultado da luta encarniçada entre a Interplay e a Bethesda.

A Interplay, para cobrir um rombo financeiro de proporções pós-apocalípticas, vendeu a propriedade intelectual de Fallout em troca de "uma certa quantia em dinheiro e o direito de produzir um Fallout MMO", nas palavras do próprio Caen. Entretanto, a Bethesda vem tentado bloquear a produção do jogo online de longa data, com diferentes alegações. Segundo Caen, se não for possível criar o MMO, a venda seria anulada e os direitos reverteriam para a Interplay após um "quinto" jogo nas mãos da Bethesda. Na contagem do presidente da Interplay, Fallout: New Vegas seria considerado um "Fallout IV". Com o retorno dos direitos, a Interplay completaria seu jogo online e continuaria a saga a partir do sexto título.

Eu não ouso dizer quem está certo nesta batalha de gigantes, mas tenho o pé atrás com a Interplay. A despeito de terem produzido os clássicos dois primeiros Fallout, eles engavetaram seu terceiro título (o lendário Van Buren)  e colocaram quase todo mundo na rua. Logo em seguida, abriram falência, apesar de possuírem uma mão cheia de franquias de qualidade. Seu suposto Fallout MMO parece ter sido feito às pressas, para não perder o direito de produção e pouquíssima coisa foi revelada até agora, após anos de desenvolvimento. Caen se defende, alegando que "qualquer coisa que mostrarmos agora irá ajudar a Bethesda na luta deles".

A Bethesda, por sua vez, comprou os direitos da franquia pagando quase seis milhões de dólares e produziu um dos títulos mais bem-sucedidos de sua geração, sucesso de crítica e público (apesar de algumas reclamações da "velha guarda"). Com a comprovação de que ainda é possível ganhar rios de dinheiro com a franquia, a Bethesda teve a delicadeza de convocar os antigos desenvolvedores de Fallout 2 (os mesmos que a Interplay tinha demitido...) para criar New Vegas. Novo sucesso. Com uma trajetória destas, não me espanta que a Interplay esteja sonhando em produzir Fallout 6!

A Interplay promete uma batalha judicial que pode durar anos. Talvez, até o fim do mundo.

Ouvindo: Misfits - Vampire Love

Um comentário:

Marcel C. Da Silva disse...

Realmente, a Bethesda foi ousada ao transformar o Fallout em um FPS, ao tirar boa parte do humor negro, ao expôr um lado mais sombrio e trágico sobre o período pós-apocalíptico...E não é que deu certo?rs
A Interplay mais parece um pai que não quer perder a guarda do filho pra mãe ao meu ver.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity