Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

26 de janeiro de 2011

Gato Preto Digital

Em minha análise anterior de algumas opções de compra online de jogos, eu propositalmente omiti o fato que minha experiência com Moto Racer 2 e You Are Empty foi péssima. Acreditei que esta infeliz coincidência não poderia ser associada à qualidade dos serviços de venda. Entretanto, uma grande parcela de culpa pode e deve ser atribuída à DotEmu e ao serviço sustentado pelo Grupo Pão de Açúcar.

Velocidade Mínima

Eu não sou o mais exímio jogador de títulos de corrida. Existem jogos com os quais eu nunca me adaptei e jamais venci (Test Drive 4, estou olhando para você). Quando eu comecei a jogar Moto Racer 2, eu fiquei extasiado com a qualidade gráfica que ainda cativa após doze anos e com a sensação de velocidade, item fundamental para o gênero mas que nem sempre é obtido pelos desenvolvedores. Infelizmente, não consegui vencer uma única corrida. Troquei de moto várias vezes, experimentando diferentes combinações de aceleração, velocidade, aderência etc. Meu melhor resultado foi um quarto lugar. Atribui esta péssima performance a minhas próprias habilidades (ou falta delas).

Moto Racer 2 06

Pesquisando no GOG para saber se eu tinha mesmo comprado por um preço razoável, esbarrei em um pedido de desculpas do distribuidor (negrito por minha conta):

"Apesar do processo de testagem pré-lançamento do GOG, é notório que Moto Racer 2 tem graves entraves de jogabilidade devido a resquícios de proteção contra cópia deixados desde aquela época. Este problema em específico é causado por proteção anti-cópia remanescente no jogo que nós distribuímos; não é causado por conflitos com hardwares específicos ou configurações de software. Isto afeta o jogo de qualquer pessoa, e isto é um problema. Este problema está presente na versão master do jogo do fabricante e está presente em todas as versões de venda por download do jogo. O problema é simples: em corridas de motocross, os jogadores não conseguem trocar para uma marcha superior à terceira marcha, e na modalidade Superbike eles não podem trocar para marchas superiores à quarta. Isto torna muitas pistas extraordinariamente difíceis de vencer.

Alguns vendedores podem ficar felizes dizendo 'Bem, nós iremos trabalhar nisto e, quando estiver corrigido, nós lhe daremos um novo download.' Então, após um mês, seis meses, um ano (ou mais?), jogadores receberão um executável que funciona corretamente e o vendedor ficará feliz com tendo realizado seu trabalho.

GOG não é apenas 'algum vendedor'."

Para todos aqueles insatisfeitos com sua cópia do Moto Racer 2, o GOG ofereceu então um vale-compra no mesmo valor do jogo. E suspendeu as vendas do título!

Moto Racer 2 08

A versão vendida pelo DotEmu sofre do mesmo problema. Sabendo do bug, eu testei o jogo e constatei que, de fato, o câmbio não vai além da quarta marcha nas corridas de Superbike, nem no modo Automático nem no modo Manual. Entrei em contato por e-mail com a empresa e recebi a seguinte resposta, menos de uma hora após minha reclamação:

"Olá,

Nós estamos cientes deste problema, e é muito difícil de consertar. 
Nosso time de engenheiros está trabalhando nisto e é complicado de visualizar uma vez que ele parece não acontecer em todos os computadores.
Sim, obviamente, se você está com este problema, nós podemos dar a você um vale-compra no valor do jogo ou mesmo um reembolso completo (através do Paypal somente, entretanto).

Nós nos importamos com nossos clientes.

Atenciosamente,

Romain do DotEmu"

Ainda que eles tenham proposto um ressarcimento, o jogo continua sendo vendido para outros usuários. Que nunca vencerão uma corrida.

Jogo Vazio

You Are Empty You Are Empty é um FPS exótico que divide opiniões: uns adoraram o jogo, outros detestaram. Isto é, aqueles que conseguiram rodá-lo. Sem um site oficial mais, sem um distribuidor oficial, sem qualquer suporte do Grupo Pão de Açúcar, instalar e rodar o jogo é um desafio que me tomou horas do dia de ontem e resultou em nada.

As primeiras tentativas de rodar o imenso executável de quase 2GB acabaram com o processo travado no gerenciador de tarefas do Windows. Na terceira tentativa, o instalador funcionou e começou a passar as instruções. Vinte minutos gastos com instalação é um inconveniente para quem já se acostumou com as mordomias do Steam, onde o fim do download significa o começo instantâneo da jogatina. Durante o processo, o instalador solicitou a instalação de um codec bizarro do Windows Media Player que, provavelmente, só é popular na Ucrânia. Depois, tivemos a milionésima instalação do DirectX da Microsoft. Por que não foi inventado um sistema de auto-detecção para a versão do DirectX existente na máquina? E, se existe, por que ninguém usa?

Primeira tentativa de rodar o jogo e surge o programa de ativação. Para ser justo, a ativação é a única coisa de You Are Empty que funciona redondo. Após a ativação, eu tento jogar. E dá erro. Uma mensagem de erro aparece, relacionada a um tal de OpenAL. Trata-se de uma API de áudio em 3D multiplataforma, gratuita, desenvolvida pela Creative Labs. Deve ser muito popular na Ucrânia também. Para o jogo começar a funcionar, você tem que baixar e instalar o OpenAL na sua máquina. Por que ele não vem junto com o jogo é um mistério que talvez o Grupo Pão de Açúcar possa responder. E gasta-se tempo com pesquisa no Google... Eu quero jogar!

Na terceira tentativa, aparece a tela preta com o logo do jogo. Em fóruns na internet, eu vi que muita gente não consegue passar desta parte. Teoricamente é um problema com os codecs do Windows Media. Após esta tela com o logo, vem um pequeno vídeo da produtora 1C Games e este pequeno vídeo pode não rodar, deixando você preso fora do jogo para sempre. Reinstale o jogo ou o Windows Media Player ou reze. No meu caso, este problema eu não tive.

A tela do menu é estilosa. Clicando em New Game, eu fui saudado com um vídeo introdutório ainda mais estiloso, em preto e branco, quase minimalista. Senti que poderia gostar do jogo. Mas, depois da introdução, a tela fica preta. E estou nela até hoje.

Este entrave não acontece com todo mundo. Na verdade, é até raro. Encontrei um punhado de pessoas com este dilema, sem solução: tela preta após a introdução, sem áudio, sem interatividade, sem jogo. Não chega a ser um travamento, um ALT-TAB sai do jogo, o gerenciador de tarefas não acusa erro. Reinstalei o jogo, mexi nas configurações de vídeo, mexi em arquivo de configuração com Bloco de Notas, alterei resolução da Área de Trabalho, testei várias possibilidades (até crack eu baixei!), durante horas. E consegui apenas o mesmo vazio negro.

Não há suporte. Não há fórum de discussão oficial. Não há patches para este bug. Eu não tenho com quem reclamar: a perspectiva de enfrentar uma longa conversa com o atendimento das Casas Bahia, que dificilmente estará habilitado a lidar com um raro defeito de um jogo disponível para download, me desanima por completo.

As telas a seguir, INFELIZMENTE não foram capturadas por mim:

YAE 01 YAE 02

Insisto que estes os desafortunados exemplos de Moto Racer 2 e You Are Empty não podem servir como uma visão geral dos dois serviços. Mas servem como alerta do que pode acontecer nos piores casos. O tipo de problema que eu nunca passei com o Steam, vale dizer.

(avalanche de postagens: 15/14) WTF?!

Ouvindo: Peter Murphy - Hit Song

5 comentários:

Edgar Menezes disse...

Cara eu joguei esse You Are Empty, mas apesar do gráfico legal (para a época) achei muito repetitivo, vc não precisa pensar muito pra passar de fase. Basicamente sair matando tudo pela frente...

C. Aquino disse...

"Sair matando tudo pela frente"... era exatamente nisto que eu estava pensando quando comprei o jogo. De vez em quando, é bom deixar o cérebro na tela inicial e só pegar na saida. Fica pra próxima...

Bruno disse...

Se é "brainless carnage" que procuras, Prototype é o seu jogo. Caso a engine e o hardware doméstico de hoje suportassem tal efeito, vc poderia tranquilamente pintar Manhattan inteira com o sangue de suas vítimas.

C. Aquino disse...

Prototype está 30 dólares no Steam... vou ficar de olho por uma promoção. Valeu a dica! Eu tinha esquecido deste jogo!

Anônimo disse...

irmão, verifique se seu PC assiste a todos os requerimentos, geralmente isso não é bug, e sim placa de vídeo não-suportada...tenho o jogo YOU ARE EMPTY, instalei e já começei a jogar, nenhum erro até hoje...to achando nota 10!...

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity