Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

14 de dezembro de 2010

Velozes e Furiosos

Semana passada foi notícia em toda parte que um jogador tinha conseguido fechar Portal em menos de 10 minutos. Se você ainda não assistiu à façanha de DemonStrate, esta pode ser sua última chance, por que a notícia já está esfriando:

Esta proeza de velocidade tem um nome. Chama-se Speed Run e provavelmente já existe desde os primeiros jogos eletrônicos com um fim plausível. Para alguns jogadores, não basta completar o jogo: é necessário completar no menor tempo possível. Não é tarefa para os fracos de coração e exige, além de habilidade, uma alta dose de malícia e paciência, muita paciência. DemonStrate, por exemplo, demorou dois anos para filmar o vídeo acima, terminando o primeiro segmento da gravação em setembro de 2008 e o segundo segmento em Julho de 2010.

Como todo hobby, o Speed Run tem suas regras. Na maior parte das comunidades é permitido o uso de falhas da programação, pegando "atalhos" jamais imaginados pelos criadores do jogo. Em alguns casos é permitido salvar o progresso e gravar em pedaços, juntando o resultado final depois (multiple segments). Em outros casos, o jogador deve ir do começo ao fim da sua corrida de um único fôlego (single segment). O uso de cheats é terminantemente proibido na maioria dos grupos que se leva a sério.

E assim como todo hobby, existe uma legião de aficionados. O Archive.org tem uma seção inteira dedicada aos Speed Runs, com mais de 1500 vídeos, todos disponíveis para download gratuito. Muitos deles irão deixá-lo de queixo caído, com certeza.

Eu tenho uma política de assistir apenas aqueles de jogos que eu já finalizei. O feito de DemonStrate, por exemplo, eu não vi. Tenho medo de descobrir algum spoiler perdido no meio da correria. Mas já vi muita coisa boa e inacreditável. Deixo abaixo uma pequena amostra das proezas desses loucos velocistas:

Fallout em 9 minutos

Morrowind em 7 minutos

Tente também: Half-Life em 45 minutos (que eu garanto que vai surpreender) e Deus Ex (no modo Realistic) em 1h e meia (que eu ainda não tive tempo para ver).

Ouvindo: Luther Allison - You're Gonna Need Me

7 comentários:

Marcos A. S. Almeida disse...

Caraca Aquino, é muita coincidência!No post sobre os jogos que você não terminou, foi comentado sobre Unreal.Foi aí que eu lembrei sobre uma fase de Unreal que eu vi em SPEED RUN e ia comentar justamente sobre isso com você mas imaginei:speed run é um assunto ridículo de ser abordado, e não é que você posta justamente sobre isso!
Bom, continuo achando ridículo,mas diante das técnicas expostas por você aqui, admito que posso rever esse conceito, pois achava que tudo era produto de cheatcode e nada mais.Mas convenhamos, que a diversão como nós conhecemos é perdida, com certeza é!

LocoRoco disse...

Cara, Fallout 3 é praticamente Fallout 1 só que em 3D. Agora o jogo caiu no meu conceito totalmente e não merecia toda essa nota que ganhou. Fui enganado.

C. Aquino disse...

Marcos, os caras que fazem speed run conhecem o jogo a fundo e fazem um longo planejamento. Imagino que na primeira vez eles jogam apreciando o título, se divertindo e tal. Na milésima vez, é adrenalina pura e precisão matemática...

LocoRoco, seu comentário é engraçado. Se você acha que Fallout 3 cai no conceito porque copia o estilo do primeiro, para mim ele acaba de subir no conceito já que eu tinha medo de que ele tivesse se desviado de suas origens! Recomendo enfaticamente Fallout e Fallout 2 para quem gostou do terceiro (e não tem problemas com combate em turno). No GOG você encontra baratinho.

Fagner P. disse...

Não sei por que, mas eu não gostei desse do Portal, acho que fazer isso com um jogo desses não é muito divertido.
O melhor que eu ja vi foi o do Super Mario World, em 9 minutos, ja até tentei fazer igual... haha

LocoRoco disse...

Não que eu ache o estilo do Fallout ruim, mas boa parte que eu gostei e achei interessante no Fallout 3 parece que veio do primeiro jogo ou segundo. Minha raiva é por que ,quando joguei o FO3, eu encarei tudo aquilo como algo original e novo, que até onde reparei não é bem assim. Contudo, isso não quer disser que o jogo é ruim.

Marcel C. Da Silva disse...

Sabe, falando de Fallout 3 eu discordo, os dois primeiros FAlout's mostravam um lado cômico d eum mundo pós-apocalíptico, tanto pelas maneiras de como os NPC's tratavam vc e pelo "ass cripled" rs. O FO 3 mostra um mundo pós apocalíptico mais trágico, mais "real", eu particularmente gostei muito, pois apesar de diferir dos dois jogos anteriores ainda mantém traços, continua sendo um Fallout.E nele não tem Geckos, então não é cópia total.

C. Aquino disse...

Finalmente, eu vi o Portal feito em 15 minutos. Na verdade, eu desisti antes do meio, por que é a maior covardia com um jogo já filmada. Eu achei que o cara fosse usar a inteligência e a precisão para vencer. Bem, ele usou. Mas usou também todos os bugs possíveis e impossíveis que a Valve deixou para trás. Chega a ser chato de ver...

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity