Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

5 de janeiro de 2011

Antes de Diablo – Prefácio

Ultima II Em uma das minhas postagens ano passado, eu teci elogios à revista EGW e fui surpreendido por um comentário do camarada Wasner (Planetóide X), que não compartilhava da mesma opinião. Segundo ele, a revista, entre outras falhas, teria falado em uma edição que "antes de Diablo, não existia RPG no PC". Eu fiquei com aquela frase estúpida na cabeça e não podia acreditar que algum jornalista em sã consciência pudesse ter escrito tal barbaridade. O tempo foi passando e eu fui descobrindo por mim mesmo alguns deslizes da revista, que não vem ao caso mencionar agora e que tornavam muito plausível aquela história.

Eu admito que existe uma grave lacuna em minha experiência como jogador. Entre a última partida de River Raid disputada nos anos 80 e a primeira vez em que abri Hexen II em meu próprio computador em 1998, dezenas e dezenas de jogos importantes foram lançados sem que eu estivesse presente. Eu não tive nenhum console depois do meu saudoso Dynavision. Eu não conheci Super Mario, não joguei Sonic, não joguei Mortal Kombat. Mas, assim como sempre fiz em relação aos filmes, livros, quadrinhos e músicas que não testemunhei, eu corri atrás do prejuízo. Por meus computadores passaram títulos bem anteriores a 1998, tantos quanto era humanamente possível. E eu li, pesquisei, imaginei como teria sido fantástico tudo aquilo que não poderia recuperar.

E, posso garantir, o RPG no PC definitivamente não começou com Diablo.

Então, para todos aqueles que viveram este início esta série irá funcionar como uma jornada nostálgica e eu espero que boas lembranças voltem à tona. E peço desculpas antecipadas por qualquer erro que eu possa cometer ao fornecer dados derivados de leituras e não necessariamente da vivência. Essa série de postagens será dividida em cinco partes, além deste prefácio: A Semente de Rogue, Os Mundos de Ultima, O Poder e a Magia de Might and Magic, Wizardry 101 e Dungeons and Dragons and SSI.

Para todos aqueles que não viveram esta era, espero ajudar a desfazer alguns preconceitos e ampliar os horizontes... rumo ao passado.

Ouvindo: New Order - Doubts Even Here

6 comentários:

DIEGO A.L CAETANO disse...

É isso aí,quanto mais conhecimento melhor!Vou correr atrás do prejuíso lendo essa série,afinal,também fiquei longos anos afastado dos games.Aqui no brasil este tipo de coisa acontece com muitos jogadores.

EmoViolence disse...

Excelente! Aguardando os próximos posts pra relembrar alguns ou conhecer os que não joguei.

José Guilherme Wasner Machado disse...

O ano de 2011 começa promissor!! :)

Carlos disse...

"antes de Diablo, não existia RPG no PC" <- isso foi um chute de coturno mas bolas dos leitores!!!

José Guilherme Wasner Machado disse...

Uma hora dessas, quando tiver um tempinho, vou ver se localizo essa edição e escaneio para disponibilizar para quem não teve acesso à revista. Aliás, não só essa. Foram várias e várias sandices sobre o assunto. De PC, para além dos últimos 10 anos, a tal revista, infelizmente, não sabe "oncotô, oncovô". O problema não é ignorar - ainda que estejamos falando de um veículo teoricamente "especializado" em games. O problema é não conhecer e daí pressupor que, por não conhecer, então "não existe". É um salto "lógico" de extrema arrogância e prepotência.

Uma simples pesquisa no Google evitaria esse vexame. Por sinal, o Gamasutra trouxe, há um bom tempo, uma série em três capítulos dando um panorama geral sobre os RPGs para computadores. Apesar de superficial, devido à escopo gigantesco do assunto, evitaria qualquer dúvida sobre a absurda riqueza e pioneirismo dos CRPGs, que não só antecederam os JRPGs, mas serviram de base para eles há muito tempo atrás. Leia-se: Ultima e Wizardry.

Abraços!

Marcel C. Da Silva disse...

No aguardo!Finalmente teremos bons CRPG's esse ano.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity