Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

26 de janeiro de 2011

Distribuição Digital Já!

STEAM Quando se fala em distribuição digital de jogos, o primeiro nome que vem à mente é o Steam. Não por acaso, a plataforma da Valve controla 70% do mercado. Merecidamente. Talvez, em virtude de sua qualidade ou de suas táticas de marketing bizarras, o segundo nome que apareça em sua mente seja o do GOG, aquele site que se especializou em vender jogos antigos para máquinas novas (e The Witcher 2). O que talvez você não saiba é que existem competidores do Steam disputando um lugar ao sol, tentando romper o monopólio: Direct2Drive, GamersGate, GameAgent, GFW Live Marketplace , ImpulseMetaboli.

O que certamente você não sabe é que até o GOG tem seu próprio competidor: DotEmu.

E no Brasil? No Brasil, o SteamBR, que vive de revender licenças do próprio Steam e torce para os advogados da Valve não implicarem com o nome, saiu do ar mais uma vez:

"Em virtude de nossos fornecedores a 1 semana não derem posição sobre a entrega das mercadorias, estamos colocando o site em manutenção Hoje [ 19/01/2011 ]

Pedimos desculpas a todos clientes com mercadorias atrasadas, estamos entrando em contato com outros fornecedores para resolvermos todos casos em imediato."

E a promessa do eGamers, o anunciado "Steam brasileiro"? Meses depois da minha pergunta inconveniente, o site saiu permanentemente do ar. Motivo? O domínio egamersdigital.com não foi renovado e expirou em 23 de novembro de 2010. Atualmente, o domínio está congelado, no chamado "período de perdão", onde ninguém mais pode pegar exceto o dono anterior. Mas o tempo está se esgotando...

Mas restam alternativas...

Moto Racer 2 02

Aquele Outro Site de Jogos Antigos

O DotEmu nasceu em 2007, na França, inicialmente como um serviço para terceiros de adaptação de jogos antigos para um emulador próprio, principalmente para iPhone e navegadores web. Em 2010, eles se cansaram de licenciar jogos antigos, adaptar, converter, empacotar, colocar um instalador e passar para outra empresa vender e decidiram vender eles mesmos direto para os consumidores. Em 6 de Maio começaram seu próprio serviço de distribuição digital, com títulos para PC, iPhone/iPod Touch, navegadores.

Atualmente, o sistema possui exatos 100 jogos para PC a preços compatíveis com o mercado, incluindo alguns gratuitos. Você pode encontrar o Aliens vs Predator original de 1998 por US$4,99; toda a série Commandos saindo por sete dólares cada; Gothic II Gold por dez dólares; o exótico (e recente) FPS Iron Storm por dez dólares; a versão Black Edition de Painkiller por sete dólares etc.

The Last Express

DotEMu era o único lugar onde você poderia comprar o raro adventure The Last Express e por apenas US$5,99. Mas o GOG correu atrás do prejuízo e anunciou hoje o mesmo jogo, pelo mesmo valor e com direito a extras (vídeo de making of, avatares e manual em PDF). A concorrência é dura.

A concorrência é tão acirrada entre os dois que é impossível não perceber uma clara influência do layout do site do GOG no visual do site do DotEmu.

O DotEmu trabalha com o mesmo público, oferece o mesmo tipo de jogo e promete as mesmas vantagens: baixe quantas vezes quiser, títulos livres de DRM, jogos adaptados para sistemas modernos e preços similares. Eles alegam que, em alguns títulos, você pode levar material extra, incluindo entrevistas, bônus e outros brindes, mas não especificam quais jogos contém estes mimos. Supostamente, eles também afirmam que, em alguns casos, eles melhoraram os gráficos (!) e os controles (!!) para que "você possa desfrutar a experiência completa de suas atmosferas e isto sem custo adicional!".

Para experimentar o serviço, eu me cadastrei e comprei o jogo Moto Racer 2. Concluída a compra, o link para download ficou disponível na minha área de usuário. Ao contrário do Steam e similarmente ao GOG, o download não exige um cliente próprio e qualquer navegador dá conta do recado. Ao contrário do Steam e do GOG, porém, a velocidade de download não foi das melhores. Enquanto eu alcanço fácil mais de 500KB/segundo nos outros serviços, aqui a velocidade ficou limitada a 200KB/s, o que ainda é muito mais rápido do que qualquer RapidShare da vida...

Moto Racer 2 03

A instalação não me deu qualquer dor de cabeça. O instalador do jogo é um imenso executável de 500 e poucos megabytes, sem marcas do serviço ou opções complicadas. Nativamente, por ser um jogo de 1998, Moto Racer 2 não oferece suporte ao Windows XP. Existe uma atualização não-oficial que permitiria este recurso, mas não foi necessário aplicá-la. O DotEmu cumpriu o prometido e o jogo saiu rodando no meu sistema sem nenhum problema. ATUALIZAÇÃO: Há um bug não corrigido em Moto Racer 2 que fez o GOG suspender as vendas, mas o DotEmu nem tomou conhecimento; mais detalhes em "Gato Preto Digital". Sem DRM, basta eu queimar o executável em um disco e não preciso mais passar pelo inconveniente do download ou pelo risco do sistema sair do ar. A DotEmu confia que o usuário não vá abusar da liberdade oferecida.

A baixa velocidade não é o entrave que mais me incomodou. Jogos antigos costumam ser leves e o computador precisa ter algo para fazer durante a madrugada. O principal defeito do DotEmu ainda é o seu acervo reduzido. Enquanto o GOG possuir uma listagem maior (e de mais qualidade), vai ser difícil para o DotEmu se tornar uma opção válida.

Download no Supermercado?

Você sabia que pode comprar jogos por download no seu supermercado favorito? Mas não adianta ir até o balconista e pedir para baixar Dead Space. Sem muito alarde, alguns sites de comércio eletrônico brasileiros passaram a oferecer jogos para PC via download: Extra, Ponto Frio e Casas Bahia. Todos os três pertencem ao Grupo Pão de Açúcar e esta iniciativa é claramente uma ação centralizada: o acervo disponível é idêntico nos três sites, assim como os códigos de produto e preços. Os valores são compatíveis com o modelo do Steam, ainda que o acervo seja dominado por "Jogos de Passatempo" e "Jogos para Meninas", somando 285 títulos dos 580 disponíveis.

You Are Empty Para testar o sistema, eu comprei o estranho jogo russo You Are Empty, por vinte reais. Sem necessidade de cliente para download, eu recebi por email os dois links onde o jogo ficaria acessível e a informação de que "devido ao tamanho deste arquivo digital, recomendamos o uso de um gerenciador de downloads". Os arquivos estão armazenados nos servidores da Nexway, na França, especializada em distribuição digital para empresas. A velocidade de download foi idêntica ao do Steam, o que mostra que os executivos do Pão de Açúcar não estão economizando.

Até onde eu pude averiguar, os links estão permanentemente ativados, o que pode parecer um convite à maldita "malandragem brasileira". Ledo engano: junto com os links veio também o código de ativação do FPS. Teoricamente, um espertinho poderia distribuir ambos gratuitamente: arquivos de instalação e serial. Aí, entra o monstro do DRM. E ele atende pelo nome de FrontLine Protection GUI Application, um aplicativo que autentica o jogo comprado online e, sem o qual, You Are Empty não roda. Pelo o que eu fui informado, o título pode ser ativado dez vezes. Depois disso, ninguém sabe... O jogo fica permanentemente ativado na máquina, mesmo desinstalando e instalando novamente. Imagino que apenas uma formatação apague estes dados. Ainda que na prática dificilmente alguém irá formatar ou trocar de computador dez vezes seguidas e continuar interessado em You Are Empty, por princípio isto significa que você está alugando o jogo. Por um longo período, mas ele não é seu. ATUALIZAÇÃO: Para completar o dilema, o jogo tem sérios bugs.

Para o brasileiro comum, que não possui cartão de crédito internacional, este sistema funciona como uma excelente alternativa ao Steam. Nas Casas Bahia, por exemplo, você pode pagar com até dois cartões nacionais, pagar via boleto bancário ou parcelar no cartão da casa em diversas prestações. O sistema ainda precisa de um polimento, por que ele pergunta o "endereço de entrega" na hora da compra e no email de comprovação existe a clássica mensagem informando que o Prazo de Entrega é de "até 3 dias úteis após a aprovação do pagamento". Besteira total, dez minutos depois da minha compra eu já estava com o link de download.

Sabendo garimpar, existem algumas pechinchas interessantes: Zombie Driver está saindo por dez reais (enquanto o Steam cobra dez dólares, sem promoção); Crysis Warhead por vinte reais (trinta dólares no Steam!); Dead Space por vinte reais (trinta dólares agora no Steam). Inexplicavelmente, títulos como o último Medal of Honor, Battlefield Bad Company 2 e Mass Effect 2 estão "esgotados".

Complemento essencial desta postagem: "Gato Preto Digital", ou por que nem tudo são flores...

(avalanche de postagens: 14/14)

Ouvindo: Record of Lodoss War - Parn's Intention

5 comentários:

Marcos A. S. Almeida disse...

Em minha opinião,dos 14 posts da " avalanche", esse foi o melhor.Curiosidade, informação e utilidade pública.Agora , quisera eu ter uma velocidade "baixa" de 200KB/s...
Fugindo um pouco do assunto:Aquino, não dá pra botar um espaço com papéis de parede com resolução mais alta não?

Marcos A. S. Almeida disse...

Já ia esquecendo de falar sobre o jogo YOU ARE EMPTY:lembro que há algum tempo atrás vi ele numa revista, não sei se completo ou demo, mas estava destacado na capa.Fui até o meu "guru" de avaliações , o GAMESPOT (tá bom, tá bom, depois de um certo escândalo, não é 100% confiável...mas ainda o uso como um parâmetro), e qual foi minha surpresa com a nota para este game:1,5... Será que é tão ruim assim, Aquino?Aguardo review...

C. Aquino disse...

Marcos, dá uma olhada sobre o outro lado da moeda em http://blog.retinadesgastada.com.br/2011/01/gato-preto-digital.html. Sobre a versão em revista do You Are Empty, eu escrevi algo sobre ela em http://blog.retinadesgastada.com.br/2009/04/conexao-moscou.html. Tem quem adore o jogo e tem quem odeie profundamente... eu queria tirar minhas próprias conclusões, mas não é possível no momento.

C. Aquino disse...

Ah, sim. Sobre os papéis de parede em alta resolução, aguarde novidades para este ano de 2011. É tudo o que eu posso dizer por enquanto...

Hawk disse...

Também gostaria de papéis de parede com resoluções altas, a partir de 1680x1050.

Se já não tivesse comprado Crysis Warhead e Dead Space, compraria estes que você sugeriu. Os preço estão muito bons.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity